Pedag do Mov do Corpo Humano
1. Contextualizar a Educação Física no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano no âmbito da Educação Básica, destacando importância e finalidades nesta etapa de ensino; 2. Construir fundamentação política e pedagógica consistente para atuação em Educação Física no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano; 3. Analisar características e especificidades da Educação Física no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano considerando teorias do desenvolvimento humano e diferentes concepções de corpo e movimento; 4. Analisar e situar o componente curricular Educação Física no Ensino Fundamental no âmbito das “Políticas Públicas de Educação”; 5. Conhecer e analisar programas de Educação Física vigentes para o ensino fundamental de 6º ao 9º ano; 6. Proporcionar o contato dos licenciandos com escolas públicas e privadas de Ensino Fundamental para aproximação com a realidade e análise da cultura escolar, propostas e concepções da educação física vigentes, assim como com perspectivas e vivências dos alunos; 7. Oferecer oportunidades de experiência com situações de aulas em instituições de Ensino Fundamental do 6º ao 9º, envolvendo discussões de planejamento, observações e participações no processo de docência;
 8. Conhecer as fontes de informação sobre Educação Física Escolar e desenvolver estratégias de atualização e avaliação profissional contínua.
Esta disciplina objetiva proporcionar ao corpo discente conhecimentos relativos à Antropologia e sua aplicabilidade no campo da Educação Física e do Esporte. Para tanto, passeia por conceitos chaves da antropologia, como o Outro, a Alteridade, a Diversidade Cultural, o Relativismo Cultural, o Etnocentrismo, entre outros. Do mesmo modo, visita as práticas antropológicas contemporâneas, urbanas e rurais, especialmente as que atuem com temas da atividade física, lazer, esporte e práticas do corpo. Também são trabalhados, pelo viés antro-filosófico temas como ética, estética e educação. A metodologia inclui aulas expositivas, saídas de campo, visita a museu, leitura e discussão de textos, apresentação de visitantes. As avaliações são compostas por apresentações em sala, participação nas aulas, autoavaliação e elaboração de texto.    


Capacitar o aluno a compreender e analisar a história da atividade física em diversas épocas através do estudo de suas manifestações em diversas culturas e seu desenvolvimento na sociedade. Compreender o fenômeno esporte, a definição dos campos de atuação profissional da Educação Física, tanto na Licenciatura, quanto no Bacharelado e do Bacharel em Esporte através dos tempos.
Esta disciplina objetiva oferecer aos alunos da pós graduação

 (i) uma visão sobre a inserção das ciências humanas nas pesquisas das áreas de Educação Fìsica, Esporte e Lazer; 

(ii) uma visão sobre contexto atual das pesquisas em Educação Física, Esporte e Lazer com referencial na filosofia e na antropologia; 

(iii) análise das publicações que envolvam as áreas supracitadas e seus diversos tipos de contextos e leituras nas áreas de Educação Física, Esporte e Lazer.