{QTtext} {font:Tahoma} {plain} {size:20} {timeScale:30} {width:160} {height:32} {timestamps:absolute} {language:0} [00:00:11.11] Ana Paula Jahn: Olá boa tarde. [00:00:14.11] [00:00:20.16] Ana Paula Jahn: Podem autorizar a gravação? [00:00:23.16] [00:00:22.03] Gabriela Teixeira de Melo: Boa tarde [00:00:25.03] [00:00:26.21] Gabriela Teixeira de Melo: Autorizo [00:00:29.21] [00:00:27.23] Yrlla Mariana Vieira de França: ok [00:00:30.23] [00:00:28.22] Rafael Pinheiro Oshiro: boa tarde! autorizo [00:00:31.22] [00:00:29.08] Murilo Falcirolli Amorim: autorizo [00:00:32.08] [00:00:29.15] Ana Carolina da Silva Leite: autorizo [00:00:32.15] [00:00:30.12] Gabriel Hadad Lasco: Ok [00:00:33.12] [00:00:31.07] Gabriel Goya Loterio: autorizo [00:00:34.07] [00:00:32.03] Yasmin Ferreira de Araujo: ok [00:00:35.03] [00:00:32.10] Giovanna Ferraz Nobrega Silva: Autorizo [00:00:35.10] [00:00:34.14] Thauany Gerez Cavalcante: ok [00:00:37.14] [00:00:38.22] Lucas de Souza Bezerra: Autorizo [00:00:41.22] [00:00:39.16] Wallace da Silva Ferreira: autorizo [00:00:42.16] [00:00:41.05] Ricardo Angelo Monteiro Canale: Autorização [00:00:44.05] [00:00:41.20] Amanda Piovezan: Autorizo [00:00:44.20] [00:00:43.06] Tania Tavares de Araujo: Autorizo [00:00:46.06] [00:00:45.11] Roberto Paulichi Junior: ok [00:00:48.11] [00:00:47.02] Jorge: Autorizo [00:00:50.02] [00:00:47.19] Danielle Velloso Ferreira: ok [00:00:50.19] [00:01:00.01] Paulo Henrique Marçal: Autorizo a gravação. [00:01:03.01] [00:01:06.23] Vinicius Gomes Ribeiro: Autorizo [00:01:09.23] [00:01:14.17] Ricardo Angelo Monteiro Canale: Autorizo a gravação. [00:01:17.17] [00:01:23.06] Beatriz Hernandes Bernardes: autorizo [00:01:26.06] [00:01:59.22] Rosana San Roman: Boa tarde, profa. Ana Paula e coleguinhas. [00:02:02.22] [00:02:04.03] Paulo Henrique Marçal: Eu estava aplicando simulado no Colégio onde faço estágio hoje. Agora estou no Bandejão Central, acompanhando pelo celular (mil desculpas), é que se eu não almoçar agora, quando a aula acabar, o bandejão já terá fechado. [00:02:07.03] [00:02:13.05] Rosana San Roman: Autorizo a gravação. [00:02:16.05] [00:03:08.19] Ricardo Angelo Monteiro Canale: Tranquilo, Paulo! [00:03:11.19] [00:03:22.19] Ricardo Angelo Monteiro Canale: Importante que tá a correr tudo bem. =) [00:03:25.19] [00:03:28.23] Murilo Falcirolli Amorim: Ah eu também quero bandejar!! [00:03:31.23] [00:03:29.08] Vinicius Gomes Ribeiro: Tão me ouvindo? [00:03:32.08] [00:03:38.12] Lucas de Souza Bezerra: Não :Y [00:03:41.12] [00:03:41.05] Beatriz Hernandes Bernardes: não [00:03:44.05] [00:05:57.18] Ana Carolina da Silva Leite: ficou lindinho o slide [00:06:00.18] [00:06:39.06] Ricardo Angelo Monteiro Canale: Se não for muito incômodo, poderiam ampliar a tela de apresentação? Não consigo enxergar direito as partes escritas =/ [00:06:42.06] [00:07:45.19] Paulo Henrique Marçal: Meu estágio me dispensa do presencial nas sextas-feiras, mas como esta terça-feira tivemos participação no estágio de MAT1500 com o Prof. Rodrigo. Eu troquei a terça pela sexta no meu estágio, pois queria muito estar nesse momento participativo do estágio de MAT1500 no Amorim Lima. Mil desculpas... [00:07:48.19] [00:09:11.17] Lucca Christian Franco da Rocha Rodrigues: Boa tarde pessoal [00:09:14.17] [00:09:13.11] Ricardo Angelo Monteiro Canale: Fica tranquilo, Paulo. Essas situações são complicadas de fato, mas o mais importante e destacável tudo que tens feito. [00:09:16.11] [00:10:03.20] Ricardo Angelo Monteiro Canale: é tudo* [00:10:06.20] [00:10:33.18] Ricardo Angelo Monteiro Canale: Então não tem problema por hora. Não precisas desculpar-se ;) [00:10:36.18] [00:20:18.07] PRISCILA MACEDO ANDREANI: Boa tarde, desculpe acabei de chegar [00:20:21.07] [00:22:18.20] Ana Paula Jahn: Acho que o grupo fez considerações gerais sobre avaliação a partir das leituras. E o "COMO?", que era a pergunta específica. Pensem nisso... [00:22:21.20] [00:23:41.01] Ana Paula Jahn: Sim, acho que há consenso em avaliação formativa e qualitativa, mas "como"? De que forma? Com quais instrumentos? Por meio de provas? [00:23:44.01] [00:28:48.04] Ana Paula Jahn: Jorge, ouvindo você falar, me parece um discurso próximo ao "senso comum". [00:28:51.04] [00:31:22.15] Ana Paula Jahn: Murilo, esta relação com a mais valia está ligada à lógica da aprovação x reprovação. [00:31:25.15] [00:33:00.23] Ana Paula Jahn: Muito bom, Priscila, importância do feedback, [00:33:03.23] [00:33:14.04] Ana Paula Jahn: possibilidade de refazer, repensar, refletir [00:33:17.04] [00:33:41.00] Ana Paula Jahn: até para identificar, e tratar didaticamente, os erros, como já discutimos aqui [00:33:44.00] [00:34:58.20] Ana Paula Jahn: Pessoal, vamos verificar o tempo, para que todos os grupos apresentem. [00:35:01.20] [00:35:37.15] Paulo Henrique Marçal: Já estou no computador agora. =D [00:35:40.15] [00:35:51.14] Ana Paula Jahn: Que interessante, Tania. Compartilhe, por favor. [00:35:54.14] [00:36:42.00] Tania Tavares de Araujo: https://www.youtube.com/watch?v=lV9pAx_enE8 [00:36:45.00] [00:36:42.14] Barbara Amaral: Tânia, pode mandar no grupo do whatsapp tbm? [00:36:45.14] [00:36:55.18] Tania Tavares de Araujo: Sim, mando! [00:36:58.18] [00:37:27.13] Ana Paula Jahn: Jorge, seja sintético, por favor. [00:37:30.13] [00:38:05.03] Ana Paula Jahn: OK, concordo, Jorge, esse é um fator, mas com certeza há outros. [00:38:08.03] [00:39:04.21] Ana Paula Jahn: Para isso, é preciso trabalhar nessa perspectiva metodológica, "aprendizagem por projetos". [00:39:07.21] [00:39:16.12] Ana Paula Jahn: Vamos para o próximo grupo. [00:39:19.12] [00:39:19.20] Ana Paula Jahn: POr favor,. [00:39:22.20] [00:40:10.13] Ana Carolina da Silva Leite: tá sim [00:40:13.13] [00:40:12.07] Lucas de Souza Bezerra: Simm [00:40:15.07] [00:43:52.11] Ana Paula Jahn: Concordo Gabriel! Perfeita sua compreensão. [00:43:55.11] [00:47:59.09] Tania Tavares de Araujo: Concordo plenamente com o que a Yrlla está colocando! [00:48:02.09] [00:48:41.19] Ricardo Angelo Monteiro Canale: Isso mesmo, Yrlla! Acho que essa frase final tua sintetiza adequadamente o caso. [00:48:44.19] [00:54:22.12] Ana Paula Jahn: E talvez falar menos, ouvir mais, e manter os alunos ativos. [00:54:25.12] [00:55:00.14] Ana Paula Jahn: Concordo, há mais avanços no discurso do que na prática, mas já é um começo. [00:55:03.14] [00:55:13.20] Yrlla Mariana Vieira de França: sim, prof [00:55:16.20] [00:55:49.11] Yrlla Mariana Vieira de França: ok [00:55:52.11] [00:55:52.00] Gabriel Goya Loterio: Ok! [00:55:55.00] [00:56:13.16] Marcos Antonio de Paula Dutra: gostei bastante da apresentação de vcs! Parabéns yrlla, Goya e Rosane! [00:56:16.16] [00:56:24.04] Yrlla Mariana Vieira de França: obg, marcos [00:56:27.04] [00:56:28.11] Ana Paula Jahn: Amanda, muito bem pontuado! Gostei também! [00:56:31.11] [00:57:05.11] Lucca Christian Franco da Rocha Rodrigues: Também gostei bastante da apresentação [00:57:08.11] [00:57:24.20] Yrlla Mariana Vieira de França: obg, lucca <3 [00:57:27.20] [00:59:11.23] Ana Paula Jahn: Grupo, não está legível para mim o que está sendo apresentado. [00:59:14.23] [00:59:38.10] Ana Paula Jahn: POsição convencional, "de pé". [00:59:41.10] [01:00:14.10] Ana Carolina da Silva Leite: tá bom? [01:00:17.10] [01:00:59.02] Danielle Velloso Ferreira: sim [01:01:02.02] [01:01:03.09] Rosana San Roman: Obrigada pelo incentivo, Lucca. [01:01:06.09] [01:01:23.11] Ricardo Angelo Monteiro Canale: Vou deixar uma pergunta ao grupo 1B para reflexão e resposta ao final da aula: sabe-se que a avaliação deve acontecer antes da análise e envolve um alto grau de subjetividade. Como evitar esse alto grau de subjetividade ou atenuar isso? [01:01:26.11] [01:01:25.17] Ana Paula Jahn: Mas é "intuitivo" nessas situações, mudar de posição (vistos mais como movimentos/deslocamentos). O interessante é que percebem que deixam a figura invariante (no caso das isometrias). [01:01:28.17] [01:02:47.19] Ana Paula Jahn: Provável que está ligado às práticas de roda de conversa e do trabalho feito no Amorim, que me parece buscar a autonomia, né? [01:02:50.19] [01:04:00.22] Ana Paula Jahn: Rafael, os comentários são para tod@s. Não precisa comentar, pode seguir sua apresentação. Não quero atrapalhar, só deixar registrados alguns comentários para a turma. [01:04:03.22] [01:06:26.11] Ana Paula Jahn: Continua um pouco "geral", por exemplo: que perguntas podem ser "disparadoras" de uma discussão (ao longo das atividades) para que vocês possam avaliar? [01:06:29.11] [01:09:11.23] Jorge: Ricardo, respondendo a sua pergunta: Como falei durante a apresentação, precisa-se ter muito claro o que é considerado o essencial, o porto de partida do conteúdo. Cobranças muito específicas acabam levando em conta determinados momentos dos encontros, e caem neste subjetividade que você falou. Além disso, indicar uma orientação de estudos bem direcionada para os alunos, com as leituras e exercícios relevantes para a avaliação. [01:09:14.23] [01:09:38.10] Jorge: Eita, imaginei que fosse nosso grupo, Ricardo. Peço desculpas pela intromissão! [01:09:41.10] [01:11:46.21] Ricardo Angelo Monteiro Canale: Tranquilo, Jorge! Essas tuas considerações são muito importantes! Vale a pena a reflexão sobre elas! [01:11:49.21] [01:13:38.04] Ana Paula Jahn: Concordo. E pode haver abertura para frequências diferentes na tabela. [01:13:41.04] [01:14:17.22] Ana Carolina da Silva Leite: Professora, acabamos esquecendo de comentar mas colocamos no plano algumas questões norteadoras: -Houve um critério de classificação mais eficiente que outro? -Podemos ter vários métodos de classificação para um mesmo conjunto de figuras? Esses métodos podem se misturar? -Há figuras que não se encaixam em nenhuma categoria? O que podemos fazer para elas entrarem em alguma categoria? É interessante encaixá-las ou não? [01:14:20.22] [01:14:45.02] Ana Paula Jahn: Que legal essas fotos! [01:14:48.02] [01:15:07.20] Ana Carolina da Silva Leite: Está na parte da Atividade Síncrona 2, acabamos não apresentando essa parte [01:15:10.20] [01:15:13.15] Ana Paula Jahn: Tem uma série de vídeos no youtube do Luckesi. Alguém consultou? [01:15:16.15] [01:15:40.14] Ana Carolina da Silva Leite: eu vi os vídeos do Luckesi, gostei muito [01:15:43.14] [01:15:52.12] Ana Paula Jahn: Legal, Ana. [01:15:55.12] [01:16:32.22] Ana Paula Jahn: Deixar livre para as crianças decidirem. [01:16:35.22] [01:20:23.03] Ana Paula Jahn: Que legal, Paulo, temática muito interessante! E muito necessária desde os anos iniciais. [01:20:26.03] [01:20:51.09] Lucca Christian Franco da Rocha Rodrigues: estou sem microfone [01:20:54.09] [01:21:05.03] Lucca Christian Franco da Rocha Rodrigues: muito obrigado Paulo e Bia [01:21:08.03] [01:21:26.09] Lucca Christian Franco da Rocha Rodrigues: Apresentaram muito bem [01:21:29.09] [01:21:41.16] Rosana San Roman: Parabéns, grupo. Gostei muito. [01:21:44.16] [01:23:09.05] Ana Paula Jahn: Antecipar/prever possíveis respostas, questões, situações e pensar na condução e eventual intervenção que pode ser feita. [01:23:12.05] [01:24:11.17] Beatriz Hernandes Bernardes: Entendi, foi bom você ter apontado isso, pois pensamos melhor em como a questão pode ser usada para apresentar esse ponto aos alunos [01:24:14.17] [01:26:54.04] Ana Paula Jahn: Acho que faltará tempo para discussão. Mas, todas as questões estão anotadas, registradas aqui no chat e na gravação. Então, podemos retomar no início do próximo encontro e/ou em fórum no e-disciplinas. [01:26:57.04] [01:28:53.17] Ana Paula Jahn: Acho que nós falamos da escala de 0 a 10, não? [01:28:56.17] [01:29:30.05] Ana Paula Jahn: Ah, OK, mas lembro-me de ter falado na aula, na proposta da situação. [01:29:33.05] [01:30:33.16] Ana Paula Jahn: "Difícil" não sei, mas abrangendo mais conteúdos. [01:30:36.16] [01:32:51.21] Ana Paula Jahn: Nessa ideia do "acumulativo", considerar somente a última nota (a maior) seria uma possibilidade? Por que? [01:32:54.21] [01:34:06.09] Ana Paula Jahn: Pessoal, não tive condições de interagir da forma usual hoje (áudio e vídeo), peço mil desculpas. [01:34:09.09] [01:34:41.08] Ana Paula Jahn: Mas, ainda tentei ouvir e acompanhar todas as apresentações. [01:34:44.08] [01:35:41.01] Ana Paula Jahn: E como identificar isso (um perfil ou outro)? [01:35:44.01] [01:35:47.14] Thauany Gerez Cavalcante: prof, vou ter que sair, parabéns a todos ;) [01:35:50.14] [01:35:51.07] Ana Paula Jahn: Como analisar caso a caso? [01:35:54.07] [01:36:05.01] Ricardo Angelo Monteiro Canale: Princípio da Isonomia, do Bandeira de Mello [01:36:08.01] [01:36:59.21] Ana Paula Jahn: Ah, era isso que gostaria de discutir. [01:37:02.21] [01:37:54.01] Ana Paula Jahn: Tudo bem! [01:37:57.01] [01:38:00.06] Ana Paula Jahn: É só para pensar! [01:38:03.06] [01:38:04.05] Ana Paula Jahn: Sim, para todos! [01:38:07.05] [01:38:10.19] Ana Paula Jahn: Estamos no horário. [01:38:13.19] [01:38:42.19] Ana Paula Jahn: Vamos encerrar, continuando a refletir sobre essas questões. [01:38:45.19] [01:39:01.10] Rosana San Roman: Concordo, Lucas. [01:39:04.10] [01:39:29.22] Lucca Christian Franco da Rocha Rodrigues: Gostei bastante das apresentações, até mais gente [01:39:32.22] [01:39:53.05] Gabriela Teixeira de Melo: Prof, preciso sair agora mas as apresentações foram excelentes [01:39:56.05] [01:39:56.04] Tania Tavares de Araujo: Boa colocação Lucas....análise corporal sumiu. Mas vale mesmo pensar em alternativas para o remoto [01:39:59.04] [01:39:59.08] Ana Paula Jahn: Agradeço a tod@s os grupos pelas apresentações. Queria destacar o uso da auto-avaliação, que apareceu no Plano de Aula 2. [01:40:02.08] [01:40:00.06] Ana Carolina da Silva Leite: travou? [01:40:03.06] [01:40:11.17] Amanda Piovezan: Acho que sim [01:40:14.17] [01:40:12.23] Ana Paula Jahn: Sim, travou... [01:40:15.23] [01:40:18.21] Ana Paula Jahn: Que pena. [01:40:21.21] [01:40:24.03] Ana Paula Jahn: Sim, vamos finalizar. [01:40:27.03] [01:40:42.16] Ana Paula Jahn: Ricardo, vamos incluir comentários e questões no Fórum. [01:40:45.16] [01:40:54.01] Ana Paula Jahn: Acho que realmente temos que encerrar. [01:40:57.01] [01:41:40.18] Ana Paula Jahn: Pois é, porque é a nota que conta. Precisamos mudar isso... [01:41:43.18] [01:41:52.02] Ana Paula Jahn: Concordo. [01:41:55.02] [01:42:24.22] Ana Paula Jahn: Pessoal, bom final de semana. As atividades para o próximo encontro serão enviadas no e-disciplinas. [01:42:27.22] [01:42:25.14] Ana Carolina da Silva Leite: parabéns pessoal, gostei muito das apresentações [01:42:28.14]