Engenharia Química
Apresentar aos alunos as bases teóricas e experimentais dos métodos instrumentais (quantitativos e qualitativos) de uso mais frequente na área química, incluindo o preparo de amostras e a criteriosa avaliação dos resultados analíticos. Ao final da disciplina, o aluno deve ser capaz de escolher e aplicar a metodologia mais adequada à solução dos problemas analíticos em geral, assim como interpretar resultados de análises químicas.
- Docente: Maria da Rosa Capri
Apresentar aos alunos as bases teóricas e experimentais dos métodos instrumentais (quantitativos e qualitativos) de uso mais frequente na área química, incluindo o preparo de amostras e a criteriosa avaliação dos resultados analíticos. Ao final da disciplina, o aluno deve ser capaz de escolher e aplicar a metodologia mais adequada à solução dos problemas analíticos em geral, assim como interpretar resultados de análises químicas.
- Docente: Maria da Rosa Capri
Apresentar ao aluno o conceito de uma organização e os fundamentos de sua administração;
Caracterizar as diversas áreas funcionais existentes nas organizações;
Fornecer uma visão integrada do processo gerencial e das principais decisões envolvidas no mesmo;
Discutir os papéis básicos do gestor empresarial;
Despertar o interesse dos alunos para questões de gestão.
- Docente: Humberto Felipe da Silva
Apresentar ao aluno o conceito de uma organização e os fundamentos de sua administração;
Caracterizar as diversas áreas funcionais existentes nas organizações;
Fornecer uma visão integrada do processo gerencial e das principais decisões envolvidas no mesmo;
Discutir os papéis básicos do gestor empresarial;
Despertar o interesse dos alunos para questões de gestão.
- Docente: Humberto Felipe da Silva
Apresentar ao aluno o conceito de uma organização e os fundamentos de sua administração;
Caracterizar as diversas áreas funcionais existentes nas organizações;
Fornecer uma visão integrada do processo gerencial e das principais decisões envolvidas no mesmo;
Discutir os papéis básicos do gestor empresarial;
Despertar o interesse dos alunos para questões de gestão.
- Docente: Humberto Felipe da Silva
Apresentar ao aluno o conceito de uma organização e os fundamentos de sua administração;
Caracterizar as diversas áreas funcionais existentes nas organizações;
Fornecer uma visão integrada do processo gerencial e das principais decisões envolvidas no mesmo;
Discutir os papéis básicos do gestor empresarial;
Despertar o interesse dos alunos para questões de gestão.
- Docente: Guilherme Giammarco Polli
- Docente: Humberto Felipe da Silva
- Docente: Nícolas Toledo
- Docente: Pedro Veloso
Gerais: - Mostrar a Química Analítica por via úmida como uma ciência que se propõe a determinar a composição qualitativa e quantitativa da matéria por meio de reações químicas específicas e observação crítica dos resultados, requerendo para isso observadores competentes tecnicamente, criativos e sensatos.
Específicos: - Ao concluir o curso os alunos devem: interpretar adequadamente as técnicas e princípios inseridos nos textos de Química Analítica; saber manusear com precisão e eficiência a instrumentação analítica, produtos tóxicos, inflamáveis e cáusticos; compreender os diversos tipos de cálculos estequiométricos; preparar, aferir, conservar e usar adequadamente soluções padrões, bem como, o descarte adequadamente em função da toxicidade dos reagentes/produtos.
- Docente: Angelo Capri Neto
Gerais: - Mostrar a Química Analítica por via úmida como uma ciência que se propõe a determinar a composição qualitativa e quantitativa da matéria por meio de reações químicas específicas e observação crítica dos resultados, requerendo para isso observadores competentes tecnicamente, criativos e sensatos.
Específicos: - Ao concluir o curso os alunos devem: interpretar adequadamente as técnicas e princípios inseridos nos textos de Química Analítica; saber manusear com precisão e eficiência a instrumentação analítica, produtos tóxicos, inflamáveis e cáusticos; compreender os diversos tipos de cálculos estequiométricos; preparar, aferir, conservar e usar adequadamente soluções padrões, bem como, o descarte adequadamente em função da toxicidade dos reagentes/produtos.
- Docente: Angelo Capri Neto