Med Vet Preventiva e Saúde Animal
Estudo multidisciplinar das distribuições e determinantes da saúde e do desempenho nas populações, com base científica para prevenir, controlar e erradicar doenças e incrementar o bem-estar e a produtividade nas populações, considerando as características do hospedeiro, dos agentes de doenças e do meio ambiente.
Espera-se que os alunos sejam capazes de: 


- Desenvolver capacidade crítica quanto ao impacto da atividade pecuária e propor soluções para o desenvolvimento de uma atividade pecuária sustentável; 

- Estruturar e avaliar programas de Saúde Animal e Saúde Pública, reconhecendo suas nuances sócio-econômico-culturais. 

 - Entender o papel das esferas públicas na condução de ações em Saúde Animal e Pública. 

 - Contextualizar a Educação em Saúde no conjunto de iniciativas que visem a promoção de Saúde Animal e Pública. 

Dar subsídios para a inserção do Médico Veterinário no contexto da segurança alimentar Conhecer e discutir a relação entre a tríade alimento-agente-homem que fundamenta o controle das doenças transmitidas por alimentos de origem animal Discutir as aplicações e limitações das análises laboratoriais de rotina dos alimentos de origem animal.
a) Capacitar os alunos a construir a cadeia epidemiológica das principais doenças infecciosas dos animais domésticos. 


b) Capacitar a adotar medidas de prevenção adequada a cada elo da cadeia epidemiológica.


c)Ser capaz de descrever a etiologia, patogenia, sintomatologia, diagnóstico e tratamento das doenças infecciosas dos animais domésticos, causadas por bactérias, fungos e vírus.

Em relação às zoonoses ministradas, o aluno deverá ser capaz de: Construir as cadeias epidemiológicas Discriminar os mecanismos de transmissão nas populações animais e destas para a humana. Propor medidas de prevenção e controle Avaliar o andamento das intervenções
Espera-se que os alunos sejam capazes de: - formular problemas que envolvam análise estatística em Medicina Veterinária, em termos de hipóteses estatísticas a serem testadas; - identificar as variáveis de origem biológica envolvidas, se quantitativas ou qualitativas; - analisar saídas de programas de análise estatística, para responder à pergunta inicial formulada no teste de hipóteses; - avaliar qual o teste estatístico mais adequado para a análise dos dados de um determinado problema.
Apresentar os principais tipos de abordagem da investigação da ocorrência de doenças em populações e desenvolver no estudante a capacidade de observação, de análise, de síntese e de raciocínio inferencial.
Desenvolver capacidade de análise crítica sobre as medidas aplicáveis ao controle e/ou erradicação de espécies invasoras, em especial vertebrados terrestres.