Aula 02 - Tecnologia Educacional - Ferramentas Colaborativas

1) Digitalização

Diferenças entre o mundo analógico e digital (mais barato).
Como a tecnologia mudou a sociedade?

Com a imprensa a cópia de livros ficou muito mais barato - mudando o tipo de coisas que as pessoas podiam escrever (ficção, novelas).
No Brasil até 1820 era proibido por lei importar maquinas de imprensa! Perigo por causa da produção de panfletos políticos.
A imprensa democratiza o fluxo de informações, por isso ela é muito influente na soiedade.
Com a digitlização esses efeitos aumentam (as cópias são baratas).
Um mundo de novas possibilidades - atitude crítica frente as novas tecnologias.

2) Redes

Por meio da internet conectamos computadores em qualquer parte do mundo -- novas tecnologias de rede, transmitindo a informação de maneira mais eficiente que as tecnologias antigas: telefone, imprensa, rádio.
Como a internet é qualitativamente diferente desses meios de comunicação anteriores??

Clay Shirky:
Rádio: comunicação para muitos
Imprensa: similar ao radio

Alguns bons para disseminação de informação e outros para comunicação entre duas pessoas (telefone).

Internet: criar redes colaborativas, fáceis de criar, baratos.

Ad hoc: se frma para uma única finalidade, rapidamente, espontaneamente - "gambiarra'.

Ethan Zuckerman: é muito fácil participar das redes modernas. Pode-se usar essas ferramentas tanto para lolcats como para ativistas. (teoria dos gatinhos fofos).
Quando se cria as plataformas livres atitudes revolucionárias podem acontecer.

Internet e web estão mudando a sociedade qualitativamente.

Ensino: necessidade de uso de novas tecnologias.

Porque o orkut dominou? - Efeito da rede (Network effects).

Educação: deve ser investigado o uso da internet (conjunto de acorodos técnicos que permite conexão entre dois computadores - skype, aplicação dos protocolos da internet, telefonia -  plataforma onde se cria várias aplicações) e web (apicação bem sucedida, algo mais restrito).


Mona?
Blza

Eu escrevo aqui embaixo?

13/08/2010

- Outras funções para o pirate.net - chat?

APRESENTAÇÃO:

______________________________________________________________________

13/08/2010 - Aula 2- Tecnologia Educacional

APRESENTAÇÃO: FERRAMENTAS COLABORATIVAS

Histórico:

1. Escrita (preservação da memória cultural)

2. Imprensa (Johann Gutenberg endereço na wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%ADblia_de_Gutenberg ) - democratização da informação

3. Digitalização -  acesso a  informação. distribuíção ilimitada!


- Digitalização:

Do mundo analógico (papel) - ao mundo tecnológico (bits)
- Bits - mais baratos!
 
Informação:

- Por que em determinadas circunstancias foi interessante limitar acesso a informação.
como fazer iso hoje?
- Quantidade de informação hoje. - Cérebro humano não mudou.
- Conteúdo Relevante,  Papel do professor dado todo este conjunto de informações acessíveis- Professor Filtro ? -  PRÓXIMA AULA!!!


Livros x PDF
- digital - constante progresso; novas tecnologias. "Bebê assassino"- Análise Crítica
- analógico - "estagnado"

Tecnologia de Rede

        Meios de comunicação

- cartas: material impresso/ assincrona;
- radio;
- TV;
- jornal;
- panfleto;
- telefone: duas pessoas;

        Como a Internet se diferencia desses meios?

Artigo traduzido sobre a internet como meio de comunicação - (http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://www.comminit.com/en/node/1711/307 )

Em inglês o mesmo artigo - (http://www.comminit.com/en/node/1711/307 )

O endereço no wikipédia traduzido sobre meios de comunicação incluindo internet - ( http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Mass_media )

A internet junta todos estes meios. Combina todas essas funçoes. - Internet não especializada. - Possibilidades quase que ilimitadas para criar novas ferramentas, novos ambientes que supram novas necessidades. - (mais bebês potencialmente assassinos?)

- Baixo Custo;
- Relativamente simples;
- Espaços colaborativos;

Benkler 2006 : Easy collaboration through lower transactions costos - peer production a viable alternative.

Zucherman - blog sobre a disseminação da informação de forma simples como o,youtube, google entre outros ( http://www.ethanzuckerman.com/blog/a2008/03/08/the-cute-cat-theory-talk-at-etech/


- Internet: luta contra repressão, liberdade de expressão, organização de protestos, slactivists, globalização de conceitos ocidentais e gatinhos.

Resumindo: -Novas tecnologias mudam a nossa sociedade quantitativa e qualitativamente. 
                   - Como fazer parte desta revolução sem criar bebês malignos?
                   
                   Na Educação: - Como usar novas tecnologias em prol de uma aprendizagem mais ativa (construtivismo).
                                         - Trabalhos em grupos.
                                         - Participação dos pais
                                         
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Efeito da Rede: Como e porque determinados espaços dominam determinadas funções.
                    Valor de uma rede - número de conexões
                       Modelo:  Valor rede = cst. N^2 (Metcalfe)
                               PQ?  Mec Estat:Numero de conexões (possibilidades): N. (N-1) - 

                               Link sobre permutação simples - ( http://www.brasilescola.com/matematica/permutacao-simples.htm )

Nesse site existe uma definição verbal sobre "O efeito de rede" - ( 
http://www.thinkfn.com/wikibolsa/Efeito_de_rede )

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Internet x Web

Internet - conjunto de protocolos que permite ligação entre dois computadores
            - plataforma na qual é possível construir várias aplicações.
            
Web - a aplicação mais bem sucedida de internet            

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------