INSTITITUTO DE FÍSICA DA USP
G U I A 00
GUIA DE ESTUDO |
SEMANA 23fev-04jul |
'CHATs' - |
Sistema |
Pré-requisitos
a. o conteúdo de Física II (4300112)
b. ter cursado uma vez, no curso presencial, FísicaIII (4300211), com frequência
c. noções de números complexos
d. noções de equações diferenciais
Informações gerais
MOODLE
Os alunos matriculados em 4300211 -
turma web via MOODLE do STOA -
(o endereço da página da disciplina é
http://disciplinas.stoa.usp.br/)
deverão estar cadastrados no MOODLE do STOA,
isto é, ter cadastro no STOA e, dentro dele, possuir
também cadastro no MOODLE, com senha única em
ambos os sistemas. (Se você não sabe fazer acesso
ao STOA e MOODLE, veja o link
http://disciplinas.stoa.usp.br/. )
Então você poderá entrar no MOODLE, fornecendo login e
senha. O MOODLE lê informações dos sistemas administrativos
educacionais da USP (Júpiter e Janos), isto é, de posse do
seu número USP, ele já reconhece se está matriculado (ou,
ao menos, inscrito) em 4300211 - Física III, na web-turma
2015101. Estando ao menos inscrito, o sistema o coloca na
nossa disciplina.
Entrando no sistema em Meus Ambientes,
clique em
4300211 - Física III - 2015/1
Docente: José Luciano M Duarte .
Na página da disciplina, há duas colunas.
Na primeira coluna à esquerda, há
informações de configuração e
navegação na disciplina.
Na coluna seguinte são as seções do
curso.
SEÇÕES DO CURSO: bloco geral
A primeira é o bloco geral,
sempre visível.
Corresponde ao que estará sempre às mãos
do estudante, em qualquer momento do curso.
FÓRUM
15f3 00.00 ENTRE ESTUDANTES e
15f3 00.ge ENTRE ESTUDANTES: GRUPO DE ESTUDOS
são dois fóruns para serem utilizados somente
pelos estudantes. O primeiro tem três tópicos:
• desabafo por ser um curso muito trabalhado,
• conversa mais descontraída e
• conversa mais séria.
O segundo surgiu com uma turma que quis montar grupos de estudo
virtuais, no interior da disciplina. Tem dois tópicos:
• para organizar os grupos de estudo e
• para os estudantes realizarem os estudos em grupo
virtual.
E ainda
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA
que será utilizado no final do curso, quando
vocês já tiverem vivência com a disciplina
e puderem exercer a crítica ao webcurso.
Tornar-se-á visível em meados de junho 2015.
Este GUIA 00
O guia 00 é ainda de
informações úteis do curso.
No arquivo guia 00, encontram-se
informações gerais do curso. Será uma
referência na disciplina. Frequentemente,
perguntas desatentas sobre o funcionamento da disciplina
encontram-se as respondidas ou têm
indicações de solução.
agenda é a lista das atividades desta
disciplina, organizadas em datas de ocorrência.
É um cronograma da disciplina. (Observe que,
antes do primeiro dia de aula, já estão
programadas todas as atividades até
o último dia de aula.)
Em Nossa visão da disciplina está um
manifesto web-pedagógico, escrito em 2001 pela
então monitora. Com as principais características
pedagógicas deste curso "diferente".
Em Benvindos às disciplina de Física III
e Física IV
está uma explicação mais atualizada
das atividades da disciplina, escrito 2012 pela
então monitora. Estes dois escritos tiveram,
na sua redação, preocupação
de deixar claro o fluxo de atividades e
informações.
Percebam que, por terem sido escritos por monitor do
curso, vai direto aos pontos importantes para o aluno.
Benvindos... teve que ser atualizado em 2013,
com a introdução do MOODLE como plataforma
de EaD.
Como já focalizado, as atividades desta disciplina
estão previstas na agenda (um 'link' no guia00).
Antes do início da disciplina, você
deve ter recebido um arquivo-texto como mensagem de
boas vindas.
Se você quiser revê-lo, clique aqui.
A partir de ano anterior, todos os alunos de graduação receberam endereço de email @usp.br e, portanto, esse será o endereço preferencial com que o curso se contactará com você. Na realidade, o MOODLE utiliza o email cadastrado no Jupiter.
Página principal
Na página da disciplina no MOODLE,
você está diante da estrutura modular da
disciplina. São seções nomeadas por
guiann. Dentro do guia há todas
as atividades necessárias para a aprendizagem nessa
disciplina.
Há o guia nn, propriamente dito, com todas
as atividades necessárias a serem desenvolvidas,
relativas ao assunto referente ao guia e também as que
ocorrerão na semana em foco.
Semanas do curso
Os guias de estudo em Física III levam o número
da semana do webcurso de 4300211. Estas são,
então, numeradas da seguinte maneira: 00.01; 00.02; 01
até 10; 10+. As semanas iniciais têm
os números 00.[semana do chat-treino], sendo 00 a
indicação de que estamos nas atividades-treino
da disciplina. O primeiro guia tem o número 00.02 pois
se refere às discussões que ocorrerão na
segunda semana de chat-treino. Os guias de dois dígitos
referem-se a assuntos de Física.
Há a Lista de Exercícios
(veja abaixo) que está localizada como link
no próprio guia.
Há os chats referentes ao assunto do guia.
(veja mais abaixo).
Por fim, há o fórum,
com seus tópicos também referentes ao assunto do
guia. (veja mais abaixo ainda).
Você verá, ao longo da disciplina, que cada assunto
leva três semanas para ser trabalhado, por isso muitas
vezes teremos que coordenar mais de um assunto na mesma semana.
Estas três semanas correspondem a
(a) leitura do e-texto FÍSICA 3,
(b) conversa em chat sobre as leituras e
(c) comentário da sistematização dos chats
correspondentes, respectivamente.
Cada guia está dentro de um box, todos eles
arranjados verticalmente. O box que estiver na
semana de leitura, ficará evidenciado com a coloração cinza.
Sub-itens do Guia 00: Agenda, "Nossa Visão da Disciplina" e "Benvindos"
AQUI no guia00 três há
três links:
agenda,
Nossa Visão da
Disciplina e Benvindos.
Em agenda, encontra-se a nossa
sugestão de um ritmo de estudo, que será seguida
nos chats e nas provas.
E Nossa Visão da
Disciplina é um manifesto, escrito no
segundo semestre de 2001 pela então monitora da
disciplina. Ele esclarece o sentido de termos que
trabalhar muito intensamente em um webcurso.
Por fim, em Benvindos
você encontrará a explicação, pela
monitora de 2012, das atividades correntes da disciplina.
Todos estes itens são estes links acima.
É importante ter em mente, desde o início do
curso, que este webcurso é muito trabalhado, quer
dizer, acreditamos que, para cumprir o objetivo a que se
propõe, uma disciplina a distância precisa
suprir a falta presencial do professor com muito trabalho
dos alunos, orientado pelo professor a distância.
Mas a intensa rede de atividades semanais tem a entrega
concentrada, a pedido de estudantes de turmas anteriores,
em dois dias. Às segundas feiras, Listas de
Exercícios e os comentários à
sistematização. A resposta da PT-F, no
Fórum, será nas sextas feiras, o que
possibilita ao professor usar o fim de semana para
comentá-la e se preparar para a conversa em chat.
Docente responsável e monitor
Esta disciplina está sob a responsabilidade do docente José Luciano Miranda Duarte, do Departamento de Física Nuclear, que realiza o estudo experimental da estrutura de núcleos de massa intermediária, utilizando como pontas de prova a transferência e o espalhamento inelástico de poucos núcleons. Este curso contará neste semestre com a monitora, Camila de Conti, aluna de doutorado em Física das Partículas Elementares, com o tema do trabalho Pppppppppp dd uu nnnn ccccccccccc eletromagnético pppp o eeeeeeeeeee ALICE-LHC e interessada na educação a distância. A Camila terá uma participação importante na avaliação dos exercícios que vocês produzirem, nas ocorrências dos chats, nas sistematizações destes, participação também no Forum (veja mais abaixo) e em atividades de discussão presencial da resolução de exercícios propostos nas Listas de Exercícios. A utilização de monitora, aluna de doutorado, favorece discussão mais próxima de vocês, sem perder a profundidade necessária.
Texto e critério de aprovação
O curso basear-se-á no e-texto "FÍSICA 3", presente no Bloco GERAL, no arquivo "FISICA3.pdf". O curso terá como atividades: a leitura de "FÍSICA 3", a resolução das questões propostas como Listas de Exercícios (que valerão nota), a participação nas discussões nos chats (que será explicada mais abaixo), a participação nas discussões no Forum (veja também mais abaixo) e as avaliações (provas) em número de três. A presença nos chats (bate-papos, via teclado) será contabilizada como parte importante da frequência da disciplina (F), com o critério
,
onde c é a freqüência aos chats e p é a freqüência às provas. Aqui, esclareço que para ter presença a um chat não é suficiente estar na sala do chat. É NECESSÁRIA A PRESENÇA COM CONTEÚDO, isto é, é necessário que o aluno contribua para o entendimento da turma, no assunto da semana.
O critério de aprovação será
onde N é a nota final na disciplina, P é a média das três provas (P1, P2 e P3 são as notas de cada uma das provas), L é a média das Listas de Exercícios, C é a nota das atividades do chat, inclui a participação ativa nos chats e as respostas às perguntas-temas (veja adiante), S.F é a nota das considerações (os comentários) sobre as sistematizações, feitas no Forum, e Fo é a nota das atividades no Forum (veja também abaixo). P, L, C, S.F e Fo são notas valendo, no máximo, 10,0 (dez). E N ≥ 5,0 para aprovação (com F ≥ 70%). O critério de arredondamento utilizado nesta disciplina é que, na prática, N ≥ 4,85.
Atenção! Fazer só as provas não possibilita a que o aluno seja aprovado pois a média das provas vale, no máximo, 4,5 na nota final.
Datas das provas
As provas serão nos dias
15/abr P1 (quarta); 13/mai P2 (quarta);
17/jun P3 (quarta) e 24/jun TOT (quarta)
Das quatro provas presenciais, a TOT, com toda
a matéria, é obrigatória e,
das três provas parciais, serão consideradas as
duas melhores notas.
A minha sugestão é que vocês se preparem
para ter boas notas nas duas primeiras e
façam a TOT. Se precisarem substituir uma das
duas primeiras, então utilizem a P3 para isso.
As provas presenciais, seguindo a tradição da
disciplina, serão com consulta e conversa. A saber,
o aluno poderá trazer individualmente, para a sala onde
ocorrerá a prova, livros e anotações que
deverão permanecer junto ao próprio material e
não será permitido o empréstimo a colegas.
Nos primeiros vinte minutos de prova, o aluno tomará
conhecimento do conteúdo da prova e já
começará a encaminhar a resolução.
Aos vinte minutos de prova, os alunos poderão
levantar-se das carteiras e se dirigir à lousa para
trocar idéias a respeito das soluções
encaminhadas. Não será permitido que o aluno
carregue qualquer tipo de anotação em qualquer
momento da troca de idéias, mas os alunos
poderão utilizar giz na lousa para dar
sustentação aos seus argumentos. Terminados
esses vinte minutos subseqüentes, cada aluno
retornará à sua carteira, trazendo na
memória a discussão, e solitariamente
escreverá a resolução da prova.
No regresso dos alunos às suas carteiras, o professor
apagará a lousa.
O horário das provas consta explicitamente do
horário da disciplina no Jupiter, não podendo ser
desculpa a coincidência de horário com qualquer
outra disciplina. Nesse semestre, as provas, sempre numa
quarta-feira no período regular, serão na sala
209 da Ala Central do Edifício Principal, às
19h10-20h50.
Nas semanas de prova não haverá chats.
Haverá também uma prova de
recuperação, com toda a matéria, no dia
16 jul 2015 REC (CUIDADO!
essa data é quinta), para quem precisar.
Conteúdos das provas
P1 abrangerá
universo físico e Eletromagnetismo, condutores e
isolantes, densidade de carga, carga e campo elétricos,
Lei de Coulomb e Lei de Gauss;
correspondendo a guias 01-03 e aulas 01-15;
P2 englobará forças
conservativas, potencial elétrico, densidade de
energia elétrica, gradiente, divergente, rotacional,
metais e baterias, Lei de Ohm;
correspondendo a guias 04-06 e aulas 16-28;
P3 incluirá
Lei de Biot-Savart, força de Lorentz, Lei de Faraday,
auto-indutância, densidade de energia magnética,
corrente de deslocamento;
correspondendo a guias 07-10 e aulas 29-40.
As Listas de Exercícios
Nas Listas de exercícios (nos links
Listann de cada guiann) estão elencadas
todas as questões presentes nas aulas correspondentes. Mas,
no início de cada lista, há a sugestão de uma seleção de
problemas, sendo a numeração x.mm (x é o número do
capítulo de "FÍSICA 3" em que aparecem e mm é
o número da questão neste capítulo).
Exceção feita às Listas 05 e 06 que não estão em "FÍSICA 3",
mas há links para elas.
A Lista 07 não existe.
Como escrito acima, a entrega, sempre numa segunda até
as 23h55, poderá ser em qualquer das duas formas
aceitas na disciplina.
Entrega
As Listas de Exercícios poderão ser entregues, no prazo estipulado, de duas formas : (a) anexando um arquivo msword, pdf ou texto (.doc, .pdf ou .txt, respectivamente) em mensagem para a monitora camila2.conti@usp.br ou (b) em papel, devendo ser deixadas no escaninho 08 [2015/1 Disciplina WEB 4300211 Física III prof. Luciano], na portaria do Laboratório Pelletron, Edifício Oscar Sala.
e-texto "FÍSICA 3"
Como já escrito, o e-texto
"FÍSICA 3" está no Bloco
GERAL, no arquivo "FISICA3.pdf".
Em FÍSICA 3 estarão as questões propostas como
Listas de exercícios. Como escrito acima, as Listas 05 e
06 não estão em FÍSICA 3, mas estão nos links
Listann.
FÍSICA 3 é parte de nosso curso e nossas atividades
basear-se-ão em seu conteúdo.
Chat (Bate-Papo)
Está prevista como atividade do curso um "bate-papo" pelo computador entre os alunos, o professor e a monitora. Os horários do "bate-papo" vão ser dois por semana: nas quartas, às 12h00, e nas quintas, às 18h00. Estes chats têm a duração de uma hora.
No MOODLE pode-se criar uma sala de
chat por sessão e alojá-las no
tópico do assunto a que se referem. É assim que
está feito.
O link do chat, no módulo correspondente,
tornar-se-á operante 15 minutos antes do horário
da sessão.
Clicar no link da sessão do chat e na
tela seguinte, clique novamente para
Entrar no chat agora.
Você está no chat.
Etapas no chat
Os chats acontecerão em
cinco etapas.
(a) Com a antecedência de uma semana,
estarão propostas algumas perguntas-temas.
[Mais abaixo você verá um exemplo de
perguntas-temas que têm ocorrido no curso de
Física III (Web).]
(b) Os alunos podem produzir um pequeno texto de
umas cinco linhas (dez, no máximo) onde
deverão estar realçadas as dúvidas,
preocupações e idéias a respeito das
perguntas. São as contribuições de cada
aluno às conversas em chats. Quero dizer, cada
aluno deve procurar ler as aulas da semana na perspectiva do
entendimento das perguntas-tema e pode deixar isso registrado,
na forma de dúvidas, preocupações e
idéias que as perguntas sugerem. É, no entanto,
imprescindível que o aluno responda no fórum, no assunto
15f3-nnPT-F, a pergunta-tema para o fórum,
pois sua resposta à PT-F é um dos itens avaliados na
disciplina.
(c) Então, passaremos à conversa
eletrônica, com o professor e a monitora.
(d) Terminados os chats da semana,
estes serão sistematizados em um pequeno texto
que será disponibilizado ao aluno em um link
Sistematização nnS.F,
presente no 15f3guiann.
(e) Lida a sistematização, é
esperado que o aluno selecione um (ou mais) aspecto(s),
focalizado(s) no texto, e escreva, no Forum,
no assunto nnS.F, um comentário, isto é,
as suas considerações.
Regras de etiqueta no chat
Para as conversas em chats são necessárias algumas 'regras de etiqueta' a fim de que possamos aproveitar, todos juntos, o tempo disponível. Se deixarmos as conversas em chat fluirem naturalmente, percebemos que há grande ansiedade de expormos o nosso entendimento, ou pontos de vista ou dúvida e, por isso, fica certa balbúrdia. Por exemplo, não se deve escrever algo só porque veio à cabeça, ou melhor, pode-se escrever mas enviar só quando tiver a sensação de que é relevante. O tráfego de informação no chat também irá se beneficiar com isso.
Veja os logs dos chats
É fortemente sugerido ao aluno
que ele consulte o log dos chats,
isto é, o registro escrito dos chats pois
se pode rever com mais vagar os diálogos,
perceber aspectos que durante o chat ficaram
desapercebidos, enfim, aproveitar as conversas em
chat mais plenamente.
Quando você clica no link do chat, nova tela apresenta
três links e, ao clicar no último,
Ver sessões encerradas
depois de selecionar a sessão do chat, você estará diante do log do chat.
Avaliação no Fórum e no Chat
A participação no Forum será avaliada, especificamente a manifestação no Forum suscitada pela (PT-F), compondo também a nota Fo que valerá um ponto e meio na nota final. As considerações, motivadas pelas sistematizações e também feitas no Forum, indicada por S.F, e também valerão um ponto e meio na nota final. As atividades de "bate-papo", chats, serão avaliadas pela nota C, especificamente, a freqüência e participação com conteúdo nas conversas em chats. A nota C contribui com, no máximo, um ponto da nota final.
Exemplo de perguntas-temas do assuntos...
Um exemplo:
As perguntas-temas para nossa discussão nos chats já foram e tornarão a ser, em algum momento deste curso:
(PT-F) Qual é o significado físico da densidade de energia elétrica? |
E qual é a "realidade" de dU/dV=(1/2) εo E·E? |
Os teoremas de Gauss e de Stokes têm significados físicos ou são apenas teoremas matemáticos? |
Como entender a corrente elétrica: como o movimento de um fluido carregado eletricamente ou como o movimento individual de partículas carregadas? |
O que nos diz a Lei de Ohm além de que as cargas em movimento no interior de um condutor dissipam energia? |
Fórum
Outra atividade de que deveremos
participar é a discussão de alguns temas que
serão propostos no Forum, que é
um grupo de discussão eletrônico em que
os temas (os assuntos) envolvem conceitos que merecem ser
conversados conforme vão aparecendo no curso.
Porisso o tópico correspondente só vai
aparecer quando aparecer o correspondente módulo da
disciplina.
A partir de semestre anterior, os fóruns estarão
alojados em cada um dos assuntos do guia. Eles vão
aparecer na semana em que o guia ficar visível.
Manter o Forum junto com o Chat é
interessante pois uma série de atividades, em que
é necessária maior calma para refletir,
é possível de ser focalizada no fórum.
O Guia de Estudos da semana proporá
uma questão específica que
deverá ser respondida até a sexta-feira,
no Forum, indicada por (PT-F), e a partir da
resposta do aluno poderá 'rolar' uma discussão.
Portanto fiquem atentos às manifestações
dos colegas também. O Forum é
constituído de assuntos. Um para cada guia de estudos
e, no assunto do guia nn, há
tópicos (veja logo abaixo). Dentro desses
tópicos há uma mensagem inicial que vocês
devem responder com a manifestação apropriada
(PT-F, S.F, dúvida ou comentário).
No fórum, sempre se responde a uma questão.
Fique esperto para responder a questão proposta no guia,
sempre com a imagem dos olhos do professor. (Imagine-o dizendo:
"Tô de olho em você!") Cuidado que tem sido
frequente aluno que responde ao comentário de um colega
com o conteúdo da resposta ao professor. Vocês
podem e seria sempre bom que vocês comentem a
reflexão do colega, mas responder ao professor no
espaço de um colega é desrespeito ao colega e
NÃO GARANTE A CONTABILIZAÇÃO DA RESPOSTA
À DISCIPLINA. Portanto fiquem atentos.
Cada mensagem (de qualquer um, aluno ou professor) no
Forum poderá ser comentada (também por
qualquer aluno). O tópico continuará ativo
até o fim do semestre.
Será importante que vocês voltem a olhar o
tópico, no decorrer do semestre, conforme vocês
tenham amadurecido alguma idéia. E voltem a refletir
a respeito, deixando a nova reflexão registrada.
Os tópicos do Forum porisso não têm
prazo, exceto as nnPT-F que perdem o sentido depois de
ocorrida a conversa em chat e serão fechados,
para a entrega de mensagens, na segunda seguinte, ficando,
no entanto, possível ler as mensagens que lá
estão.
Os tópicos no Forum
são nomeados da seguinte forma. Os tópicos de
nossa disciplina são iniciados por 15f3
significando que são assuntos de Física III
em 2015. Em seguida, leva o número nn do
guia a que se referem. Para cada guia, são quatro
tópicos:
15f3 nn assunto da semana
15f3 nn chat xxyy
15f3 nn PT-F
15f3 nn S.F
O primeiro tópico 15f3 nn assunto da
semana é para registrar reflexões,
simplesmente ocorridas durante o estudo do assunto. Existem
algumas questões para auxiliá-los como 'guias
de reflexão' mas o registro de vocês é
livre. As contribuições que vocês
propuserem nesse tópico serão comentadas.
O segundo tópico 15f3 nn chat xxyy
serve para registrar alguma dúvida que surgiu durante
o chat, ou motivado por ele, ( de número entre
xx e yy ) ou registrar o que teve vontade de
falar mas o assunto correu no próprio chat e
não deu tempo.
O terceiro tópico 15f3 nn PT-F é
o lugar de deixar, até sexta, às 23h55,
a resposta à pergunta-tema para o Forum.
(Será avaliado!)
O último tópico 15f3 nn S.F
é o lugar de escrever um comentário a respeito
da sistematização nnS.F. Entre os
assuntos focalizados na sistematização é
para escolher um (ou mais) item(ns), que achou
mais importante ou interessante ou simplesmente o(s) de que
mais gostou, e fazer um comentário.
(Será avaliado!)
Os tópicos do Fórum têm data de
início mas eles ficam ativos até o fim do
semestre. É para vocês, quando tiverem aprendido
mais alguma coisa e amadurecido algum conceito, reverem o que
escreveram e, se quiserem, refazerem a reflexão e
deixar registrada.
Os únicos tópicos com prazo são os PT-F
pois são de preparação para as conversas
em chat e perdem o sentido se colocados sem dar tempo
para o professor se preparar para as conversas.
Notas de participação e
Fóruns especiais só para estudantes
A participação será
avaliada em termos de freqüência e
do conteúdo apresentado (interesse e envolvimento).
Haverá duas notas relativas à
participação no Fórum: uma
relacionada à participação nos assuntos
motivados pelos guias e da (PT-F), indicada por
Fo, que valerá um ponto e meio na nota final,
e outra relacionada às contribuições
motivadas pelas sistematizações, indicada por
S.F, também valendo um ponto e meio na
nota final.
Haverá também três tópicos
especiais para estudantes.
Estes tópicos serão destinados para
os estudantes e só serão utilizados por eles,
porisso não têm estrutura prédefinida e
nem uma mensagem inicial (de abertura da discussão)
como os demais. É um espaço para vocês,
estudantes, trocarem alguma idéia e se relacionarem.
Faria o papel do 'papo de corredor' virtual.
Estes Fóruns só para estudantes
estão no Bloco GERAL.
No início do curso, estão abertos os guias, do 00.01 ao 02. Os demais aparecerão conforme forem se tornando necessários. (Vejam na agenda quando isso será...)
Atendimento pessoal com a monitora
Neste semestre, a monitora se propõe a
discutir/elucidar dúvidas a respeito de problemas das
Listas de Exercícios, através de email
e talvez presencialmente ...conversem com ela...
Para isso também vocês precisam se preparar pois
a monitora está instruída para discutir
questões claramente formuladas e já lidas e
pensadas. Não vale dúvida do tipo: "Li
tudo e não entendi nada!" que deveria ser
substituída por "Do que li, esse ponto
não ficou claro porque se for assim então ... e
se for assado teríamos aquilo ... Como devo considerar?"
A monitora está preparada para discutir a
resolução de alguns exercícios das Listas.
Ela está instruída a não resolver
o problema por vocês: ela focalizará pontos
duvidosos, indicará como solucioná-los, mas a
tarefa de resolução é essencialmente
de vocês, estudantes.
A comunicação oficial neste curso
O meio preferencial para a comunicação entre os participantes deste curso será o e-mail. O professor utiliza o endereço jlduarte@if.usp.br, a monitora recebe as mensagens em camila2.conti@usp.br. Os alunos precisam para frequentar este curso, além de matricular-se, enviar uma mensagem eletrônica para jlduarte@if.usp.br, fornecendo o seu nome inteiro, o número-USP e o próprio endereço de e-mail para que o professor possa confirmar que a comunicação será eficaz neste curso.
Ao longo do curso, a qualquer momento, o aluno pode enviar uma pergunta, propor alguma questão em dúvida, seja sobre o conteúdo da disciplina seja sobre o funcionamento do curso. O professor responderá em, no máximo, dois dias.
É importante ter em mente, desde o início do curso, que este webcurso é muito trabalhado, quer dizer, acreditamos que, para cumprir o objetivo a que se propõe, uma disciplina a distância precisa suprir a falta presencial do professor com muito trabalho orientado, pelo professor a distância. Mas a intensa rede de atividades semanais tem a entrega concentrada, a pedido dos estudantes de turmas anteriores, em dois dias. Às segundas feiras, Listas de Exercícios e comentários à sistematização e a resposta da PT-F, no Fórum será nas sextas feiras que possibilita ao professor usar o fim de semana para comentá-la e se preparar para a conversa em chat.
JOSÉ LUCIANO MIRANDA
DUARTE
fev2015
Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial deste
site.