INSTITITUTO DE FÍSICA DA USP
FGE0211 - Física III (turma Web)
1o semestre de 2013

 

Sistematização dos 'chats' 03 e 04, de 20 e 21 de março de 2013.
(01S.F)

 

A terceira sistematização desse semestre estará em dia, se eu terminá-la hoje. (Mas não consegui! Terminei-a terça.) Mas a 00.02S.F ficou muito atrasada: foi postada na Quinta-feira Santa. Vocês terão até a próxima terça, 09 abr, para comentar ambas.
Estamos terminando este primeiro mês do curso em que vocês tiveram que dividir o professor com uma exposição de artes plásticas. Afortunadamente, a exposição terminou e foi um sucesso. Agora estarei, em tempo integral, dedicado à disciplina. O atraso que acumulou, está sendo superado. (Nós tivemos a sorte de contarmos com o feriado da Semana Santa.)
A última semana de conversa em chat teve dezenove participantes, doze na quarta e oito na quinta, com uma aluna vindo nos dois dias. Nessa semana, todos os presentes participaram, sinal que todos os alunos que vieram aos chats tiveram presença. Foi uma conversa interessante que focalizou essencialmente a Física entre as demais ciências. Naturalmente, ficou manifesto o extremo bairrismo, com grande ufanismo, dos projetos de físicos que se entendem com a possibilidade de compreender, com seus métodos, a respeito de tudo. Menos!, né?
Da conversa, fiz os seguintes destaques. São eles:

  1. Física e as ciências...
    . "Então professor, eu acho que como a física tentar explicar (ou compreender) o mundo e todas as outras ciencias estão contidas nesse mundo. "       (CAUÃ)
    . "mas, cauã, cada ciência tem um objeto, um objetivo e um método... "       (jlmd (psor))
    . "a física é + precisa pq focaliza realidades + simples (ou simplificadas)... "       (jlmd (psor))
    . "Sim, cada ciencia tem suas peculiaridades mas elas trabalham muitas vezes em cima do mundo fisico "       (CAUÃ)
    . "isso mesmo, sury, todas as ciências se preocupam em conhecer a realidade, cada uma com o seu recorte. "       (jlmd (psor))
    . "Sim Rayner, mas o que tentei dizer é que, por exemplo, mesmo tendo consciência de que a física que comanda nosso corpo e o universo, fica difícil para uma pessoa estudar as duas abordagens, então um estuda a física do corpo humano, outro estuda mecânica celeste (por exemplo), e assim surgem as divisões... "       (SURYendrani)
    . "Mas tudo é física, as coisas se interagem e esta interação gera fenômenos descritos pela física "       (GRAZIella)
    . "Pois é gente, voltando para o assunto da aula, se alguem tiver interesse tem um livro do Schrodinger, onde ele tem explicar fisicamente a biologia, é muito interessante... Chama-se "o que é Vida?" "       (diana (mon))
    . "diana, cuidado. eu ñ li o schrodinger "o q é vida", mas reduzir a biologia à física é uma tendência q mtos tiveram no começo do século XX mas se mostrou "uma furada" "       (jlmd (psor))

  2. Física e Matemática: duas ciências.
    . "Esta semana o professor de Mecânica fez uma analogia que achei pertinente ao assunto: "A Matemática é a língua e a Física, a literatura" "       (SURYendrani)
    . "eu digo que os matemáticos são os gramáticos e os físicos são poetas. "       (jlmd (psor))
    . "os matemáticos estão preocupados com as regras de articulação entre os entes matemáticos, nossa linguagem. e os físicos são poetas, usam os entes matemáticos revestindo as "palavras" c/ significados novos, criativos, conotativos... "       (jlmd (psor))
    . "Acho que esta "literatura", a Física, é que torna possível "escrever" a Química, a Biologia... "       (SURYendrani)
    . "mas sem a matemática, a física seria filosofia "       (JOYCE)
    . "Concordo que a física parecia muito com a filosofia sem os auxilios fornecidos pela matemática "       (ARTHur)
    . "a matematica é uma ferramenta para entender as ciencias, como a fisica! "       ((OGAIT))
    . "Mas não tem como separar a filosofia da física, acho que a matemática apenas descreve este pensamento "filosófico", para que possamos descrever e modelar a realidade "       (GRAZIella)
    . "vcs percebem q a matem é lingg p/ as demais ciencs? "       (jlmd (psor))
    . "errado, dorfo. a matem é cienc, mas tb é lingg p/ conseguirmos exprimir o conhecim/ físico da natureza. "       (jlmd (psor))
    . "reriano, todo o conhecimento humano é uma construção humana para instrumentalizar a apropriação e a manipulação da realidade em termos de compreensão e/ou utilidade. "       (jlmd (psor))
    . "a matem ñ é + completa q a físc nem a físc é + completa q a matem. são ciencs difers e trabalham em espaços distintos. "       (jlmd (psor))
    . "dorfo, a físc usa a matem como linggm e outras cienc usam outras linggns. nesse senso a matem ñ é fundamental p/ outrs ciencs... "       (jlmd (psor))
    . "psor, sobre a outra PT, podemos classificar a interação eletromagnética como mais "elementar" que a gravitacional, ou qualquer hierarquização nesse sentido é bobagem? "       ((DORFO))
    . "dorfo, qlqr hierarquização ñ tem sentido. são formas difers de os corpos interagirem e as partículas tê:m propriedds associadas onde cada tipo interage de certa forma. "       (jlmd (psor))

  3. Matemática, Física e Filosofia
    . "mas sem a matemática, a física seria filosofia "       (JOYCE).
    . "Podemos considerar a matemática uma ciência? "       ((ALOPES))

  4. dúvida cruel...
    . "Eu tenho uma duvida. Sem a matematica, como seria a fisica? "       (CAUÃ).
    . "eu num acho que poderia ter uma fisica como conhecemos hj se não tivessemos uma matematica pra trancreve-la"       (ALEXandre).
    . "mas os conceitos fisicos existiriam sem a matematica... só não seria expressa na forma matemática "       ((OGAIT)).
    . "renato, acho que ñ tem senso pensar q sem alguma disciplina do conhecimento, haveria ou ñ outra. o q sabemos é q precisamos dessas disciplinas e a matem é imptte pois organiza nosso modo de pensar e raciocinar, cria entidades boas p/ descrever e organizar as quantidades, cria conceitos importantes como vetores, tensores, etc... "       (jlmd (psor)).

  5. ciência e religião
    . "pq a ciencia não consegue descrever a religião? "       ((OGAIT)).
    . "tiago, escreverei sobre ciência e religião na sistematização. espero conseguir escrever a sistematização atrasada no fds e postár essa na terça, no máx. e ñ ficar atrasado como estou. "       (jlmd (psor)).
    . "E abordar ciência na religião também é complicado, pq depende de qual religião estamos falando, para começar! "       (SURYendrani).
    . "mas se for prestar atenção a base de todas são bem semelhantes "       ((OGAIT)).
    . "nao sei qual seria o motivo de distinção entre elas, todas elas tratam de "fé" acreditar em algo por um motivo não racional, por isso se chamaria "fé" e não conhecimento "       (RERIANo).
    . "Se vc ainda falar das 3 mais conhecidas, pode ser em partes, mas de todas, nunca "       (SURYendrani).
    . "sury, a preocup da ciência é conhecer a natureza. o objetivo da religião é o relacionamento c/ a divindade, o sobrenatural. são coisas bem diferentes "       (jlmd (psor)).

Vejamos:

  1. É fundamental ao ser humano encarar e saber tratar o conhecimento. Uma das formas de atingir o conhecimento, através de uma atividade racional, é a Ciência. Conhecer a realidade implica focalizar os diversos aspectos que ela apresenta: os aspectos materiais e energéticos, das substâncias e suas combinações, dos organismos vivos e seus desenvolvimentos ao longo da própria existência, da consciência e também de seu desenvolvimento, das organizações sociais, os aspectos históricos e os sociológicos, entre outros. Cada um destes aspectos é objeto de uma ciência, como as entendemos hoje. Cada uma tem um objeto, uma preocupação e um método, normalmente adequado ao objeto e objetivo (preocupação). Nenhuma contém completamente outra e não existe alguma que seja mais fundamental que qualquer outra. Simplesmente são distintas. Tampouco se pode dizer que as Ciências Naturais sejam "mais científicas" e as Ciências Humanas sejam "menos científicas" ou "filosóficas".

  2. A Matemática é a ciência da expressão científica. É a ciência que estuda os sistemas numéricos (de quantificação e operações entre quantidades), as formas geométricas, superfícies, volumes e hipervolumes, entidades, operadores e a lógica de raciocinar e obter resultados, a partir de proposições, no interior de constructo definido.
    A Física é uma ciência natural e experimental que lida com a matéria, energia e suas formas de interação.
    Como se ocupa da lógica de raciocinar e com a expressão de proposições, a Matemática tornou-se a linguagem científica por excelência.

    Um psicólogo russo, Vygotsky, disse que pensamento e linguagem caminham juntos. Para a comunicação do entendimento dos processos humanos utilizamos a linguagem comum (no nosso caso o português). Para a comunicação do entendimento dos processos físicos, a linguagem comum é muitas vezes imprecisa e as relações entre as grandezas físicas são melhor expressas pela Matemática. Isso não nos exime da necessidade de traduzirmos a nossa compreensão da natureza na linguagem comum para que as pessoas em geral possam partilhar desse conhecimento e também para que nós, que normalmente não falamos em 'matematiquês', possamos participar e avançar na construção deste saber.
    Como qualquer linguagem, a Matemática tem esta dupla função: proporciona a representação do entendimento de certa medição (certa grandeza em termos de valor e dimensão), mas também propicia uma forma de pensar e compreender numa estrutura lógica e sintática (numa teoria).

  3. A história do pensamento humano aponta um caminho de reflexão que foi se especializando. Antes conseguia-se pensar integradamente nas diversas áreas do conhecimento. Agora, cada área tornou-se tão vasta que foi necessária a especialização. Pelo que está exposto no item anterior, a matemática é a linguagem científica, por isso não há sentido em se perguntar como seria a Física sem a Matemática. É como se perguntar como seria o ser humano sem linguagem.

  4. Física sem matemática não é física. Será, no máximo, uma história de ficção a respeito dos fenômenos naturais. Não sei se pode-se aproximar de filosofia...

  5. Um pensador católico diz que o ser humano atinge o conhecimento através de quatro dimensões: duas racionais, a científica (a científica propriamente dita ou a baseada em concepções espontâneas) e a filosófica (ontológica ou ética), a sensível/emotiva (a arte,...) e a numinosa/sagrada (na relação com divindades). Mas também diz que essas dimensões sejam independentes umas das outras. Ocorre alguma síntese em cada pessoa, a integração é possível na reflexão individual.
    No entanto, ciência e religião são dimensões distintas e diferentes na compreensão, isto é, no espírito humano.

 

 

JOSÉ LUCIANO MIRANDA DUARTE
02abr2013

 

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