INSTITITUTO DE FÍSICA DA USP
4302212 - Física IV (turma Web)
1o semestre de 2017

 

 

G U I A 00

 

GUIA DE ESTUDO
 
O NOSSO CURSO
NA DISCIPLINA 4302212
via MOODLE

SEMANA

06mar-08jul
o semestre

'CHATs'

-

Sistema
tização


-

 

Pré-requisitos

a. o conteúdo de Física II (4300112)

b. ter cursado uma vez, no curso presencial, FísicaIV (4302212), com frequência

c. noções de números complexos

d. noções de equações diferenciais

 

Informações gerais

 

MOODLE

Os alunos da USP matriculados em 4302212 - turma web via MOODLE do STOA - (o endereço da página da disciplina é http://edisciplinas.usp.br/) utilizarão a Senha Única da USP para fazer acesso. Na página da disciplina, clique em [ACESSO SENHA USP] ou no box DISCIPLINAS DA USP, clique [ACESSO]. Em Nova Tela, escolha
4302212 - Física IV - WEBreof - 2017/1
Docente: jlmd (psor)j luciano m duarte .

Na página da disciplina, há duas colunas.
Na primeira coluna à esquerda, há informações de configuração e navegação na disciplina.
Na coluna seguinte são as seções do curso.

SEÇÕES DO CURSO: seção GERAL

17f4 guia 00     é acesso mais rápido ao Guia00, referência de nossa disciplina, arquivo de informações gerais da disciplina;
17f4 agenda     onde se encontra uma lista de todas as atividades da turma, organizadas em data de ocorrência.

SALA GERAL do CHAT (livre)
poderá ser usada por quaisquer estudantes que combinarem horário, para conversa instantânea.

FÓRUM

17f4 00.00 ENTRE ESTUDANTES e
17f4 00.ge ENTRE ESTUDANTES: GRUPO DE ESTUDOS
são dois fóruns para serem utilizados somente pelos estudantes. O primeiro tem três tópicos:
• desabafo por ser um curso muito trabalhado,
• conversa mais descontraída e
• conversa mais séria.
O segundo surgiu com turma anterior que quis montar grupos de estudos virtuais, no interior da disciplina. Tem dois tópicos:
• para organizar os grupos de estudos e
• para os estrudantes realizarem os estudos em grupo virtual.

E ainda
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA
que será utilizado no final do curso, quando vocês já tiverem vivência com a disciplina e puderem exercer a crítica ao webcurso.

Está também no "Bloco GERAL" o e-texto "FÍSICA 4", nosso texto de referência para o assunto da disciplina.

Este GUIA 00

O guia 00 é ainda de informações úteis do curso.

No arquivo guia 00, encontram-se informações gerais do curso. Será uma referência na organização pegagógica da disciplina. Frequentemente, perguntas desatentas sobre o funcionamento da disciplina encontram-se as respondidas ou têm indicações de solução.

agenda é a lista das atividades desta disciplina, organizadas em datas de ocorrência. É um cronograma da disciplina. (Observe que, antes do primeiro dia de aula, já estão programadas todas as atividades até o último dia de aula.)

Em Nossa visão da disciplina está um manifesto web-pedagógico, escrito em 2001 pela então monitora.

Em Benvindos às disciplina de Física III e Física IV está uma explicação mais atualizada das atividades da disciplina, escrito 2012 pela então monitora. Estes dois escritos tiveram, na sua redação, preocupação de deixar claro o fluxo de atividades e informações. Percebam que, por terem sido escritos por monitor do curso, vai direto aos pontos importantes para o aluno. Benvindos... teve que ser atualizado em 2013, com a introdução do MOODLE como plataforma de EaD.

Como já focalizado, as atividades desta disciplina estão previstas na agenda (um 'link' no guia00).

Antes do início da disciplina, você deve ter recebido um arquivo-texto como mensagem de boas vindas.
Se você quiser revê-lo, clique aqui.

A partir de ano anterior, todos os alunos de graduação receberam endereço de email @usp.br e, portanto, esse será o endereço preferencial com que o curso se contactará com você. Na realidade, o MOODLE utiliza o email cadastrado no Jupiter.

Página principal

Na página da disciplina no MOODLE, você está diante da estrutura modular da disciplina. São seções nomeadas por guiann. Dentro do guia há todas as atividades necessárias para o aprendizado.
Há o guia nn, propriamente dito, com todas as atividades necessárias a serem desenvolvidas, relativas ao assunto referente ao guia e também as que ocorrerão na semana em foco.

Semanas do curso
Os guias de estudo em Física IV levam o número da semana do webcurso de 4302212. Estas são, então, numeradas da seguinte maneira: 00.01; 00.02; 01 até 10; 10+. As semanas iniciais têm os números 00.[semana do chat-treino], sendo 00 a indicação de que estamos nas atividades-treino da disciplina. O primeiro guia tem o número 00.02 pois se refere às discussões que ocorrerão na segunda semana de chat-treino. Os guias de dois dígitos referem-se a assuntos de Física.

Há a Lista de Exercícios (veja abaixo) que está localizada como link no próprio guia.
Há os chats referentes ao assunto do guia. (veja mais abaixo).
Por fim, há o fórum, com seus tópicos também referentes ao assunto do guia. (veja mais abaixo ainda).
Você verá, ao longo da disciplina, que cada assunto leva três semanas para ser trabalhado, por isso quase sempre teremos que coordenar mais de um assunto na mesma semana.

Estas três semanas correspondem a    (a) leitura das Notas de Aula,    (b) conversa em chat sobre as leituras e    (c) comentário da sistematização dos chats correspondentes, respectivamente. Cada guia está dentro de um box, todos eles arranjados verticalmente. O box que estiver na semana de leitura, ficará em cor acinzentada.

 

Sub-itens do Guia 00: Agenda, "Nossa Visão da Disciplina" e "Benvindos"

Neste guia00 três há três links: agenda, Nossa Visão da Disciplina e Benvindos.
Em agenda, encontra-se a nossa sugestão de um ritmo de estudo, que será seguida nos chats, no assunto PT-F do Fórum e nas provas.
E Nossa Visão da Disciplina é um manifesto, escrito no segundo semestre de 2001 pela então monitora da disciplina. Ele esclarece o sentido de termos que trabalhar muito intensamente em um webcurso.
Esta disciplina veio tendo, a cada semestre, atualizações para melhor se adequar ao que se propõe, sempre ouvindo os alunos que viveram o curso.
Por fim, em Benvindos você encontrará a explicação, pela monitora de 2012, das atividades correntes da disciplina.
Todos este itens são estes links acima.
É importante ter em mente, desde o início do curso, que este webcurso é muito trabalhado, quer dizer, acreditamos que, para cumprir o objetivo a que se propõe, uma disciplina a distância precisa suprir a falta presencial do professor com muito trabalho dos alunos, orientado pelo professor a distância. Mas a intensa rede de atividades semanais tem a entrega concentrada, a pedido dos estudantes de turmas anteriores, em dois dias. Às segundas feiras Listas de Exercícios e os comentários à sistematização. A resposta da PT-F, no Fórum, será nas sextas feiras, o que possibilita ao professor usar o fim de semana para comentá-la e se preparar para a conversa em chat, na semana seguinte.

Docente responsável e monitora

Esta disciplina está sob a responsabilidade do docente José Luciano Miranda Duarte, do Departamento de Física Nuclear, que realiza o estudo experimental da estrutura de núcleos de massa intermediária, utilizando como pontas de prova a transferência e o espalhamento inelástico de poucos núcleons. Este curso contará neste semestre com a monitora, Natasha Fioretto Aguero, aluna de mestrado em Física Aplicada com aceleradores, com o tema do trabalho "Estudo de processos de degradação de pigmentos de coloração azul e amarelo" e interessada na educação a distância. A Natasha terá uma participação importante na avaliação dos exercícios que vocês produzirem, nas ocorrências dos chats, nas sistematizações destes, participação também no Forum (veja mais abaixo) e em atividades de discussão presencial da resolução de exercícios propostos nas Listas de Exercícios.
A utilização de monitor, aluno de mestrado, favorece discussão mais próxima de vocês, com a possibilidade de uma interação mais aprofundada.

Texto e critério de aprovação

O curso terá como atividades: a leitura de "FÍSICA 4", um link na seção Bloco GERAL da página da disciplina, a resolução das questões propostas como Listas de Exercícios (que valerão nota), a participação nas discussões nos chats (que será explicada mais abaixo), a participação nas discussões no Forum (veja também mais abaixo) e as avaliações (provas) em número de quatro. A presença nos chats (bate-papo, via teclado) será contabilizada como parte importante da frequência da disciplina (F), com o critério

,

onde c é a frequência aos chats e p é a frequência às provas. Aqui, esclareço que para ter presença a um chat não é suficiente estar na sala do chat. É NECESSÁRIA A PARTICIPAÇÃO COM CONTEÚDO, isto é, é necessário que o aluno contribua para o entendimento da turma, no assunto da semana.

O critério de aprovação será

N = 0,15 * (P'1' + P'2' + PTOT + Fo + S·F + L) + 0,10 * C,

onde N é a nota final na disciplina, P'1', P'2' e PTOT são as notas de cada uma das provas que contarão (ou melhor, P'1' e P'2' são as melhores notas das três primeiras provas parciais e a da PTOT contará sempre), L é a média das Listas de Exercícios, C é a nota das atividades do chat, inclui a participação ativa nos chats e as respostas às perguntas-temas (veja adiante), S·F é a nota das considerações (os comentários) sobre as sistematizações, feitas no Forum, e Fo é a nota das atividades no Forum (veja também abaixo). Pj, L, C, S.F e Fo são notas valendo, no máximo, 10,0 (dez). E N ≥ 5,0 para aprovação (com F ≥ 70%). O critério de arredondamento utilizado nesta disciplina é que, na prática, N ≥ 4,85.

ATENÇÃO! Fazer só as provas não possibilita a que o aluno seja aprovado pois a média das provas vale, no máximo, 4,5 na nota final.

Datas das provas

As provas serão nos dias 03mai P1 (quarta); 31mai P2 (quarta); 28jun P3 (quarta) e 05jul TOT (quarta)

Das quatro provas presenciais, a TOT, com toda a matéria, é obrigatória e, das três provas parciais, serão consideradas as duas melhores notas. A minha sugestão é que vocês se preparem para ter boas notas nas duas primeiras e façam a TOT. Se precisarem substituir uma das duas primeiras, então utilizem a P3 para isso.
As provas presenciais, seguindo a tradição da disciplina, serão com consulta e conversa. A saber, o aluno poderá trazer individualmente, para a sala onde ocorrerá a prova, livros e anotações que deverão permanecer junto ao próprio material e não será permitido o empréstimo a colegas.
Nos primeiros vinte minutos de prova, o aluno tomará conhecimento do conteúdo da prova e já começará a encaminhar a resolução. Aos vinte minutos de prova, os alunos poderão levantar-se das carteiras e se dirigir à lousa para trocar idéias a respeito das soluções encaminhadas. Não será permitido que o aluno carregue qualquer tipo de anotação em qualquer momento da troca de idéias, mas os alunos poderão utilizar giz na lousa para dar sustentação aos seus argumentos. Terminados esses vinte minutos subsequentes, cada aluno retornará à sua carteira, trazendo na memória a discussão, e solitariamente escreverá a resolução da prova. No regresso dos alunos às suas carteiras, o professor apagará a lousa.
O horário das provas consta explicitamente do horário da disciplina no Jupiter, não podendo ser desculpa a coincidência de horário com qualquer outra disciplina. Nesse semestre, as provas, sempre numa quarta-feira no período regular, serão na sala 213 da Ala Central do Edifício Principal, às 19h10-20h50.
Nas semanas de prova não haverá chats.
Haverá também uma prova de recuperação, com toda a matéria, no dia 27jul REC (CUIDADO! essa data é quinta), para quem precisar.

Conteúdos das provas

P1 abrangerá circuitos de corrente contínua e alternada, linhas de transmissão e ondas eletromagnéticas no vácuo;
correspondendo a guias 01-03 e aulas 01-13;

P2 englobará interferência e difração; relatividade: princípios, transformações de Lorentz e transformações de E e B;
correspondendo a guias 04-07 e aulas 14-26;

P3 incluirá radiação, campos na matéria e ondas em meios materiais,
correspondendo a guias 08-10 e aulas 27-40.

 

As Listas de Exercícios

Nas Listas de exercícios (nos links Listann) estão elencadas todas as questões presentes nas aulas correspondentes. Mas, no início de cada lista, há a sugestão de uma seleção de problemas, sendo a numeração x.mm (x é o numero do capítulo (aula) das 'Notas de Aulas' em que aparecem e mm é o número da questão nesta aula). Exceção feita às Listas 05 e 06 que não estão nas Notas de Aulas, mas há links para elas. A Lista 07 não existe.
Como escrito acima, a entrega, sempre numa segunda até as 14h00, poderá ser em qualquer das duas formas aceitas na disciplina.

Entrega

As Listas de Exercícios poderão ser entregues, no prazo estipulado, de duas formas : (a) anexando um arquivo texto (.txt), msword (.doc) ou pdf (.pdf) em mensagem para a monitora natasha.aguero@usp.br ou (b) em papel, devendo ser deixadas no escaninho 08 [2017/1 Disciplina WEB 4302212 Física IV prof. Luciano], na portaria do Laboratório Pelletron, Edifício Oscar Sala.

Texto FÍSICA 4

Estará à disposição dos alunos o e-texto FÍSICA 4 no Bloco GERAL deste site. Em FÍSICA 4, estarão as questões propostas como Listas de Exercícios. Como escrito acima, as Listas 05 e 06 não estão em FÍSICA 4, mas estão nos links Listann. O e-texto FÍSICA 4 é parte de nosso curso e nossas atividades basear-se-ão em seu conteúdo.

Chat (Bate-Papo)

Está prevista como atividade do curso um "bate-papo" pelo computador entre os alunos, o professor e a monitora. Os horários do "bate-papo" vão ser dois por semana: nas quartas, às 12h00, e nas quintas, às 18h00. Estes chats têm a duração de uma hora.

No MOODLE pode-se criar uma sala de chat por sessão e alojá-las na seção do assunto a que se referem. É assim que está feito.
O link do chat, no módulo correspondente, tornar-se-á operante 15 minutos antes do horário da sessão.
Clicar no link da sessão do chat e na tela seguinte, clique novamente para

Entrar no chat agora.

Você está no chat.

Etapas no chat

Os chats acontecerão em cinco etapas.
(a) Com a antecedência de uma semana, estarão propostas algumas perguntas-temas. [Mais abaixo você verá um exemplo de perguntas-temas que têm ocorrido no curso de Física III (Web).]
(b) Os alunos podem produzir um pequeno texto de umas cinco linhas (dez, no máximo) onde deverão estar realçadas as dúvidas, preocupações e idéias a respeito das perguntas. São as contribuições de cada aluno às conversas em chats. Quero dizer, cada aluno deve procurar ler as aulas da semana na perspectiva do entendimento das perguntas-tema e deixar isso registrado, na forma de dúvidas, preocupações e idéias que as perguntas sugerem.
(c) Então, passaremos à conversa eletrônica, com o professor e o monitor.
(d) Terminados os chats da semana, estes serão sistematizados em um pequeno texto que será disponibilizado ao aluno em um link Sistematização nnS.F, presente no 17f4guiann.
(e) Lida a sistematização, é esperado que o aluno selecione um (ou mais) aspecto(s), focalizado(s) no texto, e escreva, no Forum, no assunto nnS.F, um comentário, isto é, as suas considerações.

Regras de etiqueta no chat

Para as conversas em chats são necessárias algumas 'regras de etiqueta' a fim de que possamos aproveitar, todos juntos, o tempo disponível. Se deixarmos as conversas em chat fluirem naturalmente, percebemos que há grande ansiedade de expormos o nosso entendimento, ou pontos de vista ou dúvida e, por isso, fica certa balbúrdia. Por exemplo, não se deve escrever algo só porque veio à cabeça, ou melhor, pode-se escrever mas enviar só quando tiver a sensação de que é relevante. O tráfego de informação no chat também irá se beneficiar com isso.

Veja os logs dos chats

É fortemente sugerido ao aluno que ele consulte o log dos chats, isto é, o registro escrito dos chats pois se pode rever com mais vagar os diálogos, perceber aspectos que durante o chat ficaram desapercebidos, enfim, aproveitar as conversas em chat mais plenamente.
Quando você clica no link do chat, nova tela apresenta três links e, ao clicar no último,

Ver sessões encerradas

depois de selecionar a sessão do chat, você estará diante do log do chat.

Avaliação no Fórum e no Chat

A participação no Forum será avaliada, especificamente a manifestação no Forum suscitada pela (PT-F), compondo também a nota Fo que valerá até um ponto e meio na nota final. As considerações, motivadas pelas sistematizações e também feitas no Forum, avaliadas por S·F, também valerão até um ponto e meio na nota final. As atividades de "bate-papo", chats, serão avaliadas pela nota C, especificamente, a freqüência e participação com conteúdo nas conversas em chats. A nota C contribui com, no máximo, um ponto da nota final.

Exemplo de perguntas-temas do assuntos...

Um exemplo:

As perguntas-temas para nossa discussão nos chats já foram e tornarão a ser, em algum momento do curso de Física III:

(PT-F) Qual é o significado físico da densidade de energia elétrica?

E qual é a "realidade" de dU/dV=(1/2) εo E·E?

Os teoremas de Gauss e de Stokes têm significados físicos ou são apenas teoremas matemáticos?

Como entender a corrente elétrica: como o movimento de um fluido carregado eletricamente ou como o movimento individual de partículas carregadas?

O que nos diz a Lei de Ohm além de que as cargas em movimento no interior de um condutor dissipam energia?

 

Fórum

Outra atividade de que deveremos participar é a discussão de alguns temas que serão propostos no Forum, que é um grupo de discussão eletrônico em que os temas (os assuntos) envolvem conceitos que merecem ser conversados conforme vão aparecendo no curso. Porisso o tópico correspondente só vai aparecer quando aparecer a correspondente seção na disciplina.
A partir de semestre anterior, os fóruns estarão alojados em cada um dos assuntos do guia. Eles vão aparecer na semana em que o guia ficar visível.
Manter o Forum junto com o Chat é interessante pois uma série de atividades, em que é necessária maior calma para refletir, é possível de ser focalizada no fórum. O Guia de Estudos da semana proporá uma questão específica que deverá ser respondida até a sexta-feira, no Forum, indicada por (PT-F), e a partir da resposta do aluno poderá 'rolar' uma discussão. Portanto fiquem atentos às manifestações dos colegas também. O Forum é constituído de assuntos. Um para cada guia de estudos e, no assunto do guia nn, há tópicos (veja logo abaixo). Dentro desses tópicos há uma mensagem inicial que vocês devem responder com a manifestação apropriada (PT-F, S.F, dúvida ou comentário).
No fórum, sempre se responde a uma questão. Fique esperto para responder a questão proposta no guia, sempre com a imagem dos olhos do professor. (Imagine-o dizendo: "Tô de olho em você!") Cuidado que tem sido frequente aluno que responde ao comentário de um colega com o conteúdo da resposta ao professor. Vocês podem e seria sempre bom que vocês comentem a reflexão do colega, mas responder ao professor no espaço de um colega é desrespeito ao colega e NÃO GARANTE A CONTABILIZAÇÃO DA RESPOSTA À DISCIPLINA. Portanto fiquem atentos.
Cada mensagem (de qualquer um, aluno ou professor) no Forum poderá ser comentada (também por qualquer aluno). O tópico continuará ativo até o fim do semestre.
Será importante que vocês voltem a olhar o tópico, no decorrer do semestre, conforme vocês tenham amadurecido alguma idéia. E voltem a refletir a respeito, deixando a nova reflexão registrada. Os tópicos do Forum porisso não têm prazo, exceto as nnPT-F que perdem o sentido depois de ocorrida a conversa em chat e serão fechados, para a entrega de mensagens, na segunda seguinte, ficando, no entanto, possível ler as mensagens que lá estão.

Os tópicos no Forum são nomeados da seguinte forma. Os tópicos de nossa disciplina são iniciados por 17f4 significando que são assuntos de Física IV em 2015. Em seguida, leva o número nn do guia a que se referem. Para cada guia, são quatro tópicos:
17f4 nn assunto da semana
17f4 nn chat xxyy
17f4 nn PT-F
17f4 nn S.F
O primeiro tópico 17f4 nn assunto da semana é para registrar reflexões, simplesmente ocorridas durante o estudo do assunto. Existem algumas questões para auxiliá-los como 'guias de reflexão' mas o registro de vocês é livre. As contribuições que vocês propuserem nesse tópico serão comentadas.
O segundo tópico 17f4 nn chat xxyy serve para registrar alguma dúvida que surgiu durante o chat, ou motivado por ele, ( de número entre xx e yy ) ou registrar o que teve vontade de falar mas o assunto correu no próprio chat e não deu tempo.
O terceiro tópico 17f4 nn PT-F é o lugar de deixar, até sexta, às 23h55, a resposta à pergunta-tema para o Forum. (Será avaliado!)
O último tópico 17f4 nn S.F é o lugar de escrever um comentário a respeito da sistematização nnS.F. Entre os assuntos focalizados na sistematização é para escolher um (ou mais) item(ns), que achou mais importante ou interessante ou simplesmente o(s) de que mais gostou, e fazer um comentário. (Será avaliado!)
Os tópicos do Fórum têm data de início mas eles ficam ativos até o fim do semestre. É para vocês, quando tiverem aprendido mais alguma coisa e amadurecido algum conceito, reverem o que escreveram e, se quiserem, refazerem a reflexão e deixar registrada. Os únicos tópicos com prazo são os PT-F pois são de preparação para as conversas em chat e perdem o sentido se colocados sem dar tempo para o professor se preparar para as conversas.

Notas de participação e
Fóruns especiais só para estudantes

A participação será avaliada em termos de frequência e do conteúdo apresentado (interesse e envolvimento). Haverá duas notas relativas à participação no Fórum: uma relacionada à participação nos assuntos motivados pelos guias e da (PT-F), indicada por Fo, que valerá um ponto e meio na nota final, e outra relacionada às contribuições motivadas pelas sistematizações, indicada por S.F, também valendo um ponto e meio na nota final.
Haverá também três tópicos especiais para estudantes. Estes tópicos serão destinados para os estudantes e só serão utilizados por eles, porisso não têm estrutura prédefinida e nem uma mensagem inicial (de abertura da discussão) como os demais. É um espaço para vocês, estudantes, trocarem alguma idéia e se relacionarem. Faria o papel do 'papo de corredor' virtual. Estes Fóruns só para estudantes estão no Bloco Geral.

No início do curso, estão abertos os guias, do 00.01 ao 02. Os demais aparecerão conforme forem se tornando necessários. (Vejam na agenda quando isso será...)

 

Atendimento pessoal com a monitora

Neste semestre, a monitora se propõe a discutir/elucidar dúvidas a respeito de problemas das Listas de Exercícios, através de email. Para isso também vocês precisam se preparar pois a monitora está instruída para discutir questões claramente formuladas e já lida e pensada. Não vale dúvida do tipo: "Li tudo e não entendi nada!" que deveria ser substituída por "Do que li, esse ponto não ficou claro porque se for assim então ... e se for assado teríamos isso ... Como devo considerar?"
A monitora está preparada para discutir a resolução de alguns exercícios das Listas. Ela está instruída a não resolver o problema por vocês: ela focalizará pontos duvidosos, indicará como solucioná-los, mas a tarefa de resolução é essencialmente de vocês, estudantes.

 

A comunicação oficial neste curso

O meio preferencial para a comunicação entre os participantes deste curso será o e-mail. O professor utiliza o endereço jlduarte@if.usp.br, a monitora recebe as mensagens em natasha.aguero@usp.br Os alunos precisam para frequentar este curso, além de matricular-se, enviar uma mensagem eletrônica para jlduarte@if.usp.br, fornecendo o seu nome inteiro, o número-USP e o próprio endereço de e-mail para que o professor possa confirmar que a comunicação será eficaz neste curso.

Ao longo do curso, a qualquer momento, o aluno pode enviar uma pergunta, propor alguma questão em dúvida, seja sobre o conteúdo da disciplina seja sobre o funcionamento do curso. O professor responderá em, no máximo, dois dias.

É importante ter em mente, desde o início do curso, que este webcurso é muito trabalhado, quer dizer, acreditamos que, para cumprir o objetivo a que se propõe, uma disciplina a distância precisa suprir a falta presencial do professor com muito trabalho orientado, pelo professor a distância. Mas a intensa rede de atividades semanais tem a entrega concentrada, a pedido dos estudantes de turmas anteriores, em dois dias. Às segundas feiras, Listas de Exercícios e comentários à sistematização e a resposta da PT-F, no Fórum será nas sextas feiras que possibilita ao professor usar o fim de semana para comentá-la e se preparar para a conversa em chat.

 

 

 

JOSÉ LUCIANO MIRANDA DUARTE
jan2017

 

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial deste site.