Museu de Arqueologia e Etnologia
1) Desenvolver uma reflexão sobre os significados dos objetos na vida dos povos indígenas;

2) Demonstrar que esses significados perpassam o ciclo de vida dos objetos (produção, uso, armazenagem e descarte);
3) Explicitar a agentividade dos objetos e dos processos técnicos na construção da identidade e alteridade dos povos indígenas.

Através de abordagens comparativas de fontes escritas e vestígios arqueológicos, o curso visa instrumentalizar os alunos para o estudo da História de Roma por meio de recortes de cunho social, econômico, político, religioso, tecnológico e artístico, dos períodos arcaico, republicano e imperial.
Proporcionar ao aluno um entendimento mais amplo do Mundo Antigo Clássico, composto por vastas redes de contatos e trocas, as quais envolveram, em determinados momentos, sociedades politica e economicamente dominantes, como a grega e a romana, mas também alcançaram outros povos que habitavam a bacia mediterrânica: fenícios, cartagineses, berberes, íberos, celtas, entre outros. Por meio de um estudo mais aprofundado acerca da sociedade norte-africana na Antiguidade, o curso pretende trabalhar a questão dos contatos socio-econômicos no Mediterrâneo.