Filosofia da Educ e Ciências da Educ
- compreensão da historicidade dos processos educativos e das práticas escolares;
- ampliação do repertório dos futuros professores quanto à diversidade de instituições escolares no passado;
- Conhecimento das diferentes instituições educativas;
- Reconhecimento da história da profissão docente;
- Identificação da História da Educação como campo de pesquisa;
- Docente: Bruno Bontempi Junior
- compreensão da historicidade dos processos educativos e das práticas escolares no Brasil;
- ampliação do repertório dos futuros professores quanto à diversidade de instituições escolares no passado;
- Conhecimento das diferentes instituições educativas;
- Reconhecimento das especificidades da história da profissão docente no Brasil;
- Identificação da História da Educação como campo de pesquisa;
- Docente: Ana Luiza Jesus da Costa
- compreensão da historicidade dos processos educativos e das práticas escolares no Brasil;
- ampliação do repertório dos futuros professores quanto à diversidade de instituições escolares no passado;
- Conhecimento das diferentes instituições educativas;
- Reconhecimento das especificidades da história da profissão docente no Brasil;
- Identificação da História da Educação como campo de pesquisa;
- Docente: Bruno Bontempi Junior
a) abordar a formação, o momento histórico e as principais questões ideológicas e políticas relativas às sucessivas gerações de homens de letras e política no Brasil; b) apresentar e analisar articuladamente suas críticas e propostas para a reforma social e da educação no país; c) identificar as principais dissensões entre grupos intelectuais, representantes de tendências teóricas e político-ideológicas marcantes da cultura brasileira d) proceder à revisão crítica da historiografia pertinente.
- Docente: Bruno Bontempi Junior
O curso tem por objetivo abordar a história da educação brasileira, com foco no processo de escolarização, como forma de introduzir os alunos aos estudos da Educação.
- Docente: Diana Gonçalves Vidal
O curso visa propiciar conhecimento e incentivar discussões sobre o tema da memória em uma perspectiva social, na interface com problemáticas presentes em estudos clássicos e contemporâneos: o âmbito pessoal e social da vida humana; cultura, história e temporalidade; o esquecimento como contraparte da memória; os processos de imaginação ligados aos de recordação; a relação inescapável no funcionamento psicológico humano entre memória, linguagem e significação; a constituição recíproca de discursos, narrativas, subjetividade e experiência e a participação da memória ou práticas de recordação nesses processos.
- Docente: Elizabeth dos Santos Braga
- Possibilitar ao aluno o contato com diferentes perspectivas teóricas sobre o desenvolvimento humano e suas contribuições para a educação;
- Discutir temas centrais no debate educacional a partir de estudos e pesquisas contemporâneas no campo da psicologia da educação.
- Docente: Elizabeth dos Santos Braga
- Possibilitar ao aluno o contato com diferentes perspectivas teóricas sobre o desenvolvimento humano e suas contribuições para a educação;
- Discutir temas centrais no debate educacional a partir de estudos e pesquisas contemporâneas no campo da psicologia da educação.
- Docente: Elizabeth dos Santos Braga
- Oferecer aos alunos uma visão geral a respeito dos pressupostos teóricos da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano;
- Discutir relações entre pensamento e linguagem, aprendizado e desenvolvimento;
- Possibilitar o questionamento sobre temas relevantes para a prática educativa na sociedade contemporânea;
- Contribuir para o conhecimento de aspectos das práticas e relações do cotidiano escolar, refletindo sobre as marcas dessa instituição nos sujeitos, por meio da análise de narrativas.
- Docente: Elizabeth dos Santos Braga