domingo, 16 jun. 2024, 20:18
Site: Moodle USP: e-Disciplinas
Curso: PST5945 - A pesquisa em Memória Social: Fundamentos, Implicações e Método. (2022) (PST5945-2022)
Glossário: Referências sobre memória e metodologia de entrevistas

“Ser afetado”, de Jeanne Favret-Saada

Ser Afetado é um texto que recupera uma postura ética e um compromisso no campo e nas aproximações com os sujeitos envolvidos na pesquisa. O texto faz uma crítica a postura tradicional de pesquisadores que operam a "observação participante" e ora se comportam de forma que interrogam e observam os sujeitos e ora optam por participar o mínimo possível para observar ao máximo. Em ambos os comportamentos, a postura distanciada e a pretensão de verdade inequívoca que do conhecimento que pesquisador produziria com sua pesquisa opera uma cisão entre pesquisador e sujeitos participantes do estudo, atribuindo valorações diferentes as falas, memórias e enunciações do pesquisador e dos outros sujeitos envolvidos. A proposição da Jeanne é de retomar uma "velha sensibilidade", advogando que observar os fenômenos e participar dos fenômenos deixando-se ser afetado são circunstâncias muito distintas. Diz-nos que "quando se está em um tal lugar, é-se bombardeado por intensidades específicas (chamemo-las de afetos), que geralmente não são significáveis. Esse lugar e as intensidades que lhe são ligadas têm então que ser experimentados: é a única maneira de aproximá-los." Acho o texto fundamental pela crítica profunda a postura do pesquisador no campo de estudo e trabalho.