Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy

01/07/2016 11h57 - Atualizado em 01/07/2016 11h59

Haddad veta projeto de lei que cria o 'Dia do Combate à Cristofobia' em SP

Prefeito diz que projeto privilegia maioria em detrimento da minoria.
Câmara de SP tinha aprovado projeto que dizia proteger liberdade religiosa.

Do G1 São Paulo

Transexual Viviany Beleboni usa fantasia em protesto contra a bancada evangélica e a Justiça (Foto: Caio Kenji/G1)Transexual Viviany Beleboni usa fantasia em protesto contra a bancada evangélica e a Justiça (Foto: Caio Kenji/G1)

O prefeito Fernando Haddad (PT) vetou o projeto de lei 306/2015, do vereador Eduardo Tuma (PSDB) que criaria em 25 de dezembro de cada ano o Dia do Combate à Cristofobia. O projeto foi aprovado pela Câmara Municipal no dia 8 e precisaria da sanção do prefeito para virar lei. O dia passaria a constar do calendário oficial de eventos do Município de São Paulo. O veto foi publicado nesta sexta-feira (1º) no 'Diário Oficial da Cidade de São Paulo".

"O projeto em questão, na verdade, estimula a separação entre religiões cristãs e outras religiões, além da população LGBT, prestando desserviço aos esforços que o conjunto do Município de São Paulo tem feito em prol da convivência pacífica com a pluralidade democrática", justifica Haddad no veto.

"É papel do Poder Público adotar providências de conscientização quanto ao combate à intolerânciareligiosa. Tanto é assim que consta do referido calendário, desde 2009, o 'Dia de Combate à Intolerância Religiosa', anualmente realizado em dia 21 de janeiro".

"Dessa forma, a proposta aprovada não contribui para o avanço do diálogo mais fraterno entre cristãos, população LGBT e demais religiões, do mesmo modo que não prestigia a primazia dos direitos humanos consagrada na Constituição Federal de 1988."

Haddad diz ainda que escolher o dia 25 de dezembro para o combate à Cristofobia 'beira a blasfêmia". "Ao pretender vitimizar e conferir uma espécie de deferência especial a grupo que, na realidade, é majoritáriona sociedade brasileira, o projeto demonstra a intenção de provocar os defensores dos direitos das minorias."

Transexual
Tuma é presbítero na Igreja Evangélica Bola de Neve. Ele citou como exemplo o caso da transexual Viviany Beleboni, que desfilou na Parada LGBT usando imagens cristãs em manifestação contra a homofobia.

"Se se considera a homofobia um crime, e é um crime que se deve punir, a cristofobia também é um crime e também deve ser punida", disse o vereador.

Tuma afirma na justificativa do projeto que a proposta "busca alertar a sociedade paulistana sobre a cristofobia, protegendo assim a liberdade de crença consagrada em nossa Constituição. Considerada importância deste evento para todas as igrejas que professam a fé cristã."

Também argumenta que a intolerância religiosa tem  crescido  com  o  decorrer dos anos, apesar de o Brasil ser um estado laico. "Nos  últimos  anos  o  ataque  às  pessoas  que  professam  sua  fé  tem  crescido  em  demasiado, especialmente aos cristãos,  desde   desrespeito   com   símbolos   religiosos e xingamentos."

Modelo e atriz Viviany Beleboni em ato contra a homofobia na 19ª Parada do Orgulho LGBT na Avenida Paulista (Foto: Reuters/Joao Castellano)Modelo e atriz Viviany Beleboni em ato contra a homofobia na 19ª Parada do Orgulho LGBT na Avenida Paulista (Foto: Reuters/Joao Castellano)
361
comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

 

recentes

populares

recentes

populares

  • Rogério
    há 4 anos

    fala pra essa coisa da foto postar uma foto fazendo que é maomé ,ai ela vai ter o destino que ela tá procurando

  • Lucas Santos
    há 4 anos

    Vai la pedir voto nas igrejas agora. Mais um comunistazinho com os dias de prefeito contado. Kkkkk

  • Márcio Rodrigues
    há 4 anos  

    Sou cristão evangélico, entendo as intenções do vereador em propor essa data, mas discordo. Apesar das várias ofensas q vemos no dia-a-dia ainda temos total liberdade de professar nossa fé. Tenho q ser justo e saber q não é necessário mais nenhum dia cristão. Os LGBT's tem a liberdade de fazer seus manifestos contra as religiões, mas tbm terão q saber aceitar as nossas manifestações contrárias à eles. Igualdade para todos!

    • Bada Balanga
      há 4 anos

      Sim meu cara, porém, a galera LGBT não aceita nada!! pq tudo os ofende... tudo é homofobia... mas enfiar crucifixo naquele lugar pode...

    • Michel Vinicius
      há 4 anos

      Sem contar que, esses manifestos são regados de crimes de atentado ao pudor, art. 233 do código penal.

  • Cíntia Aparecida
    há 4 anos  

    'Dia do Combate à Cristofobia'...............vcs não tem que fazer não?

    • Paulo Hetman
      há 4 anos

      Quem defende criacionismo é um completo IDIOTA!

    • Paulo Hetman
      há 4 anos

      Quem defende criacionismo é um completo IDIOTA!

  • Jobs
    há 4 anos  

    LGBT covardes vivem de mimimi. Porque não se vestem de muçulmanos com o corao na mão. Covardes. por que não protestam em frente da Mesquita seus covardes?

    • K Assistencializado
      há 4 anos

      No Canadá já se pode praticar um oralzinho com seu pet sem que se encrenque com a justiça. Acredito que uma pequena parte dos LGBTs não está de acordo com essa prática.

    • Nelson Smitt
      há 4 anos

      Porque a mídia não mostra que nesta passeata e maldita g.a.y, muitos h0m0ssexuais fazem sex0 grupaI? Porque a mídia não mostra a toneladas de camisinhas encontradas nas ruas e praças públicas durante esta Passeata do demônio?

  • Chico Style
    há 4 anos

    Deveriam ter aprovado a "PTfobia" é um privilégio que só os mais estudados adquirem.

  • Marcos Silva
    há 4 anos  

    Isso não é professar fé religiosa. Isso é chacota com a religião alheia. Querem apenas direitos sem ter obrigações??? Tá certo, desta vez, o Prefeito em vetar.

    • Rogério
      há 4 anos

      marcos silva acho que voce camufla

  • Oseias Lopes
    há 4 anos  

    Sobre a foto a cima, porque eles faz sátira ao islã... Ja que são tao corajosos e tao acobertado por essa politica corrompida do nosso país... Ridicularizar o povo cristão é fácil, já que somos um povo pacifico e nao nos deixamos ir nao nível dessa gente.

    • Francisco Oliveira
      há 4 anos

      eles tem medo do islã que mata eles, em todos os países islâmicos o homossexualismo e punido com a morte ou chibatadas que deformão, porque eles sombão do islã

    • Noman Bates
      há 4 anos

      Fillype Nascimento o seu argumento e o do Oseias são o mesmo. Porque ambos não estendem uma cruz na frente de um refúgio do EI, porque não estendem uma cruz na frente de uma mesquita deles. Volto a dizer, não tenho nada contra islamitas porque eles não tem deputados "cristão" roubando meu dinheiro.

  • Francisco Oliveira
    há 4 anos

    esperar o que de socialista que queria colocar videos de sexo explicito para crianças de 8 anos com desculpa de liberdade de genero, os próprios professores se revoltaram dizendo que não iam passar os videos em sala.

  • Dimitrios Castro
    há 4 anos

    Se eles fizerem sátira com o islã o bicho pega pro lado deles.

  • Sem Frescura
    há 4 anos  

    Eu sempre tive pra mim que essa eleição municipal de São Paulo foi uma grande enganação. Adulteraram a contagem de votos.

    • José Santos
      há 4 anos

      Tbm penso o mesmo.

  • Thiago Giacomelli
    há 4 anos

    A missão do Haddad é destruir o mundo, começou com a cidade de São Paulo. Já que a PTzada gosta de viver no mundo lua, ele está deixando os asfalto da cidade igualzinho, parece que estamos na lua de tantos buracos e andando bem devagar pra escapar dos radares que multam até pombos. Bom que agora os motoqueiros não passam mais entre os carros, eles usam a faixa vermelha, já que não tem ciclistas kkkk... Criou a bolsa tra.ves.ti e bolsa crack pra acabar com a família dos cristãos, persegue os mendigos da cidade e é réu na justiça por formação de máfia de multas. Lamentável.

  • Sem Frescura
    há 4 anos

    Sou paranaense e espero que o povo paulista, nas próximas eleições, não eleja vermelho nem para vereador. Um abraço aos paulistas. Lembrem-se: NEM PRA SÍNDICO DE PRÉDIO!!!

  • Sem Frescura
    há 4 anos

    "Haddad diz ainda que escolher o dia 25 de dezembro para o combate à Cristofobia 'beira a blasfêmia" Disse o, agora teólogo, Haddad. O Deus dele é Lenin.

  • Bernardo Botafogo
    há 4 anos  

    Se há pessoas que discordam da doutrina cristã, para que querer colocar mais lenha na fogueira com dia disso e daquilo? Deixem protestar, dentro do direito deles, mais nada.

    • Angelo Alonso
      há 4 anos

      CdentelhoNojento

    • Bernardo Botafogo
      há 4 anos

      Muitas vezes o silêncio é que grita mais alto, Marcos.

  • Sem Frescura
    há 4 anos

    Sou ateu. Os valores da esquerda contribuem para o grande número de assassinatos no Brasil. A maior parte dos brasileiros são cristãos, portanto, a esquerda mata cristãos, mantendo uma população miserável, desarmada e sem medo da lei. Entenderam ou querem que desenhe?

  • Sem Frescura
    há 4 anos

    Peraí! Eu sou ateu e sei, sim, que o número de cristãos assassinados no mundo por serem cristãos é enorme. E também sim, seu Haddad, que este tipo de manifestação não é uma maioria em detrimento de uma minoria. Em detrimento de quem? de comunistas e radicais islâmicos? Esse tipo de manifestação é democrática, diferente do senhor.

  • Luiz Burlamaqui
    há 4 anos  

    Não existe cristofobia, ninguem é agredido, perde emprego etc. por ser cristão, e sim por se GLBT, umbandista etc. Já existindo um dia de combate a intolerância religiosa. O objetivo desse projeto maluco era na realidade constrangir os setores que combatem a homofobia e o preconceito as religiões afrobrasileiras, essas sim vítimas de intolerância por parte de cristões fundamentalistas religiosos.

    • Rogério
      há 4 anos

      O PRIMEIRO COMENTÁRIO SENSATO QUE VI

    • Eldo Rossow
      há 4 anos

      Não vejo cristão atacando LGBT, nem umbandista atacando cristão, agora vejo LGBT atacando todo mundo.

  • Lucas Digrassa
    há 4 anos  

    parabéns prefeito

    • Rogério
      há 4 anos

      voce deveria se chamar Lucas desgraça

  • Ronaldo
    há 4 anos  

    Glória a Deus...essas coisas tem que acontecer para que a volta de Cristo aconteça...ergamos a nossa cabeça e que Deus tenha misericórdia e salve muitos desses que estão na prática do pecado: "Quando, porém, estas coisas começarem a acontecer, exultai e levantai as vossas cabeças; porque a vossa redenção se aproxima". Lucas 21:28

    • Luís Sartore
      há 4 anos

      Aparecido cuidado o inferno existe é só um alerta vai achando que ta tudo certo viu

    • João Klein
      há 4 anos

      Aparecido,realmente para você ele nunca vai voltar! Ele vai voltar para quem tem fé, que não é o teu caso. Mas cada um com seu quadrado.

  • Henri Lautrec
    há 4 anos  

    Quantas pessoas morrem por ano no Brasil por Cristofobia????

    • Celso Andrade
      há 4 anos

      Ja existem mas em breve terao muito mais

    • Fluratos
      há 4 anos

      graças a essa militância nojenta, a cada dia eu fico com menos pena de g/\ ys que morrem seja por homofobia o qualquer outro motivo

  • Luís Sartore
    há 4 anos

    A sociedade não aguenta tanta falta de respeito nesse pais por isso que o Cristianismo só CRESCE e vai crescer mais temos princípios moral , temos virtudes e valores A oposição vai ter que nos engolir

  • Gutenberg Gusmão
    há 4 anos  

    Este é mais um dos projetos de Lei absurdos que os nossos políticos populistas, preconceituosos e idiotas apresentam nas varias casas legislativas pelo país. Eu sou Ateu, para mim a existência não é ato pensado de um ser, simples e comportável apresentados pelas Religiões, é algo do acaso, ainda inexplicável pela cultura humana. O Estado deve ser laico, sem religião, cada uma acredita em suas crenças, e não pode ser alvo nem cometer discriminação.

    • Carlos Oliveira
      há 4 anos

      Os ateus acredita no acaso, pra mim isso é um absurdo, pra mim, mas eles é até aonde eles chegaram, tem o seu livre arbítrio, e não posso julgá-los.. Nós Cristãos acreditamos em um Deus q nos ajuda em tudo, O GJBT já vai alem, querem ser o Deus de duas vidas, não tenho nada a ver com isso, é só cada um seguir o seu caminho, assim todos viveram em paz, e mesmo se eu falar algo q vc não gostar, meu amigo viva a sua vida, afinal vc não acredita no q eu falo, não é mesmo? ignore . Vida pra todos, e vida em abundancia.

  • Adriano
    há 4 anos  

    Na hora que o avião está caindo ( ou se está muito doente ) todo mundo vira religioso ....

    • Marcos
      há 4 anos

      Tá mesmo.

    • João Capozi
      há 4 anos

      Na hora que tem um câncer ninguém é cristão. Todos procuram um medico.

  • Marcos Lima
    há 4 anos  

    Os efeminados tem complexo de Deus ! Por que? Por que Cristo é a verdade! Deus fez o homem e a mulher. Em um mundo onde a hipocrisia reina absoluta, ser você mesmo tornou-se coisa pra corajoso. Pense nisso !!!

    • Marcus Moraes
      há 4 anos

      complementando os efeminados , estão de baixo de condenação a pratica deles os levam a culpa reprimida tentam acreditar nos descrentes que defendem suas praticas com o objetivo se tentar justificar sua condenação que as sagradas escritura os condenam

    • Samuel Santana
      há 4 anos

      Deus é Deus.

Shopping
  • Magazine Luiza

    Philips 5100 Series LED 43 pol...

    10 x R$149,90

  • Magazine Luiza

    Microondas Midea Desea MYAG3

    10 x R$164,99

  • Fnac.com

    Microsoft Xbox One X

    10 x R$349,90

  • Magazine Luiza

    Acer Aspire VX5-591G-54PG Note...

    10 x R$399,90

  • Fnac.com

    Tectoy Master System Evolution

    5 x R$43,80

busca de produtoscompare preços de
emailfacebookgooglepluspinteresttwitterwhatsapp
You are seeing this message because ad or script blocking software is interfering with this page.
Disable any ad or script blocking software, then reload this page.