INSTITITUTO DE FÍSICA DA USP
FGE0211 - Física III (turma Web)
1o semestre de 2013

 

Sistematização do 'chat' 17 de 29 de maio de 2013.
(08 S·F)

 

Nesta semana, houve o feriado de Corpus Christi, na quinta, e por isso houve somente o chat de quarta. Como esteve avisado na agenda, foi o único chat do módulo. Também foi um assunto importante: a indução eletromagnética.
Neste chat, houve 14 participantes, pois um aluno chegou às 12h55 e só falou para se despedir. Naturalmente não levou presença.

Da conversa desta semana, fiz os seguintes destaques:

  1. Felet ou Fmagn, na indução, é questão de ponto de vista?
    . "Felet ou Fmagn é qstão de pto de vista?"     (jlmd (psor))
    . "Sobre a primeira pergunta, acho que é, sim, uma questão de ponto de vista. Mais especificamente, uma questão de referencial."     (lucas (nino))
    . "Porque para cada referencial as forças e os campos existentes variam com as mesmas configurações (Q é igual pra todos), certo?"     (CAUÃ)
    . "jamis, uma qstão de pto de vista ñ é qstão de opinião. é a partir de algum referencial."     (jlmd (psor))

  2. A lei de Lenz
    . "Professor , tive algumas dúvidas conceituais ao tentar fazer o exercício da Lista 08, que é o msm do exemplo 2 . Minha dúvida é saber para qual sentido é a corrente da espira... ela será sempre contrária ao movimento dos elétrons ?"     (MARINA)
    . "marina. esse é o conteúdo da lei de Lenz..."     (jlmd (psor))
    . "... a corrente induzida surge sempre no sentido de minimizar a variação de B."     (jlmd (psor))
    . "marina, NÃO É contrária ao movimento dos e-. qdo o B estiver aumentando, ela vai no sentido de diminuir o B. Qdo B estiver diminuindo, I vai no sentido de aumentar B."     (jlmd (psor))

  3. "relutância" magnética ou inércia magnética
    . "professor, relutancia magnetica está relacionado com isso ?"     (andré (asa))
    . "asa, eu diria q vc stá com relutância de aprender a lei de Faraday."     (jlmd (psor))
    . "a lei de faraday é um tipo de inércia magnética. mais especificamente a lei de lenz é uma lei de inércia magnética. ela tenta fazer c/ q o B ñ se altere!"     (jlmd (psor))

  4. inércia magnética (?)... inércia não está relacionado com massa??
    . "psor, falar sobre inércia não requer falar sobre massa?"     (JAMISon)
    . "jamis, inércia é ñ-movimento. aí a resistência ao movimento mecânico é a massa. a resistência à variação temporal de B é a indutância."
        (jlmd (psor))

  5. por que B/∂t ≠ 0 significa E não conservativo?
    . "professor, outra coisa... se a derivada de B no tempo for diferente de 0 implica um campo não conservativo ??? como?"     (andré (asa))
    . "asa, com a indução de faraday há transferência de energia elétrica em magnética e vice-versa. essa é a razão da não-conservação."     (jlmd (psor))

Vejamos:

  1. O Lucas, logo no início da discussão, chamou a atenção para que o ponto de vista é a partir de certo referencial. Inclui tanto a posição de visada quanto a velocidade do observador, mas nunca, numa discussão física, é uma questão de opinião argumentativa.

  2. A Lei de Lenz nos diz que o sentido da força eletro-motriz induzida é aquele que provoca minimização da alteração inicial. Em outras palavras, a Lei de Lenz diz que o efeito provocado pela indução eletromagnética está no sentido de contrariar a variação inicial. Nada mais é do que outra forma de enunciar a conservação da energia, com a idéia de que o efeito contraria a causa.

  3. Inicialmente, fiquei desafiado a entender a razão do André utilizar a palavra relutância. Provalvelmente teria sido confusão com a indutância. Mas não! A grandeza existe e é definida como a razão entre a força magnética e fluxo do campo magnético.

    R = F/ΦB.

    Ainda não sei qual a relação entre a relutância e a indutância, pois ainda não aprendi que força magnética é essa.

  4. Um subproduto da discussão sobre a relutância foi a percepção do conceito de inércia eletromagnética.
    A inércia é a não modificação de seu estado. A inércia mecânica é a não modificação de seu estado de movimento e a inércia eletromagnética é a não modificação do campo magnético. O parâmetro de inércia mecânica é a massa e o eletromagnético é a indutância.

  5. O fato de haver B/∂t ≠ 0 implica o abandono da condição de que E seja conservativo. Assim é porque há transferência de energia magnética em elétrica ou vice-versa nestes processos indutivos.

 

 

JOSÉ LUCIANO MIRANDA DUARTE
02jun2013

 

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial deste site.