INSTITITUTO DE FÍSICA DA USP
4302212 - Física IV (turma Web)
1o semestre de 2017

 

 

G U I A 05

GUIA DE ESTUDO
 
RELATIVIDADE:
princípios, dilatação do tempo e
contração do espaço.

SEMANA
 
24abr-28abr

'CHATs'
 
09-10
(guia 04)

Sistema
tização

07-08
03S·F

 

Pré-requisitos

a. o conteúdo de Física III (4302211)
b. ter cursado uma vez com freqüência o curso presencial de FísicaIV (4302212)
c. campos e energias eletromagnéticos
d. conceito de resistência, capacitância e indutância
e. noções de números complexos
f. noções de equações diferenciais

 

Referências

1. "FÍSICA 4", MJ Bechara, JLM Duarte, MR Robilotta e SS Vasconcelos. Capítulos 17 a 19.
2. "Eletricidade e Magnetismo" (Curso de Física de Berkeley, vol.2), EM Purcell.
3. "Física" vol 2a, P Tipler.

 

Focalizaremos, nessa semana, a teoria da relatividade: seus princípios, a dilatação temporal e a contração do espaço.

Na próxima semana do curso, estaremos fazendo presencialmente a P1. Em semestre anterior, os alunos se deram conta de que não têm familiaridade com este esquema de prova com consulta e conversa, se atrapalharam e perderam muito tempo na prova. Aproveitem os vinte minutos iniciais, vão resolvendo a prova e não fiquem aguardando a hora de conversar. O esquema da prova já é suficientemente tolerante e não haverá tempo adicional em qualquer etapa da prova.

As perguntas-tema para a discussão nos chats e que vão suscitar a reflexão de vocês e a nossa conversa na próxima semana são:

Defina tempo,
(
a) sob o ponto de vista newtoniano e
(
b) sob o ponto de vista de Einstein.

Defina simultaneidade.

Por que pode ocorrer uma contração do espaço e dilatação do tempo?

(PT-F) Comente a frase: Muitos dizem que a Relatividade pode ser caracterizada pela afirmação: "Tudo é relativo", mas, na realidade, a Relatividade é a radical busca do que é absoluto por detrás da aparente relatividade dos pontos de vista.

A última das perguntas-tema, indicada por (PT-F), deve ser respondida até sexta, 28abr (23h55), no Forum, no assunto: 17f4 05PT-F.
Alunos que fizeram o curso noturno, relataram dificuldade de enviar até esse horário das 23h55, pois eles chegam em casa depois disso. Eu prefiro marcar entrega de atividades de segunda a sexta, mas eu tolerarei receber PT-F até sábado, às 14h00.
As perguntas-temas, em conjunto, devem sinalizar um possível foco na leitura de FÍSICA 4, na preparação das conversas em chat que acontecerão na próxima semana.
E o assunto, no Forum que deve ser focalizado é o 17f4 05 RELATIVIDADE: princípios.. Há ainda o assunto 17f4 05 chats1112, na semana após a P1, em que vocês são convidados a escrever o que tiveram vontade, mas o assunto correu e não deu tempo (no próprio chat). Pode também servir para pedir algum esclarecimento de qualquer ponto que tenha ficado em suspenso. Nessa semana, os chats referem-se ao guia 04 poderão ser focalizados no assunto 17f4 04 chats0910.

Os chats da semana anterior (guia 03) foram sistematizados e a sistematização está sendo apresentada através de um link em guia anterior e vocês deverão fazer um comentário com o que acharam interessante ou importante, ou ainda o de que mais gostaram na sistematização, até terça, dia 02mai, às 23h55, após o Dia do Trabalho, na semana da P1. Acompanhem o desenrolar da discussão. Também essa atividade será avaliada.
Ainda, já que na próxima semana ocorrerá a P1, os chats a respeito do guia04 serão sistematizados e a sistematização será apresentada em 08mai, depois da P1, e deverá ser comentada até segunda, dia 15mai.

Nesta semana não haverá Lista de exercícios, aproveitem para refletir cuidadosamente a respeito da dependência de comprimentos e intervalos de tempo, na comparação entre referenciais, isto é, na comparação entre diferentes velocidades relativas.

No guia00, há informa&ções gerais do curso, o cronograma (uma referência para a nossa disciplina), a agenda e Benvindos....

Horário dos 'chats'

Os horários dos chats são quarta, às 12h00-13h00, e quinta, às 18h00-19h00. As conversas em chat a respeito deste Guia05 ocorrerão na semana seguinte à P1.

Este guia dará acesso à Sistematização 05S·F em que você verá a sistematização dos chats 11e12 que estará disponível no dia 15mai, segunda, e deverá ser comentada no Forum até dia 22mai.

 

 

 

JOSÉ LUCIANO MIRANDA DUARTE
jan2017

 

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial deste site.