{QTtext} {font:Tahoma} {plain} {size:20} {timeScale:30} {width:160} {height:32} {timestamps:absolute} {language:0} [00:00:07.15] Rafael Pinheiro Oshiro: autorizo [00:00:10.15] [00:00:11.09] Yrlla Mariana Vieira de França: Ok [00:00:14.09] [00:00:12.13] Gabriela Teixeira de Melo: Autorizo [00:00:15.13] [00:00:12.15] Beatriz Hernandes Bernardes: autorizo [00:00:15.15] [00:00:12.21] Thauany Gerez Cavalcante: ok [00:00:15.21] [00:00:13.08] Ricardo Angelo Monteiro Canale: Autorizo a gravação. [00:00:16.08] [00:00:13.20] Marcos Antonio de Paula Dutra: Autorizo [00:00:16.20] [00:00:14.01] Gabriel Hadad Lasco: autorizo [00:00:17.01] [00:00:14.14] Gabriel Goya Loterio: autorizo a gravação [00:00:17.14] [00:00:14.21] Wallace da Silva Ferreira: autorizo [00:00:17.21] [00:00:15.06] Barbara Amaral: autorizo [00:00:18.06] [00:00:15.19] Roberto Paulichi Junior: autorizo [00:00:18.19] [00:00:16.10] Amanda Piovezan: autorizo [00:00:19.10] [00:00:17.01] Vinicius Gomes Ribeiro: Autorizo [00:00:20.01] [00:00:17.02] Danielle Velloso Ferreira: ok [00:00:20.02] [00:00:22.06] Christian Kendi Kohatsu Tanigava: autorizo [00:00:25.06] [00:00:25.04] Rosana San Roman: Autorizo. [00:00:28.04] [00:00:30.02] Anderson Nunes da Silva: Autorizo [00:00:33.02] [00:00:53.03] Ana Paula Jahn: Que bom que estamos concordando. [00:00:56.03] [00:01:03.18] Ana Paula Jahn: Perfeito, Rodrigo. [00:01:06.18] [00:04:56.18] PRISCILA MACEDO ANDREANI: Sim, ideia interessante pensar nos estudantes da educação especial como falou também [00:04:59.18] [00:05:12.16] PRISCILA MACEDO ANDREANI: Não [00:05:15.16] [00:05:21.06] PRISCILA MACEDO ANDREANI: Sim por favor [00:05:24.06] [00:05:44.04] Rodrigo Pereira dos Anjos da Silva: Ana e todos, não conseguirei ficar mais, vou ter uma outra reunião agora. Desculpas. [00:05:47.04] [00:05:56.17] Ricardo Angelo Monteiro Canale: Está disponível, sim: https://www.youtube.com/watch?v=nVKyE2VDvB0 [00:05:59.17] [00:09:07.02] PRISCILA MACEDO ANDREANI: Podemos sim, com certeza [00:09:10.02] [00:10:52.23] Danielle Velloso Ferreira: ok [00:10:55.23] [00:10:58.04] Cleidson Matheus de Oliveira: Ok [00:11:01.04] [00:11:06.23] Yrlla Mariana Vieira de França: Ok [00:11:09.23] [00:11:30.06] Barbara Amaral: está claro profa [00:11:33.06] [00:11:31.08] Gabriel Hadad Lasco: Ok! [00:11:34.08] [00:11:46.23] Beatriz Hernandes Bernardes: tudo bem [00:11:49.23] [00:12:05.10] Christian Kendi Kohatsu Tanigava: Ok prof. E podemos conversar rápido depois da aula para falarmos sobre o grupo da Anna Cecília? [00:12:08.10] [00:15:13.10] PRISCILA MACEDO ANDREANI: Não [00:15:16.10] [00:15:46.14] Paulo Henrique Marçal: Boa tarde a todas e a todos! Desculpe o atraso, Professora. Eu autorizo a gravação da reunião. [00:15:49.14] [00:15:53.20] Beatriz Hernandes Bernardes: sim [00:15:56.20] [00:15:54.19] Yrlla Mariana Vieira de França: Sim [00:15:57.19] [00:20:42.21] Ana Paula Jahn: Ensino Exploratório. [00:20:45.21] [00:21:25.12] Ana Paula Jahn: Conceito particular tarefa e 5 práticas de orquestração. [00:21:28.12] [00:21:29.16] Rogerio Osvaldo Chaparin: PISA 2022, o foco é Matemática [00:21:32.16] [00:21:56.16] Rogerio Osvaldo Chaparin: https://pisa2022-maths.oecd.org/ [00:21:59.16] [00:22:19.13] Vinicius Gomes Ribeiro: O ensino exploratorio me lembrou a metodologia de resolução de problemas [00:22:22.13] [00:22:26.23] Rogerio Osvaldo Chaparin: link para ver como eles compreendem a Matemática e a resolução de problemas [00:22:29.23] [00:22:39.05] Ricardo Angelo Monteiro Canale: O vídeo da professora Clélia, mencionado pela professora Ana Paula, já se encontra disponível na nossa página do curso, no e-disciplinas: https://edisciplinas.usp.br/course/view.php?id=87403#section-14 Também enviei o vídeo para os grupos de WhatsApp e para o e-mail dos professores supervisores. [00:22:42.05] [00:23:24.17] Lucas de Souza Bezerra: Fechou [00:23:27.17] [00:23:41.08] Yrlla Mariana Vieira de França: Ok [00:23:44.08] [00:24:33.08] Amanda Piovezan: Pessoal, tenho uma aula que inicia 14h30, preciso sair agora. Tchau até mais. Muito interessante esses materiais professora Ana. [00:24:36.08] [00:25:03.08] Rogerio Osvaldo Chaparin: Revista Educação e Matemática tem duas revistas temáticas sobre resolução de problemas [00:25:06.08] [00:25:20.17] Rogerio Osvaldo Chaparin: Criatividade e Polya [00:25:23.17] [00:25:55.18] Rogerio Osvaldo Chaparin: Posso passar para vocês se acharem interessante. [00:25:58.18] [00:28:10.16] Rogerio Osvaldo Chaparin: Quebrar este paradigma é um grande desafio! [00:28:13.16] [00:30:12.17] Rogerio Osvaldo Chaparin: Muito bom ver as lives do canal Matemática Humanística. [00:30:15.17] [00:31:19.18] Rogerio Osvaldo Chaparin: Ole, Matemática Realística, Resolução de Problemas,... [00:31:22.18] [00:33:35.11] Rogerio Osvaldo Chaparin: Terezinha Nunes, Onuchic, Ole, Garnica, Antonio Miguel, Ubiratan entre outros. [00:33:38.11] [00:34:06.06] Rogerio Osvaldo Chaparin: Canal [00:34:09.06] [00:39:24.23] Paulo Henrique Marçal: Assisti algumas Lives do Canal Matemática Humanística, inclusive a Live com a participação do Ole Skovsmose, são Lives muito boas. [00:39:27.23] [00:39:54.16] Ricardo Angelo Monteiro Canale: Inclui na nossa página do curso, no e-disciplinas, e enviei a todo mundo pelos grupos de whatsapp e por e-mail aos professores supervisores o link com as informações do PISA 2022: https://pisa2022-maths.oecd.org/ [00:39:57.16] [00:39:56.23] Rogerio Osvaldo Chaparin: Ótimo, Paulo. [00:39:59.23] [00:43:03.05] Rogerio Osvaldo Chaparin: Em resolução de problemas, sinto falta do 'bom" problema. [00:43:06.05] [00:43:15.19] Rogerio Osvaldo Chaparin: Excelente, Priscila!! [00:43:18.19] [00:44:46.02] Rogerio Osvaldo Chaparin: O professor observa e coleta das discussões dos grupos aspectos pertinentes para a discussão coletiva. [00:44:49.02] [00:45:03.05] Rogerio Osvaldo Chaparin: Bingo! [00:45:06.05] [00:45:43.23] Christian Kendi Kohatsu Tanigava: Antecipar os prováveis erros... [00:45:46.23] [00:46:20.11] Rogerio Osvaldo Chaparin: Compartilhar as diferentes estratégias. [00:46:23.11] [00:46:46.09] Rogerio Osvaldo Chaparin: Estimula o fazer matemática. [00:46:49.09] [00:48:41.09] Rogerio Osvaldo Chaparin: Sim, entender os processos do pensamento matemático é uma tarefa importante do professor. [00:48:44.09] [00:51:43.11] Rogerio Osvaldo Chaparin: Concordo plenamente com Lester (educador matemático que trabalhou 40 anos com resolução de problemas), o professor tem um papel muito relevante no ato da resolução de problemas. [00:51:46.11] [00:52:50.13] Rogerio Osvaldo Chaparin: Sim, Ana. Excelente este material da Alexandra. [00:52:53.13] [00:54:44.08] Ricardo Angelo Monteiro Canale: Situações-problema costumam implementar melhorias no raciocínio lógico-dedutivo. Se elaborados de maneira adequada, auxiliam na compreensão e fixação de determinados conteúdos. Por esse motivo que acho as olimpíadas de matemática, como a OBMEP, uma ferramenta-objeto significativa para o ensino-aprendizagem da matemática. [00:54:47.08] [00:55:41.18] Rogerio Osvaldo Chaparin: Orchestrating Productive Mathematical Discussions: Helping Teachers Learn to Better Incorporate Student Thinkingf [00:55:44.18] [00:55:53.04] Rogerio Osvaldo Chaparin: artigo do Stein, [00:55:56.04] [00:56:09.20] Rogerio Osvaldo Chaparin: Engle e Hugles (2008) [00:56:12.20] [00:56:22.19] Rogerio Osvaldo Chaparin: referencial citado pela Alexandra [00:56:25.19] [00:57:35.16] Ricardo Angelo Monteiro Canale: As atividades foram aplicadas para turmas do 1º e 2º ciclo, lá de Portugal. [00:57:38.16] [00:57:56.08] Ricardo Angelo Monteiro Canale: Isso! [00:57:59.08] [00:58:54.16] Ricardo Angelo Monteiro Canale: 1º ciclo corresponde ao 1º, 2º 3º e 4º anos 2º ciclo corresponde ao 5º e 6º ano. No caso, se não me engano, ela fez com turmas do 4º, 5º e 6º anos. [00:58:57.16] [01:02:09.13] Danielle Velloso Ferreira: sim [01:02:12.13] [01:02:14.02] Lucas de Souza Bezerra: Aham, aham [01:02:17.02] [01:02:15.18] Gabriel Hadad Lasco: Sim! [01:02:18.18] [01:02:18.12] Roberto Paulichi Junior: simm [01:02:21.12] [01:02:24.18] Barbara Amaral: sim, tá bom! [01:02:27.18] [01:02:58.18] Gabriel Hadad Lasco: Sim :) [01:03:01.18] [01:03:35.10] Rosana San Roman: Obrigada pela aula. Até a próxima. [01:03:38.10] [01:03:37.05] Lucas de Souza Bezerra: Agradeço muito, parabéns professor@s pelo seu dia !!! (Pelo nosso dia XD) Ótima semana pessoal, até. [01:03:40.05] [01:03:44.20] Gabriel Hadad Lasco: Até semana que vem! Bom final de semana [01:03:47.20] [01:03:51.10] Paulo Henrique Marçal: Obrigado professora! Feliz dia dos professores! [01:03:54.10] [01:03:51.18] PRISCILA MACEDO ANDREANI: Combinado, até! [01:03:54.18] [01:03:52.18] Cleidson Matheus de Oliveira: Obrigado pela aula Prof, Feliz dia dos Professores e ótimo Fim de semana ! [01:03:55.18] [01:04:17.00] Christian Kendi Kohatsu Tanigava: Feliz dia dos professores ! [01:04:20.00] [01:04:23.01] Barbara Amaral: parabéns profs!! [01:04:26.01] [01:04:25.10] Yrlla Mariana Vieira de França: Parabéns profs <3 . Bom fim de semana [01:04:28.10] [01:04:37.23] Rafael Pinheiro Oshiro: Obrigado, pessoal! Feliz dia dos professores! Até mais [01:04:40.23] [01:04:42.15] Gabriel Hadad Lasco: Parabéns para nós :) [01:04:45.15] [01:04:43.18] PRISCILA MACEDO ANDREANI: Obrigada, parabéns a todos que estão envolvidos na luta que é a educação! [01:04:46.18] [01:04:44.20] Roberto Paulichi Junior: parabéns professores! =] [01:04:47.20] [01:04:57.21] Paulo Henrique Marçal: Tchau! [01:05:00.21] [01:05:05.07] Rafael Pinheiro Oshiro: Próxima aula não é dia 29 não, é isso? Ficou para dia 5 por conta do recesso do feriado? [01:05:08.07] [01:05:13.06] Ricardo Angelo Monteiro Canale: Isso! [01:05:16.06] [01:05:19.09] Rafael Pinheiro Oshiro: Perfeito! Obrigado [01:05:22.09]