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Desde 1948, um grupo de educadores assumiu
a tarefa de classificar metas e objetivos educacionais. Eles
propuseram-se a desenvolver um sistema de classificação para três
domínios: o cognitivo, o afetivo e o psicomotor. O trabalho no
domínio cognitivo foi concluído em 1956 e é normalmente referenciado
como Bloom's Taxonomy of the Cognitive Domain embora o
título completo da obra seja Taxonomy of educational
objectives: The classification of educational goals. Handbook I:
Cognitive domain, com a menção de outros quatro autores (M.
Englehart, E. Furst, W. Hill, and D Krathwohl). |
A idéia central da taxonomia é a de que aquilo que os educadores
querem que os alunos saibam (definido em declarações escritas como
objetivos educacionais educational objectives) pode ser arranjado numa
hierarquia do menos para o mais complexo. A taxonomia é apresentada abaixo
com amostras de verbos e de declarações de desempenho para cada nível.
NÍVEL |
DEFINIÇÃO |
AMOSTRA DE VERBOS |
AMOSTRA DE
DESEMPENHOS |
CONHECIMENTO |
O aluno irá recordar ou
reconhecer informações, idéias, e princípios na forma (aproximada)
em que foram aprendidos. |
Escreva
Liste Rotule Nomeie
Diga Defina |
O aluno irá definir os
seis níveis da Taxonomia de Bloom no domínio cognitivo. |
COMPREENSÃO |
O aluno traduz,
comprende ou interpreta informação com base em conhecimento
prévio. |
Explique
Resuma Parafraseie Descreva
Ilustre |
O aluno irá explicar a
proposta da taxonomia de Bloom para o domínio cognitivo. |
APLICAÇÃO |
O aluno seleciona,
transfere, e usa dados e princípios para completar um problema ou
tarefa com um mínimo de supervisão. |
Use
Compute Resolva Demonstre
Aplique Construa |
O aluno irá escrever um
objetivo educacional para cada um dos níveis da Taxonomia de
Bloom. |
ANÁLISE |
O aluno distingue,
classifica, e relaciona pressupostos, hipóteses,
evidências ou estruturas de uma declaração ou questão.
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Analise
Categorize Compare Contraste
Separe |
O aluno irá comparar e
contrastar os domínios afetivo e cognitivo. |
SÍNTESE |
O aluno cria, integra e
combina idéias num produto, plano ou proposta, novos para
ele. |
Crie
Planeje Elabore hipótese(s) Invente
Desenvolva |
O aluno irá elaborar um
esquema de classificação para escrever objetivos educacionais que
integre os domínios cognitivo, afetivo e
psicomotor.
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AVALIAÇÃO |
O aluno aprecia, avalia
ou critica com base em padrões e critérios
específicos. |
Julgue
Recomende Critique Justifique |
O aluno irá julgar a
efetividade de se escrever objetivos educacionais usando a taxonomia
de Bloom.
| De um modo geral, a
pesquisa nos últimos quarenta anos confirmou a taxonomia como uma
hierarquia, com excessão dos dois últimos níveis. Não há certeza quanto à
posição de síntese e avaliação. Na minha opinião ambas estão no mesmo
nível. Ambas dependem da análise como um processo fundador. Entretanto,
síntese requer rearranjo das partes de um modo novo, original, enquanto
que a avaliação requer a comparação com padrões, exigindo julgamento para
determinar o bom, a melhor do que o melhor de todos. Isso guarda
semelhanças a comparação entre pensamento criativo e pensamento
crítico ( creative thinking and critical thinking.) Ambos são
valiosos, mas um não é superior ao outro.
Análise |
Aplicação |
Compreensão |
Conhecimento | Em
cada caso fica claro o que os alunos podem "saber" sobre o tópico ou
matéria em diferentes níveis. Embora muitos testes elaborados por
professores ainda verifiquem aspectos relativos aos níveis mais baixos da
taxonomia, a pesquisa mostra que os alunos lembram-se mais quando
aprenderam a abordar um tópico desde o nível mais elevado da taxonomia.
Isso acontece porque, nos níveis superiores, exige-se mais elaboração, um
princípio de aprendizagem baseado em descobertas desde a teoria de
aprendizagem ancorada na abordagem do processo de informação (information processing approach).
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