INSTITUTO DE FÍSICA DA USP
4302211 - Física III (turma Web)
2o semestre de 2017

 

 

G U I A 09

 

GUIA DE ESTUDO

Corrente de deslocamento.
Equações de Maxwell.

SEMANA

30out-05nov
Aulas 39 a 40

'CHATs'

17 - 18
(guia08)

Sistema
tização

15-16
07S·F

 

 

Pré-requisitos

a. Física 1 e 2

b. noções de números complexos

c. noções de equações diferenciais

 

Referências

  1. "FÍSICA 3", MJ Bechara, JLM Duarte, MR Robilotta e SS Vasconcelos. Capítulos 39 a 40.

  2. "Eletricidade e Magnetismo" (Curso de Física de Berkeley, vol.2), EM Purcell. Cap. 1 a 3.

  3. "Física", vol 2, P Tipler.

 

Teremos o fechamento dessa apresentação das equações de Maxwell, com o significado delas na visão de mundo que os físicos construíram. As equações de Maxwell resumem tudo o que sabemos e podemos dizer sobre o eletromagnetismo, no seu aspecto mais geral, na estrutura da teoria eletromagnética. O de que precisamos ainda são as chamadas equações constitutivas, que dependem do comportamento do material que está em jogo. Mas agora vamos ter a corrente de deslocamento que, de fato, não é uma corrente de cargas elétricas, mas é importante para consideração da conservação da carga elétrica.

As perguntas-tema para vocês pensarem, uma vez que conversaremos sobre esse assunto nos chats, são:

Como considerar a corrente de deslocamento? Corresponde a um deslocamento de cargas?

(PT-F) Por que se chama de deslocamento? É deslocamento do quê?

Qual o conteúdo de cada uma das equações de Maxwell?

Como entender que se pode dizer que a força elétrica sobre uma carga elétrica é 'ontológica' (só depende da 'existência' da carga) e a força magnética é 'acidental' (depende da velocidade - um atributo da carga que inclusive depende do referencial)?

 

A segunda das perguntas-tema, indicada por (PT-F), já não precisa ser respondida, pois as conversas a partir do chat 19 serão principalmente de avaliação da disciplina, com a possibilidade de haver algum esclarecimento a respeito do assunto de Física. E o assunto, no Forum, que deve ser focalizado é o 17f3 09 Corrente de Deslocamento. Equações de Maxwell.
Na última semana de conversas sobre conteúdo de Física, vamos encaminhar a finalização desse semestre. Há ainda o assunto 17f3 09chat1920, referentes aos chats da próxima semana, em que vocês são convidados a escrever o que tiveram vontade, mas o assunto correu e não deu tempo (no próprio chat). Sendo a última semana de conversas em chat, juntamente com a conversa sobre o guia09, vamos fazer a avaliação da disciplina. Preparem-se para ela...
Os chats dessa semana não serão sistematizados.

***   Para este guia09, não há mais perguntas-temas
nem Listas de exercícios nem Sistematização de chats.   ***

Horário dos 'chats'

Os horários do chat são quarta, às 12h00-13h00, e quinta, às 18h00-19h00.
Lembrem-se: os chats a partir do 19 da quarta, 08nov, serão também de avaliação da disciplina. Nele vamos ponderar os acertos e erros deste curso. Reafirmo que este balanço, para mim, é muito importante e também para as turmas que vierem: elas aproveitarão a reflexão de vocês. O que acharam falho na disciplina (e que eu preciso rever e melhorar...) Há um fórum "AVALIAÇÃO DO CURSO"; em que podem escrever a reflexão a respeito do que acharam do curso. Vejam a mensagem inicial deste fórum.

Sistematização dos 'chats'

Este guia já não dará acesso a Sistematizações.

Encerramento da disciplina

Gostaria de haver atividade de confraternização, na semana da TOT ou nas seguintes, como encerramento da webturma de Física III em 2017/2. Marcaremos um almoço ou lanche no final da tarde no restaurante/lanchonete do Instituto de Física. Como em anos anteriores, manterei mesa identificada como '4302211 webturma de 2017/2' e, quem vier, compra um prato de refeição e se senta na mesa da disciplina. Precisamos marcar a data mais conveniente.

QUE TENHAMOS COMPREENDIDO UM POUCO MAIS
OS CAMPOS ELÉTRICO E MAGNÉTICO...

 

 

 

JOSÉ LUCIANO MIRANDA DUARTE
out2017

 

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial deste site.