Discutir a contribuição do sistema visual para o controle da locomoção em diferentes populações, em modelos animais, em humanos e no esporte.

Apresentar e discutir a área de Educação Física e Esporte como campo de investigação científica. Explorar caminhos e meios de intervenção científica nesse campo de conhecimento.
Propiciar aos alunos o aprimoramento didático para o planejamento e exercício da docência no ensino superior, particularmente, na Educação Física e Esporte e áreas afins. Estimular o desenvolvimento de postura reflexiva, crítica, científica, criativa e inovadora sobre o papel do professor no processo ensino-aprendizagem no Ensino Superior. Contextualizar a atuação do docente nos pilares universitários: ensino – pesquisa – extensão.
Apresentar conceitos e conteúdos da estatística descritiva e inferencial. Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de organizar e descrever os dados experimentais, analisar, comparar e elaborar conclusões sobre os referidos dados. Aplicar os testes estatísticos apropriados às situações da Educação Física e do Esporte e interpretá-los de maneira correta.