Este manifesto foi escrito no 2o semestre de 2001 pela então monitora da disciplina. Reapresento-o porque ele continua atual, sendo necessário um adendo focalizando o Forum (que não existia).

 

Nossa Visão da Disciplina

(Manifesto WebPedagógico)

Este curso se compõe basicamente de três momentos: os chats, onde é obrigatória a participação apenas uma vez por semana, a entrega de listas de exercícios e as avaliações.

No nosso entender, e o que achamos que não ficou claro aos alunos participantes deste curso, é a função de cada um destes momentos. Por isto se faz necessário este breve manifesto-explicação.

Os chats se desdobram na seguinte estrutura: guia de estudos, que indica questões para serem pensadas sob o ponto de vista físico, isto é, sem o formalismo matemático e sim sob o ponto de vista da essência do fenômeno, qualitativamente. Escrever cinco a dez linhas sobre o tema tem o sentido de organizar as idéias sobre a reflexão feita anteriormente. O fato de ser atribuída uma nota significa que gostaríamos de valorizar este trabalho de preparação, que consideramos fundamental para aprender física. Os chats se caracterizam por ser um espaço de troca entre todos e não só polarizado na figura do professor e da monitora. Mais do que provar que se sabe, é um espaço de se mostrar que se pensa. E pensar em física, significa ter dúvidas, contradizer o outro, questionar os livros, as apostilas, enfim, construir argumentos.

Deste caldo todo, ocorre uma sistematização que é um encaminhamento de questões não respondidas, referências bibliográficas, correções de idéias, explicações mais pausadas. Isto se constrói a partir das respostas encaminhadas e da discussão do chat.

A lista de exercícios tem um caráter de trazer a reflexão sobre a parte matemática de forma a permitir uma interiorização profunda e uma compreensão mais abrangente dos temas estudados. Isto, sem dúvida alguma, demanda tempo e esforço, por isto, novamente, achamos justo que faça parte da nota final.

Por fim, as avaliações procuram sintetizar todo o conhecimento debatido, de forma a permitir um visão amadurecida de todo o processo. É o encerramento de uma etapa.

Todos sabemos que um curso via web é novidade. Estamos juntos buscando a melhor forma de cumprir esta tarefa e este desafio. Sob o ponto de vista do aluno, a responsabilidade é bastante ampliada, uma vez que não existe mais o compromisso/ comodismo de sentar em uma sala de aula e esperar o professor falar, falar, falar.

Procuramos construir um verdadeiro espaço de aprendizado, valorizando as diversas etapas do aprendizado acadêmico e incentivando a crítica madura e construtiva. Entendemos que isto é um desafio sim, mas um desafio possível e necessário para cada um de nós. E acreditamos que o ensino pode melhorar muito se todos adotarem uma postura verdadeiramente ativa e responsável em sua formação.

 

 

 

ANA FUKUI
20ago2001

 

 

 

 

ADENDO

No primeiro semestre de 2002, acrescentamos o Forum à disciplina. É um 'grupo de discussão eletrônico' em que os temas (os assuntos) são conceitos que merecem ser conversados conforme vão aparecendo. O Forum funciona com mensagens, dentro dos tópicos, porisso o tópico correspondente só vai aparecer quando vocês já tiverem lido (já foi tarefa do Guia a leitura do assunto). Manter o Forum junto com o Chat é interessante pois uma série de assuntos, em que é necessária maior calma para refletir sobre o assunto, é possível de ser focalizada no Forum. O Guia de Estudos da semana proporá uma questão específica que deverá ser respondida até a sexta-feira, no Forum, a partir da resposta do aluno poderá 'rolar' uma discussão. Portanto fiquem atento às manifestações dos colegas também.

Há também três tópicos especiais para estudantes. Estes tópicos são destinados para os estudantes e só serão utilizados por eles, porisso não têm estrutura pré-definida e nem uma mensagem inicial (de abertura da discussão) como os demais. É um espaço para vocês, estudantes, trocarem alguma idéia e se relacionarem. Faria o papel do 'papo de corredor' virtual.

Continuando o aperfeiçoamento da disciplina, no segundo semestre de 2002, introduzimos mais uma atividade, baseada nas "Sistematizações dos chats". Vocês têm que escrever as suas considerações a respeito do que encontraram de mais interessante (um assunto ou mais) no texto das "Sistematizações". Haverá um tópico no Forum, em cada semana, para isso.

 

 

 

JOSÉ LUCIANO MIRANDA DUARTE
22jul2002

 

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial deste site.