Aula 02 - Tecnologia Educacional - Ferramentas Colaborativas
1) Digitalização
Diferenças entre o mundo analógico e digital (mais barato).
Como a tecnologia mudou a sociedade?
Com a imprensa a cópia de livros ficou muito mais barato - mudando o tipo de coisas que as pessoas podiam escrever (ficção, novelas).
No Brasil até 1820 era proibido por lei importar maquinas de imprensa! Perigo por causa da produção de panfletos políticos.
A imprensa democratiza o fluxo de informações, por isso ela é muito influente na soiedade.
Com a digitlização esses efeitos aumentam (as cópias são baratas).
Um mundo de novas possibilidades - atitude crítica frente as novas tecnologias.
2) Redes
Por meio da internet conectamos computadores em qualquer parte do mundo -- novas tecnologias de rede, transmitindo a informação de maneira mais eficiente que as tecnologias antigas: telefone, imprensa, rádio.
Como a internet é qualitativamente diferente desses meios de comunicação anteriores??
Clay Shirky:
Rádio: comunicação para muitos
Imprensa: similar ao radio
Alguns bons para disseminação de informação e outros para comunicação entre duas pessoas (telefone).
Internet: criar redes colaborativas, fáceis de criar, baratos.
Ad hoc: se frma para uma única finalidade, rapidamente, espontaneamente - "gambiarra'.
Ethan Zuckerman: é muito fácil participar das redes modernas. Pode-se usar essas ferramentas tanto para lolcats como para ativistas. (teoria dos gatinhos fofos).
Quando se cria as plataformas livres atitudes revolucionárias podem acontecer.
Internet e web estão mudando a sociedade qualitativamente.
Ensino: necessidade de uso de novas tecnologias.
Porque o orkut dominou? - Efeito da rede (Network effects).
Educação: deve ser investigado o uso da internet (conjunto de acorodos técnicos que permite conexão entre dois computadores - skype, aplicação dos protocolos da internet, telefonia - plataforma onde se cria várias aplicações) e web (apicação bem sucedida, algo mais restrito).
Mona?
Blza
Eu escrevo aqui embaixo?
13/08/2010
- Outras funções para o pirate.net - chat?
APRESENTAÇÃO:
______________________________________________________________________
13/08/2010 - Aula 2- Tecnologia Educacional
APRESENTAÇÃO: FERRAMENTAS COLABORATIVAS
Histórico:
1. Escrita (preservação da memória cultural)
2. Imprensa (Johann Gutenberg endereço na wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%ADblia_de_Gutenberg ) - democratização da informação
3. Digitalização - acesso a informação. distribuíção ilimitada!
- Digitalização:
Do mundo analógico (papel) - ao mundo tecnológico (bits)
- Bits - mais baratos!
Informação:
- Por que em determinadas circunstancias foi interessante limitar acesso a informação.
como fazer iso hoje?
- Quantidade de informação hoje. - Cérebro humano não mudou.
- Conteúdo Relevante, Papel do professor dado todo este conjunto de informações acessíveis- Professor Filtro ? - PRÓXIMA AULA!!!
Livros x PDF
- digital - constante progresso; novas tecnologias. "Bebê assassino"- Análise Crítica
- analógico - "estagnado"
Tecnologia de Rede
Meios de comunicação
- cartas: material impresso/ assincrona;
- radio;
- TV;
- jornal;
- panfleto;
- telefone: duas pessoas;
Como a Internet se diferencia desses meios?
Artigo traduzido sobre a internet como meio de comunicação - (http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://www.comminit.com/en/node/1711/307 )
Em inglês o mesmo artigo - (http://www.comminit.com/en/node/1711/307 )
O endereço no wikipédia traduzido sobre meios de comunicação incluindo internet - ( http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Mass_media )
A internet junta todos estes meios. Combina todas essas funçoes. - Internet não especializada. - Possibilidades quase que ilimitadas para criar novas ferramentas, novos ambientes que supram novas necessidades. - (mais bebês potencialmente assassinos?)
- Baixo Custo;
- Relativamente simples;
- Espaços colaborativos;
Benkler 2006 : Easy collaboration through lower transactions costos - peer production a viable alternative.
Zucherman - blog sobre a disseminação da informação de forma simples como o,youtube, google entre outros ( http://www.ethanzuckerman.com/blog/a2008/03/08/the-cute-cat-theory-talk-at-etech/ )
- Internet: luta contra repressão, liberdade de expressão, organização de protestos, slactivists, globalização de conceitos ocidentais e gatinhos.
Resumindo: -Novas tecnologias mudam a nossa sociedade quantitativa e qualitativamente.
- Como fazer parte desta revolução sem criar bebês malignos?
Na Educação: - Como usar novas tecnologias em prol de uma aprendizagem mais ativa (construtivismo).
- Trabalhos em grupos.
- Participação dos pais
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Efeito da Rede: Como e porque determinados espaços dominam determinadas funções.
Valor de uma rede - número de conexões
Modelo: Valor rede = cst. N^2 (Metcalfe)
PQ? Mec Estat:Numero de conexões (possibilidades): N. (N-1) -
Link sobre permutação simples - ( http://www.brasilescola.com/matematica/permutacao-simples.htm )
Nesse site existe uma definição verbal sobre "O efeito de rede" - (
http://www.thinkfn.com/wikibolsa/Efeito_de_rede )
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Internet x Web
Internet - conjunto de protocolos que permite ligação entre dois computadores
- plataforma na qual é possível construir várias aplicações.
Web - a aplicação mais bem sucedida de internet
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------