Thursday, 11 July 2024, 3:01 AM
Site: Moodle USP: e-Disciplinas
Course: RMS5759 versão 2014 (RMS5759_2014)
Glossary: Glossário em EAD
Angela Achcar
Angela Achcar

MOODLE

by Angela Achcar - Wednesday, 23 April 2014, 2:51 PM
 

MOODLE é o acrónimo de "Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment", um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual (ver ambiente virtual de aprendizagem). A expressão designa ainda o Learning Management System (Sistema de gestão da aprendizagem) em trabalho colaborativo baseado nesse programa, acessível através daInternet ou de rede local. Em linguagem coloquial, em língua inglesa o verbo "to moodle" descreve o processo de navegar despretensiosamente por algo, enquanto fazem-se outras coisas ao mesmo tempo.

Utilizado principalmente num contexto de e-learning ou b-learning, o programa permite a criação de cursos "on-line", páginas de disciplinas, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem, estando disponível em 75 línguas diferentes. Conta com 25.000 websites registados, em 175 países.

 
Daniele Wolf
Daniele Wolf

E-learning

by Daniele Wolf - Tuesday, 22 April 2014, 11:25 PM
 

E-learning é uma modalidade de ensino a distância que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes tecnológicos de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculado através da internet.

Fonte: http://www.prof2000.pt/users/acr/materiais/ead/elearn2.htm (Acesso em 22/04/2014)

 
Débora Ribeiro Campos
DR

EAD

by Débora Ribeiro Campos - Tuesday, 22 April 2014, 8:21 PM
 

"EaD é a sigla para  Educação a Distância. É uma forma de ensino/aprendizagem mediados por tecnologias que permitem que o professor e o aluno estejam em ambientes físicos diferentes."

 
Fernanda Bergamini
Fernanda Bergamini

PBL

by Fernanda Bergamini - Tuesday, 22 April 2014, 8:32 AM
 

Problem Based Learning (Aprendizado Baseado em Problemas)

Faz uso de um contexto clínico para o aprendizado, promove o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo, e também estimula o estudo individual, de acordo com os interesses e o ritmo de cada estudante. O aprendizado passa a ser centrado no aluno, que sai do papel de receptor passivo, para o de agente e principal responsável pelo seu aprendizado. Os professores que atuam como tutores (ou facilitadores) nos grupos têm a oportunidade de conhecer bem os estudantes e de manter contato com eles durante todo o curso.

Fonte (consultada em 22/04/2014): http://www.unifesp.br/centros/cedess/pbl/ 

 
Laí­s Fumincelli
LF

Tutor

by Laí­s Fumincelli - Wednesday, 23 April 2014, 10:51 PM
 

O tutor originou-se no século XV na universidade, por meio de orientação religiosa aos estudantes, a fim de propagar a fé e a conduta moral. Já no século XX, o tutor apresenta-se como orientador e acompanhante dos trabalhos acadêmicos, de semelhante maneira está atualmente nos cursos de educação à distância (EaD). Tutor é conceituado como guia, protetor ou defensor. No aspecto institucional em EaD, este apresenta três dimensões de análise: tempo, oportunidade e risco. O tutor em EaD exerce funções essenciais, ou seja, a informativa, pelo esclarecimento das dúvidas surgidas pelos alunos; e a  orientadora, que auxilia as dificuldades e a promoção do estudo e a aprendizagem autônoma.  O tutor se comunica com os alunos através de encontros programados durante o curso a EaD.

(Machado LD , Machado EC. O PAPEL DA TUTORIA EM AMBIENTES DE EAD. Abril/2004. Tema: Formação de Profissionais para Educação a Distância. Categoria: Educação Universitária. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/022-tc-a2.htm. Acessado em 23/04/2014).

 
Martina Estevam Brom Vieira
Martina Estevam Brom Vieira

Webminar

by Martina Estevam Brom Vieira - Wednesday, 23 April 2014, 9:33 AM
 

Combinação das palavras Web da Internet e o “inar” vem de semimar em inglês, ou seminários. Webinar é Seminário on line; Seminário na rede/web;

 
Milena Takamiya Sugahara
Milena Takamiya Sugahara

AVA

by Milena Takamiya Sugahara - Saturday, 19 April 2014, 8:32 PM
 

Ambientes virtuais de aprendizagem

 
Nayara Ragi Baldoni
Nayara Ragi Baldoni

Construtivismo

by Nayara Ragi Baldoni - Tuesday, 22 April 2014, 5:15 PM
 

Inspirado nas ideias do suíço Jean Piaget (1896- 1980), o método procura instigar a curiosidade, já que o aluno é levado a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos e de sua interação com a realidade e com os colegas. O construtivismo propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estimulo a dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos.

Fonte: http://www.pedagogia.com.br/conteudos/construtivista.php. (Acesso em 22/04/2014)

 
Roberta Fernanda da Silva
Roberta  Fernanda da Silva

Feedback

by Roberta Fernanda da Silva - Wednesday, 23 April 2014, 9:47 AM
 

 Feedback é uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar resposta a uma determinado pedido ou acontecimento. No meu entender, é quando você propõe um assunto e, após analise, alguém lhe da um retorno sobre aquilo, que pode ser positivo ou negativo.

 
Simone Márcia da Silva
Simone Márcia da Silva

WebQuest

by Simone Márcia da Silva - Tuesday, 22 April 2014, 5:18 PM
 

O conceito foi criado em 1995 por Bernie Dodge, professor estadual da Califórnia (EUA) tendo como proposta metodológica o uso da Internet de forma criativa. A WebQuest é uma atividade investigativa onde as informações com as quais os alunos interagem provêm da internet.

Bernie Dodge define a WebQuest em:
Curta: Leva de uma a três aulas para ser explorada pelos alunos e seu objetivo é a integração do conhecimento.
Longa: Leva de uma semana a um mês para ser explorada pelos alunos em sala de aula e tem como objetivo a extensão e o refinamento de conhecimentos.

 

Fonte: http://webeduc.mec.gov.br/webquest/ (Acesso em: 22/04/2014)