Geofísica
Auxiliar os alunos a utilizarem os conceitos e ferramentas ensinados durante o semestre em outros contextos científicos e técnicos. Trabalhar de forma integrada os conteúdos ministrados nas disciplinas do semestre corrente, para exemplificar aplicações e solucionar problemas propostos em Geofísica. Integrar conteúdos através principalmente de exercícios computacionais e experimentos práticos. Aprender técnicas e ferramentas computacionais para a visualização de diferentes tipos de dados científicos.
Apresentar as características físicas e a história evolutiva do planeta Terra.
Dar uma visão da Geofísica Aplicada como ferramenta em prospecção mineral, petróleo, água subterrânea, meio ambiente e ocupação do subsolo, para alunos com conhecimentos elementares de física e geologia.  Usa uma abordagem teórica conceitual para Introduzir os principais métodos Geofísicos, exemplificando com práticas de campo para aquisição dados e interpretação preliminar dos dados adquiridos.
Fornecer aos alunos de graduação em Ciências Exatas e da Terra os fundamentos teóricos dos modelos quantitativos de origem e evolução de bacias sedimentares e sua importância em análise de bacias.
Fornecer um detalhamento do método de reflexão sísmica, abordando aspectos teóricos e práticos, quanto à aquisição, processamento e interpretação.
Introdução às transformações funcionais e à solução de equações diferenciais com ênfase em aplicações às Ciências da Terra e em especial à Geofísica.
Auxiliar os alunos a utilizarem os conceitos e ferramentas ensinados durante semestre em outros contextos científicos e técnicos. Trabalhar de forma integrada os conteúdos ministrados nas disciplinas do semestre corrente, para exemplificar aplicações e solucionar problemas propostos em Geofísica. Integrar conteúdos através principalmente de exercícios computacionais e experimentos práticos. Introduzir, no início do semestre, período em que os alunos ainda não viram conceitos a serem integrados, aspectos computacionais com o objetivo de desenvolver a capacidade do aluno em utilizar o computador de forma habitual e descomplicada, e assim facilitar a aplicação dos conhecimentos adquiridos em outras disciplinas sem se preocupar com os obstáculos computacionais.