Classificação de Bloom
Desde 1948, um grupo de educadores assumiu a tarefa de classificar metas e objetivos educacionais. Eles propuseram-se a desenvolver um sistema de classificação para três domínios: o cognitivo, o afetivo e o psicomotor. O trabalho no domínio cognitivo foi concluído em 1956 e é normalmente referenciado como  Bloom's Taxonomy of the Cognitive Domain embora o título completo da obra seja   Taxonomy of educational objectives: The classification of educational goals. Handbook I: Cognitive domain, com a menção de outros quatro autores (M. Englehart, E. Furst, W. Hill, and D Krathwohl).

A  idéia central da taxonomia é a de que aquilo que os educadores querem que os alunos saibam (definido em declarações escritas como objetivos educacionais  educational objectives) pode ser arranjado numa hierarquia do menos para o mais complexo. A taxonomia é apresentada abaixo com amostras de verbos e de declarações de desempenho para cada nível.

NÍVEL DEFINIÇÃO AMOSTRA DE 
VERBOS
AMOSTRA DE 
DESEMPENHOS
CONHECIMENTO O aluno irá recordar ou reconhecer informações, idéias, e princípios na forma (aproximada) em que foram aprendidos.  Escreva 
Liste  
Rotule 
Nomeie 
Diga 
Defina
O aluno irá definir os seis níveis da Taxonomia de Bloom no domínio cognitivo. 
COMPREENSÃO O aluno traduz, comprende ou interpreta informação com base em conhecimento prévio.    
  
 
Explique 
Resuma 
Parafraseie 
Descreva 
Ilustre
O aluno irá explicar a proposta da taxonomia de Bloom para o domínio cognitivo. 
APLICAÇÃO O aluno seleciona, transfere, e usa dados e princípios para completar um problema ou tarefa com um mínimo de supervisão.  Use 
Compute 
Resolva  
Demonstre 
Aplique 
Construa
O aluno irá escrever um objetivo educacional para cada um dos níveis da Taxonomia de Bloom.       
 
ANÁLISE O aluno distingue, classifica, e relaciona   pressupostos, hipóteses, evidências ou estruturas de uma declaração ou questão.  
 
Analise 
Categorize 
Compare 
Contraste 
Separe
O aluno irá comparar e contrastar os domínios afetivo e cognitivo. 
SÍNTESE O aluno cria, integra e combina idéias num produto, plano ou proposta, novos para ele.  Crie 
Planeje 
Elabore hipótese(s) 
Invente 
Desenvolva
O aluno irá elaborar um esquema de classificação para escrever objetivos educacionais que integre os domínios cognitivo, afetivo e psicomotor.      
  
 
AVALIAÇÃO O aluno aprecia, avalia ou critica com base em padrões e critérios específicos.   
 
Julgue 
Recomende 
Critique 
Justifique
O aluno irá julgar a efetividade de se escrever objetivos educacionais usando a taxonomia de Bloom.  
 

 De um modo geral, a pesquisa nos últimos quarenta anos confirmou a taxonomia como uma hierarquia, com excessão dos dois últimos níveis. Não há certeza quanto à posição de síntese e avaliação. Na minha opinião ambas estão no mesmo nível. Ambas dependem da análise como um processo fundador. Entretanto, síntese requer rearranjo das partes de um modo novo, original, enquanto que a avaliação requer a comparação com padrões, exigindo julgamento para determinar o bom, a melhor do que o melhor de todos. Isso guarda semelhanças a comparação entre pensamento criativo e pensamento crítico    ( creative thinking and critical thinking.) Ambos são valiosos, mas um não é superior ao outro.

Síntese Avaliação

Análise
Aplicação
Compreensão
Conhecimento

 Em cada caso fica claro o que os alunos podem "saber" sobre o tópico ou matéria em diferentes níveis. Embora muitos testes elaborados por professores ainda verifiquem aspectos relativos aos níveis mais baixos da taxonomia, a pesquisa mostra que os alunos lembram-se mais quando aprenderam a abordar um tópico desde o nível mais elevado da taxonomia. Isso acontece porque, nos níveis superiores, exige-se mais elaboração, um princípio de aprendizagem baseado em descobertas desde a teoria de aprendizagem ancorada na abordagem do processo de informação  (information processing approach).