dProduto_custo_variavel_unitario dProduto_despesas_variaveis_unitario = 10% das venda unitaria dProduto_venda_unitario MC = venda = custo var - desp variavel Indice MC = MC sobre as vendas ================== O que eu posso fazer para tomar decisões em relação ao estoque? Qualquer conjunto de dados serve? A resposta depende do tipo de decisão que irá tomar com estes dados. Vamos sugerir aqui algumas aplicações do PBI na área de estoque. Em primeiro lugar, devo conhecer os produtos e este é o motivo pelo qual colocamos a imagem do produto. Em segundo lugar quero saber a margem de cada produto e geral. Para que saber a margem de contribuição de cada produto usamos a fórmula: MC = PV – (CV + DV) É o ganho bruto sobre as vendas. É o que sobra depois de pagar os custos de produção e despesas variáveis (como imposto). O que fazemos com o que sobra? Pagamos os custos fixo da empresa como a folha de pagamento, aluguel, manutenção, etc. e o que sobra fica para o dono. Estes custos fixos são da empresa como um todo e devem ser avaliados depois de calcular a margem de todos os produtos da empresa. Quanto maior, melhor é o negócio. Não adianta só vender muito. Podemos ficar no vermelho, mesmo vendendo muito! As vezes precisamos alterar o preço de venda para viabilizar o negócio. Para saber o percentual de margem desta contribuição, devemos dividir o valor da MC pelo preço de venda e depois multiplicar por 100. Dúvida muito comum. Por que não ratear os custos fixos em cada produto? Isto é um problema que pode impactar na competitividade uma vez que os custos fixos podem variar muito de empresa para empresa. Se o valor for jogado igualmente nos produtos, pode parecer mais justo, mas devido a competitividade do mercado poderemos inviabilizar algum deles em um mercado competitivo. O preço de venda de um produto é o preço de venda – custos e despesas variáveis. Depois retiramos uma parcela para pagar os custos e despesas fixas. O que sobra é o lucro do dono para cada produto. O que significa o percentual desta margem? Se uma empresa tem apenas 1 produto e recebeu em um mês o valor de 100 mil e tem uma margem de contribuição de 60%, o valor desta margem de contribuição unitária é de 60 mil. É, portanto, o valor que sobra para pagar os custos de produção. O que sobra é o lucro? Ainda não. Para ter um saldo positivo para sua empresa, deverá ter um custo fixo (folha de pagamento, aluguel, manutenção, etc.) menor que 60 mil. E se for maior que 60 mil, teremos que colocar dinheiro de nosso bolso. Depois de pagar tudo isto, sobra para o bolso do dono. Se calcularmos a margem total da empresa no período, podemos saber avaliar a situação da empresa e repensar cada produto, se houver necessidade. Portanto, precisamos inicialmente calcular o Margem de contribuição geral da empresa e por produto. Se tivermos apenas um produto, é o mesmo. Ao determinar o valor da margem de contribuição total da empresa, podemos saber se, em função do custo fixo da empresa, podemos dar continuidade da empresa. Em seguida, podemos avaliar a margem de cada produto e refletir a continuidade de alguns produtos com margem menores e com pouco volume de venda. A margem de contribuição unitária vai mostrar o quanto cada unidade vendida de cada produto vai contribuir para pagar os custos fixos. Depois, podemos segmentar por loja e avaliar a situação de cada loja. E para finalizar a aula, podemos fazer uma visualização para mostrar o top Five produtos em vendas (poderíamos também avaliar os produtos em relação a vendas e quantidade em um gráfico conjunto). ================================ Margem de contribuição é um indicador que sinaliza se a receita de uma empresa é suficiente para obter lucro após o pagamento de todas as despesas e custos fixos ========================================================= É bastante vista no Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE), pois é um indicador financeiro de extrema importância para analisar a viabilidade econômica do seu negócio. Lucro liquido - resultado que é SUM() vs SUMX() Now that I have covered the foundation knowledge, let me get back to the actual purpose and topic of this article. I will start with an overview of both of these functions. SUM() is an aggregator function. It adds up all the values in a single column you specify after applying all filters that will impact the formula. SUM() has no knowledge of the existence of rows (it can’t do row by row evaluation) – all it can do is add everything in the single column it is presented with after the filters have been applied. SUMX() is an iterator function. It works through a table, row by row to complete the evaluation after applying all filters. SUMX() has awareness of rows in a table, and hence can reference the intersection of each row with any columns in the table. SUMX() can operate over a single column but can also operate over multiple columns too – because it has the ability to work row by row. CALCULATE([, [, [, …]]]) The SUM() Function Syntax: = SUM() Example: Total Sales = SUM(Sales[ExtendedAmount]) The SUM() function operates over a single column of data to aggregate all the data in that single column with the current filters applied – filter first, evaluate second. The SUMX() Function Syntax: = SUMX(, ) Example: Total Sales SUMX = SUMX(Sales,Sales[Qty] * Sales[Price Per Unit])