INSTITITUTO DE FÍSICA DA USP
G U I A 00
GUIA DE ESTUDO |
SEMANA 06mar-08jul |
'CHATs' - |
Sistema |
Pré-requisitos
a. o conteúdo de Física II (4300112)
b. ter cursado uma vez, no curso presencial, FísicaIV (4302212), com frequência
c. noções de números complexos
d. noções de equações diferenciais
Informações gerais
MOODLE
Os alunos da USP matriculados em
4302212 - turma web via MOODLE do STOA -
(o endereço da página da disciplina é
http://edisciplinas.usp.br/)
utilizarão a Senha Única da USP para fazer acesso.
Na página da disciplina, clique em [ACESSO SENHA USP] ou
no box DISCIPLINAS DA USP, clique [ACESSO].
Em Nova Tela, escolha
4302212 - Física IV - WEBreof - 2017/1
Docente: jlmd (psor)j luciano m duarte .
Na página da disciplina, há duas colunas.
Na primeira coluna à esquerda, há informações de configuração e
navegação na disciplina.
Na coluna seguinte são as seções do curso.
SEÇÕES DO CURSO: seção GERAL
17f4 guia 00 é
acesso mais rápido ao Guia00, referência de nossa disciplina,
arquivo de informações gerais da disciplina;
17f4 agenda onde se encontra
uma lista de todas as atividades da turma, organizadas em
data de ocorrência.
SALA GERAL do CHAT (livre)
poderá ser usada por quaisquer estudantes que
combinarem horário, para conversa instantânea.
FÓRUM
17f4 00.00 ENTRE ESTUDANTES eEstá também no "Bloco GERAL" o e-texto "FÍSICA 4", nosso texto de referência para o assunto da disciplina.
Este GUIA 00
O guia 00 é ainda de informações
úteis do curso.
No arquivo guia 00, encontram-se informações gerais
do curso. Será uma referência na organização pegagógica da
disciplina. Frequentemente, perguntas desatentas sobre o
funcionamento da disciplina encontram-se as respondidas ou
têm indicações de solução.
agenda é a lista das atividades desta disciplina,
organizadas em datas de ocorrência. É um cronograma da
disciplina. (Observe que, antes do primeiro dia de aula,
já estão programadas todas as atividades até o último dia de
aula.)
Em Nossa visão da disciplina está um manifesto
web-pedagógico, escrito em 2001 pela então monitora.
Em Benvindos às disciplina de Física III e Física IV
está uma explicação mais atualizada das atividades da
disciplina, escrito 2012 pela então monitora. Estes
dois escritos tiveram, na sua redação, preocupação de
deixar claro o fluxo de atividades e informações.
Percebam que, por terem sido escritos por monitor do curso,
vai direto aos pontos importantes para o aluno.
Benvindos... teve que ser atualizado em 2013,
com a introdução do MOODLE como plataforma de EaD.
Como já focalizado, as atividades desta disciplina estão
previstas na agenda (um 'link' no guia00).
Antes do início da disciplina, você
deve ter recebido um arquivo-texto como mensagem de
boas vindas.
Se você quiser revê-lo, clique aqui.
A partir de ano anterior, todos os alunos de graduação receberam endereço de email @usp.br e, portanto, esse será o endereço preferencial com que o curso se contactará com você. Na realidade, o MOODLE utiliza o email cadastrado no Jupiter.
Página principal
Na página da disciplina no MOODLE,
você está diante da estrutura modular da disciplina.
São seções nomeadas por guiann. Dentro do
guia há todas as atividades necessárias para
o aprendizado.
Há o guia nn, propriamente dito, com todas
as atividades necessárias a serem desenvolvidas,
relativas ao assunto referente ao guia e também as que
ocorrerão na semana em foco.
Semanas do curso
Os guias de estudo em Física IV levam o número da semana do
webcurso de 4302212. Estas são, então, numeradas da seguinte
maneira: 00.01; 00.02; 01 até 10; 10+. As semanas
iniciais têm os números 00.[semana do chat-treino], sendo 00
a indicação de que estamos nas atividades-treino
da disciplina. O primeiro guia tem o número 00.02 pois
se refere às discussões que ocorrerão na
segunda semana de chat-treino. Os guias de dois dígitos
referem-se a assuntos de Física.
Há a Lista de Exercícios (veja abaixo)
que está localizada como link no próprio guia.
Há os chats referentes ao assunto do guia.
(veja mais abaixo).
Por fim, há o fórum, com seus tópicos também referentes
ao assunto do guia. (veja mais abaixo ainda).
Você verá, ao longo da disciplina, que cada assunto leva três
semanas para ser trabalhado, por isso quase sempre teremos que
coordenar mais de um assunto na mesma semana.
Estas três semanas correspondem a (a)
leitura das Notas de Aula, (b) conversa
em chat sobre as leituras e (c)
comentário da sistematização dos chats correspondentes,
respectivamente. Cada guia está dentro de um box,
todos eles arranjados verticalmente.
O box que estiver na semana de leitura, ficará em cor
acinzentada.
Sub-itens do Guia 00: Agenda, "Nossa Visão da Disciplina" e "Benvindos"
Neste guia00 três há três links:
agenda,
Nossa Visão da Disciplina e
Benvindos.
Em agenda, encontra-se a nossa
sugestão de um ritmo de estudo, que será seguida nos chats,
no assunto PT-F do Fórum e nas provas.
E Nossa Visão da Disciplina
é um manifesto, escrito no segundo semestre de 2001 pela então
monitora da disciplina. Ele esclarece o sentido de termos que
trabalhar muito intensamente em um webcurso.
Esta disciplina veio tendo, a cada semestre, atualizações para
melhor se adequar ao que se propõe, sempre ouvindo os alunos que
viveram o curso.
Por fim, em Benvindos
você encontrará a explicação, pela monitora de 2012, das
atividades correntes da disciplina.
Todos este itens são estes links acima.
É importante ter em mente, desde o início do curso, que
este webcurso é muito trabalhado, quer dizer, acreditamos que,
para cumprir o objetivo a que se propõe, uma disciplina a
distância precisa suprir a falta presencial do professor com
muito trabalho dos alunos, orientado pelo professor a distância.
Mas a intensa rede de atividades semanais tem a entrega
concentrada, a pedido dos estudantes de turmas anteriores,
em dois dias. Às segundas feiras Listas de Exercícios e
os comentários à sistematização. A resposta da PT-F, no
Fórum, será nas sextas feiras, o que possibilita ao
professor usar o fim de semana para comentá-la e se preparar
para a conversa em chat, na semana seguinte.
Docente responsável e monitora
Esta disciplina está sob a responsabilidade do
docente José Luciano Miranda Duarte, do Departamento de
Física Nuclear, que realiza o estudo experimental da estrutura de
núcleos de massa intermediária, utilizando como pontas de prova a
transferência e o espalhamento inelástico de poucos núcleons.
Este curso contará neste semestre com a monitora, Natasha Fioretto
Aguero, aluna de mestrado em Física Aplicada com aceleradores,
com o tema do trabalho "Estudo de processos de degradação de
pigmentos de coloração azul e amarelo" e interessada na
educação a distância.
A Natasha terá uma participação importante na avaliação dos
exercícios que vocês produzirem, nas ocorrências dos chats,
nas sistematizações destes, participação também no Forum
(veja mais abaixo) e em atividades de discussão presencial da
resolução de exercícios propostos nas Listas de Exercícios.
A utilização de monitor, aluno de mestrado, favorece discussão
mais próxima de vocês, com a possibilidade de uma interação
mais aprofundada.
Texto e critério de aprovação
O curso terá como atividades: a leitura de "FÍSICA 4", um link na seção Bloco GERAL da página da disciplina, a resolução das questões propostas como Listas de Exercícios (que valerão nota), a participação nas discussões nos chats (que será explicada mais abaixo), a participação nas discussões no Forum (veja também mais abaixo) e as avaliações (provas) em número de quatro. A presença nos chats (bate-papo, via teclado) será contabilizada como parte importante da frequência da disciplina (F), com o critério
,
onde c é a frequência aos chats e p é a frequência às provas. Aqui, esclareço que para ter presença a um chat não é suficiente estar na sala do chat. É NECESSÁRIA A PARTICIPAÇÃO COM CONTEÚDO, isto é, é necessário que o aluno contribua para o entendimento da turma, no assunto da semana.
O critério de aprovação será
N = 0,15 * (P'1' + P'2' + PTOT + Fo + S·F + L) + 0,10 * C,
onde N é a nota final na disciplina, P'1', P'2' e PTOT são as notas de cada uma das provas que contarão (ou melhor, P'1' e P'2' são as melhores notas das três primeiras provas parciais e a da PTOT contará sempre), L é a média das Listas de Exercícios, C é a nota das atividades do chat, inclui a participação ativa nos chats e as respostas às perguntas-temas (veja adiante), S·F é a nota das considerações (os comentários) sobre as sistematizações, feitas no Forum, e Fo é a nota das atividades no Forum (veja também abaixo). Pj, L, C, S.F e Fo são notas valendo, no máximo, 10,0 (dez). E N ≥ 5,0 para aprovação (com F ≥ 70%). O critério de arredondamento utilizado nesta disciplina é que, na prática, N ≥ 4,85.
ATENÇÃO! Fazer só as provas não possibilita a que o aluno seja aprovado pois a média das provas vale, no máximo, 4,5 na nota final.
Datas das provas
As provas serão nos dias
03mai P1 (quarta); 31mai
P2 (quarta); 28jun P3
(quarta) e 05jul TOT (quarta)
Das quatro provas presenciais, a TOT, com toda
a matéria, é obrigatória e, das três provas parciais,
serão consideradas as duas melhores notas.
A minha sugestão é que vocês se preparem para ter boas notas
nas duas primeiras e façam a TOT. Se precisarem
substituir uma das duas primeiras, então utilizem a P3
para isso.
As provas presenciais, seguindo a tradição da disciplina,
serão com consulta e conversa. A saber, o aluno poderá trazer
individualmente, para a sala onde ocorrerá a prova, livros e
anotações que deverão permanecer junto ao próprio material e
não será permitido o empréstimo a colegas.
Nos primeiros vinte minutos de prova, o aluno tomará
conhecimento do conteúdo da prova e já começará a encaminhar
a resolução.
Aos vinte minutos de prova, os alunos poderão levantar-se das
carteiras e se dirigir à lousa para trocar idéias a respeito
das soluções encaminhadas. Não será permitido que o aluno
carregue qualquer tipo de anotação em qualquer momento da
troca de idéias, mas os alunos poderão utilizar giz na lousa
para dar sustentação aos seus argumentos. Terminados esses
vinte minutos subsequentes, cada aluno retornará à sua
carteira, trazendo na memória a discussão, e solitariamente
escreverá a resolução da prova.
No regresso dos alunos às suas carteiras, o professor
apagará a lousa.
O horário das provas consta explicitamente do horário da
disciplina no Jupiter, não podendo ser desculpa a coincidência
de horário com qualquer outra disciplina. Nesse semestre,
as provas, sempre numa quarta-feira no período regular,
serão na sala 213 da Ala Central do Edifício Principal,
às 19h10-20h50.
Nas semanas de prova não haverá chats.
Haverá também uma prova de recuperação, com toda a matéria,
no dia 27jul REC
(CUIDADO! essa data é quinta), para quem precisar.
Conteúdos das provas
P1 abrangerá circuitos de corrente
contínua e alternada, linhas de transmissão e ondas
eletromagnéticas no vácuo;
correspondendo a guias 01-03 e aulas 01-13;
P2 englobará interferência e
difração; relatividade: princípios,
transformações de Lorentz e
transformações de E e B;
correspondendo a guias 04-07 e aulas 14-26;
P3 incluirá radiação,
campos na matéria e ondas em meios materiais,
correspondendo a guias 08-10 e aulas 27-40.
As Listas de Exercícios
Nas Listas de exercícios (nos links
Listann) estão elencadas todas as questões presentes
nas aulas correspondentes. Mas, no início de cada lista, há a
sugestão de uma seleção de problemas, sendo a numeração x.mm
(x é o numero do capítulo (aula) das 'Notas de Aulas' em
que aparecem e mm é o número da questão nesta aula).
Exceção feita às Listas 05 e 06 que não estão nas Notas de Aulas,
mas há links para elas. A Lista 07 não existe.
Como escrito acima, a entrega, sempre numa segunda até as 14h00,
poderá ser em qualquer das duas formas aceitas na disciplina.
Entrega
As Listas de Exercícios poderão ser entregues, no prazo estipulado, de duas formas : (a) anexando um arquivo texto (.txt), msword (.doc) ou pdf (.pdf) em mensagem para a monitora natasha.aguero@usp.br ou (b) em papel, devendo ser deixadas no escaninho 08 [2017/1 Disciplina WEB 4302212 Física IV prof. Luciano], na portaria do Laboratório Pelletron, Edifício Oscar Sala.
Texto FÍSICA 4
Estará à disposição dos alunos o e-texto FÍSICA 4 no Bloco GERAL deste site. Em FÍSICA 4, estarão as questões propostas como Listas de Exercícios. Como escrito acima, as Listas 05 e 06 não estão em FÍSICA 4, mas estão nos links Listann. O e-texto FÍSICA 4 é parte de nosso curso e nossas atividades basear-se-ão em seu conteúdo.
Chat (Bate-Papo)
Está prevista como atividade do curso um "bate-papo" pelo computador entre os alunos, o professor e a monitora. Os horários do "bate-papo" vão ser dois por semana: nas quartas, às 12h00, e nas quintas, às 18h00. Estes chats têm a duração de uma hora.
No MOODLE pode-se criar uma sala de
chat por sessão e alojá-las na seção do assunto
a que se referem. É assim que está feito.
O link do chat, no módulo correspondente,
tornar-se-á operante 15 minutos antes do horário
da sessão.
Clicar no link da sessão do chat e na
tela seguinte, clique novamente para
Entrar no chat agora.
Você está no chat.
Etapas no chat
Os chats acontecerão em cinco etapas.
(a) Com a antecedência de uma semana, estarão propostas
algumas perguntas-temas. [Mais abaixo você verá um exemplo de
perguntas-temas que têm ocorrido no curso de Física III (Web).]
(b) Os alunos podem produzir um pequeno texto de umas
cinco linhas (dez, no máximo) onde deverão estar realçadas
as dúvidas, preocupações e idéias a respeito das perguntas.
São as contribuições de cada aluno às conversas em chats.
Quero dizer, cada aluno deve procurar ler as aulas da semana
na perspectiva do entendimento das perguntas-tema e deixar
isso registrado, na forma de dúvidas, preocupações e idéias que
as perguntas sugerem.
(c) Então, passaremos à conversa eletrônica, com
o professor e o monitor.
(d) Terminados os chats da semana, estes serão
sistematizados em um pequeno texto que será disponibilizado
ao aluno em um link Sistematização nnS.F,
presente no 17f4guiann.
(e) Lida a sistematização, é esperado que o aluno
selecione um (ou mais) aspecto(s), focalizado(s) no texto,
e escreva, no Forum, no assunto nnS.F,
um comentário, isto é, as suas considerações.
Regras de etiqueta no chat
Para as conversas em chats são necessárias algumas 'regras de etiqueta' a fim de que possamos aproveitar, todos juntos, o tempo disponível. Se deixarmos as conversas em chat fluirem naturalmente, percebemos que há grande ansiedade de expormos o nosso entendimento, ou pontos de vista ou dúvida e, por isso, fica certa balbúrdia. Por exemplo, não se deve escrever algo só porque veio à cabeça, ou melhor, pode-se escrever mas enviar só quando tiver a sensação de que é relevante. O tráfego de informação no chat também irá se beneficiar com isso.
Veja os logs dos chats
É fortemente sugerido ao aluno que
ele consulte o log dos chats, isto é, o registro
escrito dos chats pois se pode rever com mais vagar
os diálogos, perceber aspectos que durante o chat
ficaram desapercebidos, enfim, aproveitar as conversas em
chat mais plenamente.
Quando você clica no link do chat, nova tela apresenta
três links e, ao clicar no último,
Ver sessões encerradas
depois de selecionar a sessão do chat, você estará diante do log do chat.
Avaliação no Fórum e no Chat
A participação no Forum será avaliada, especificamente a manifestação no Forum suscitada pela (PT-F), compondo também a nota Fo que valerá até um ponto e meio na nota final. As considerações, motivadas pelas sistematizações e também feitas no Forum, avaliadas por S·F, também valerão até um ponto e meio na nota final. As atividades de "bate-papo", chats, serão avaliadas pela nota C, especificamente, a freqüência e participação com conteúdo nas conversas em chats. A nota C contribui com, no máximo, um ponto da nota final.Exemplo de perguntas-temas do assuntos...
Um exemplo:
As perguntas-temas para nossa discussão nos chats já foram e tornarão a ser, em algum momento do curso de Física III:
(PT-F) Qual é o significado físico da densidade de energia elétrica? |
E qual é a "realidade" de dU/dV=(1/2) εo E·E? |
Os teoremas de Gauss e de Stokes têm significados físicos ou são apenas teoremas matemáticos? |
Como entender a corrente elétrica: como o movimento de um fluido carregado eletricamente ou como o movimento individual de partículas carregadas? |
O que nos diz a Lei de Ohm além de que as cargas em movimento no interior de um condutor dissipam energia? |
Fórum
Outra atividade de que deveremos
participar é a discussão de alguns temas que
serão propostos no Forum, que é
um grupo de discussão eletrônico em que
os temas (os assuntos) envolvem conceitos que merecem ser
conversados conforme vão aparecendo no curso.
Porisso o tópico correspondente só vai
aparecer quando aparecer a correspondente seção na
disciplina.
A partir de semestre anterior, os fóruns estarão
alojados em cada um dos assuntos do guia. Eles vão
aparecer na semana em que o guia ficar visível.
Manter o Forum junto com o Chat é
interessante pois uma série de atividades, em que
é necessária maior calma para refletir,
é possível de ser focalizada no fórum.
O Guia de Estudos da semana proporá
uma questão específica que
deverá ser respondida até a sexta-feira,
no Forum, indicada por (PT-F), e a partir da
resposta do aluno poderá 'rolar' uma discussão.
Portanto fiquem atentos às manifestações
dos colegas também. O Forum é
constituído de assuntos. Um para cada guia de estudos
e, no assunto do guia nn, há
tópicos (veja logo abaixo). Dentro desses
tópicos há uma mensagem inicial que vocês
devem responder com a manifestação apropriada
(PT-F, S.F, dúvida ou comentário).
No fórum, sempre se responde a uma questão.
Fique esperto para responder a questão proposta no guia,
sempre com a imagem dos olhos do professor. (Imagine-o dizendo:
"Tô de olho em você!") Cuidado que tem sido
frequente aluno que responde ao comentário de um colega
com o conteúdo da resposta ao professor. Vocês
podem e seria sempre bom que vocês comentem a
reflexão do colega, mas responder ao professor no
espaço de um colega é desrespeito ao colega e
NÃO GARANTE A CONTABILIZAÇÃO DA RESPOSTA
À DISCIPLINA. Portanto fiquem atentos.
Cada mensagem (de qualquer um, aluno ou professor) no
Forum poderá ser comentada (também por
qualquer aluno). O tópico continuará ativo
até o fim do semestre.
Será importante que vocês voltem a olhar o
tópico, no decorrer do semestre, conforme vocês
tenham amadurecido alguma idéia. E voltem a refletir
a respeito, deixando a nova reflexão registrada.
Os tópicos do Forum porisso não têm
prazo, exceto as nnPT-F que perdem o sentido depois de
ocorrida a conversa em chat e serão fechados,
para a entrega de mensagens, na segunda seguinte, ficando,
no entanto, possível ler as mensagens que lá
estão.
Os tópicos no Forum
são nomeados da seguinte forma. Os tópicos de
nossa disciplina são iniciados por 17f4
significando que são assuntos de Física IV
em 2015. Em seguida, leva o número nn do
guia a que se referem. Para cada guia, são quatro
tópicos:
17f4 nn assunto da semana
17f4 nn chat xxyy
17f4 nn PT-F
17f4 nn S.F
O primeiro tópico 17f4 nn assunto da
semana é para registrar reflexões,
simplesmente ocorridas durante o estudo do assunto. Existem
algumas questões para auxiliá-los como 'guias
de reflexão' mas o registro de vocês é
livre. As contribuições que vocês
propuserem nesse tópico serão comentadas.
O segundo tópico 17f4 nn chat xxyy
serve para registrar alguma dúvida que surgiu durante
o chat, ou motivado por ele, ( de número entre
xx e yy ) ou registrar o que teve vontade de
falar mas o assunto correu no próprio chat e
não deu tempo.
O terceiro tópico 17f4 nn PT-F é
o lugar de deixar, até sexta, às 23h55,
a resposta à pergunta-tema para o Forum.
(Será avaliado!)
O último tópico 17f4 nn S.F
é o lugar de escrever um comentário a respeito
da sistematização nnS.F. Entre os
assuntos focalizados na sistematização é
para escolher um (ou mais) item(ns), que achou
mais importante ou interessante ou simplesmente o(s) de que
mais gostou, e fazer um comentário.
(Será avaliado!)
Os tópicos do Fórum têm data de
início mas eles ficam ativos até o fim do
semestre. É para vocês, quando tiverem aprendido
mais alguma coisa e amadurecido algum conceito, reverem o que
escreveram e, se quiserem, refazerem a reflexão e
deixar registrada.
Os únicos tópicos com prazo são os PT-F
pois são de preparação para as conversas
em chat e perdem o sentido se colocados sem dar tempo
para o professor se preparar para as conversas.
Notas de participação e
Fóruns especiais só para estudantes
A participação será avaliada em termos de
frequência e do conteúdo apresentado (interesse e envolvimento).
Haverá duas notas relativas à participação no Fórum: uma
relacionada à participação nos assuntos motivados pelos guias e
da (PT-F), indicada por Fo, que valerá um ponto e
meio na nota final, e outra relacionada às contribuições
motivadas pelas sistematizações, indicada por S.F,
também valendo um ponto e meio na nota final.
Haverá também três tópicos especiais para estudantes.
Estes tópicos serão destinados para os estudantes e só
serão utilizados por eles, porisso não têm estrutura
prédefinida e nem uma mensagem inicial (de abertura da
discussão) como os demais. É um espaço para vocês,
estudantes, trocarem alguma idéia e se relacionarem.
Faria o papel do 'papo de corredor' virtual.
Estes Fóruns só para estudantes
estão no Bloco Geral.
No início do curso, estão abertos os guias, do 00.01 ao 02. Os demais aparecerão conforme forem se tornando necessários. (Vejam na agenda quando isso será...)
Atendimento pessoal com a monitora
Neste semestre, a monitora se propõe a
discutir/elucidar dúvidas a respeito de problemas das
Listas de Exercícios, através de email.
Para isso também vocês precisam se preparar pois a monitora
está instruída para discutir questões claramente formuladas e
já lida e pensada. Não vale dúvida do tipo: "Li tudo e
não entendi nada!" que deveria ser substituída por
"Do que li, esse ponto não ficou claro porque
se for assim então ... e se for assado teríamos isso ...
Como devo considerar?"
A monitora está preparada para discutir a resolução de alguns
exercícios das Listas. Ela está instruída a não resolver
o problema por vocês: ela focalizará pontos duvidosos,
indicará como solucioná-los, mas a tarefa de resolução é
essencialmente de vocês, estudantes.
A comunicação oficial neste curso
O meio preferencial para a comunicação entre os participantes deste curso será o e-mail. O professor utiliza o endereço jlduarte@if.usp.br, a monitora recebe as mensagens em natasha.aguero@usp.br Os alunos precisam para frequentar este curso, além de matricular-se, enviar uma mensagem eletrônica para jlduarte@if.usp.br, fornecendo o seu nome inteiro, o número-USP e o próprio endereço de e-mail para que o professor possa confirmar que a comunicação será eficaz neste curso.
Ao longo do curso, a qualquer momento, o aluno pode enviar uma pergunta, propor alguma questão em dúvida, seja sobre o conteúdo da disciplina seja sobre o funcionamento do curso. O professor responderá em, no máximo, dois dias.
É importante ter em mente, desde o início do curso, que este webcurso é muito trabalhado, quer dizer, acreditamos que, para cumprir o objetivo a que se propõe, uma disciplina a distância precisa suprir a falta presencial do professor com muito trabalho orientado, pelo professor a distância. Mas a intensa rede de atividades semanais tem a entrega concentrada, a pedido dos estudantes de turmas anteriores, em dois dias. Às segundas feiras, Listas de Exercícios e comentários à sistematização e a resposta da PT-F, no Fórum será nas sextas feiras que possibilita ao professor usar o fim de semana para comentá-la e se preparar para a conversa em chat.
JOSÉ LUCIANO MIRANDA DUARTE
jan2017
Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial deste
site.