Mini-projeto apresentado na aula: utilização do Facebook como uma ferramenta de ensino. A descrição foi realizada de forma geral; não se propôs algo específico a ser feito com o auxílio do Facebook. Fazer copias baratas muda completamente a meneira como lidamos com informação. O fato de que é muito barato transmitir essa informação através da web faz disso algo interessante. Duas maneiras de pensar sobre educação: i) Educação como comunicação (informação, transmissão, explicar, comunicação, publicação e produto). ii) Educação como Construção (conhecimento, construção, orientar, mediação, implementação, processos). Quando penso em processos educacionais, penso em: i)Conteúdo (Produzir e entregar; transmissão de informação) ii) Construção de conhecimento (comunicação, devolutivas, processos colaborativos) iii) Avaliação Pedagógica (diagnóstica, formativa e somativa) Exemplos de avanços tecnológicos na linguagem escrita: tradição oral -> rolo de pergaminho -> códice -> livro impresso -> web Orígenes era um estudioso do século II. Ele falava sobre palavras religiosas e escrevia em páginas, que são diferentes de rolos (rolos não têm suas "páginas" identificadas facilmente). Gutenberg inventou a imprensa em meados do século XV, o que possibilitou a impressão de vários exemplares por um custo muito menor. Inicialmente a imprensa foi utilizada para fazer cópias da bíblia mas com o tempo passou a ser usada para copiar outros textos (romances, novelas, pornografia, divulgação política) O ponto do professor é: mudanças tecnológicas causam grande impacto na sociedade. Essas mudanças que vimos hoje em dia serão responsáveis por grandes impactos na educação. Por que a internet faria uma diferença qualitativa? "Você cria, em uma única plataforma aberta e neutra, as funcionalidades das demais tecnologias até então disponiveis". ...caiu a internet Para terminar: Classificação das ferramentas colaborativas: >síncrone - ferramenta do tipo skype - as duas pessoas precisam usar ao mesmo tempo. >a-síncrone - exemplo do e-mail, ou seja, não exige que as pesoas usem a ferramenta ao mesmo tempo. >presencial - todos precisam estar no mesmo lugar >distribuído - cada um pode estar em um lugar diferente >formação de grupos ad-hoc - esse editor de texto >requer grupos pré-definidos - exemplo são as classes de uma escola