Publicada em: 10/09/2002 às 20:10
Textos - M


Metodologia Construtivista Usando um Ambiente de Software Baseado na WEB
Maria Cristina Pfeiffer Fernandes e José Rodrigues Fernandes

Maria Cristina Pfeiffer Fernandes
Universidade Católica de Petrópolis
Email: fernandes@serraon.com.br

José Rodrigues Fernandes
Universidade Católica de Petrópolis
Email: jose.rodrigues@ucp.br

(Texto para download: Formato Word (.DOC))

RESUMO
Este artigo apresenta uma metodologia construtivista para o processo de ensino-aprendizagem, utilizando um ambiente de software baseado na Web. Tem o objetivo de facilitar a construÁão do conhecimento pelos aprendizes e apoiar o trabalho dos facilitadores em ambientes presenciais.
Palavras-chave: metodologia, construtivismo, Web

1. INTRODUÇÃO

O ambiente sócio-cultural de um indivíduo, neste início de século, está fundamentado em novas maneiras de pensar e de conviver a partir das tecnologias interativas, surgidas com o avanço das telecomunicações e da informática. E isto está gerando novas formas de ensinar e aprender, tendo o computador como principal recurso, que representa a possibilidade de dinamização das práticas pedagógicas, através de ambientes de ensino-aprendizagem poderosos, onde a cooperação virtual vem apoiar o processo de desenvolvimento cognitivo e social dos educandos, com vistas à construção coletiva de conhecimentos pelo tratamento de informações que são compartilhadas, processadas e distribuídas em tempo real ou não.

Nesse contexto, segundo Levy [4], "...o professor é incentivado a tornar-se um animador da inteligência coletiva de seus grupos de alunos em vez de um fornecedor direto de conhecimentos".

Isto vem de encontro às práticas pedagógicas normalmente adotadas hoje em sala de aula convencional, onde os recursos utilizados ainda são o giz, quadro-negro e retroprojetor, e o professor continua sendo aquele que transmite conhecimentos aos alunos de forma tradicional. Com o objetivo de mudar esta realidade, decidiu-se implementar, na Universidade Católica de Petrópolis ‚ UCP, uma metodologia construtivista que vem sendo aplicada com sucesso em algumas disciplinas dos cursos de Pedagogia, Informática e Psicologia, desde o segundo semestre de 1999. Ao invés de uma sala de aula convencional, os alunos passam a freqüentar o laboratório de informática para participarem da construção de alguns cursos on-line, utilizando a metodologia construtivista proposta e a ferramenta AulaNet ‚ um ambiente de software baseado na Web.

A metodologia construtivista consiste, basicamente, na realização das seguintes etapas: divisão da turma em grupos de alunos com a seleção de um tema por grupo, cadastramento e matrícula dos alunos no ambiente AulaNet, publicação do curso, inserção no ambiente do conteúdo programático elaborado pelos alunos, dinâmica virtual e pesquisa avaliativa do experimento.

Os resultados do trabalho mostraram, até agora, uma mudança no comportamento da maioria dos alunos que utilizaram esta metodologia construtivista, em relação à motivação, aprendizagem contextualizada e uma participação mais atuante [11].

Desde a construção do primeiro curso on-line, no segundo semestre de 1999 até hoje, já foram construídos 5 (cinco) cursos nas áreas de Pedagogia, Informática e Psicologia, e mais um curso encontra-se em fase de construção. O objetivo principal deste artigo é consolidar a metodologia construtivista que vem sendo utilizada, para que a mesma possa ser aplicada em outros ambientes de Ensino a Distância.

Este artigo está dividido em seis itens: no primeiro, são descritos os objetivos, um resumo da metodologia proposta e alguns resultados obtidos; no segundo item, se encontra a fundamentação teórica do artigo, que tem servido como base para o estudo; no terceiro item, é feita uma descrição do ambiente AulaNet; no quarto item, é descrita a metodologia proposta, etapa por etapa; as conclusões se encontram no quinto item e, finalmente, as referências bibliográficas no sexto item, que serviram como fonte de consulta para a elaboração deste trabalho.

2. Fundamentação Teórica

Segundo Demo [2], "O centro da aprendizagem é saber reconstruir, elaborar, questionar. O que a aprendizagem significa? Não é só reconstruir conhecimento, é também forjar o indivíduo capaz de ser o dono de seu conhecimento, ser autônomo em seu conhecimento".

Na teoria piagetiana [1], a autonomia do indivíduo é fundamental. Para Piaget, a autonomia está relacionada à participação do indivíduo na elaboração de novas formas de pensar e na criação de novos conhecimentos, auxiliando na reflexão crítica da realidade, para questioná-la e se possível, transformá-la. Os conflitos e as contradições devem atuar como elementos motivadores favorecendo uma nova reestruturação ‚ processos de assimilação e acomodação. Desta forma o aluno ao construir conhecimentos, aprende os seus mecanismos de produção tornando-se mais independente. Faz parte do processo de aprendizagem a exploração da atividade, o incentivo à criatividade e à observação. Piaget apresenta, portanto, uma visão interacionista partindo do indivíduo para o contexto.

Já Vygotsky [1], considera que o caminho do desenvolvimento do pensamento no indivíduo, vai no sentido do social para o individual. Para ele, o conhecimento depende fundamentalmente da adaptação à realidade externa.

A Educação on-line é uma estratégia baseada na aplicação da tecnologia à aprendizagem, sem limitação de lugar, tempo, ocupação ou idade dos aprendizes. A Educação on-line [4] é a ação sistemática e conjunta entre as novas tecnologias que incluem as hipermídias, as redes de comunicação interativas e todas as tecnologias intelectuais da cibercultura e as metodologias de ensino-aprendizagem em ambientes de software baseados na WEB (groupwares) que propiciam uma aprendizagem autônoma, com o apoio de uma organização e tutoria através dos meios de comunicação, e isto implica em novos papéis para os alunos e professores ‚ facilitadores -, novas atitudes e novos enfoques metodológicos. Um aspecto fundamental [8] está relacionado à importância que o meio tem em ambientes para Educação on-line. O meio freqüentemente impõe a metodologia, criando por isso restrições para a instrução. A incorporação de metodologias e estratégias pedagógicas no ambiente de Educação on-line, permite reduzir tais restrições.

Da mesma forma que a Educação a Distância (EAD) convencional exigiu o desenvolvimento de uma pedagogia específica, a Educação on-line exige o desenvolvimento de um modelo pedagógico específico. Essa pedagogia on-line, baseia-se nos seguintes aspectos [10]:

• O trabalho em equipe - Uma das competências exigidas, hoje em dia, é que os profissionais sejam capazes de trabalhar em grupo, interagindo em equipes reais ou virtuais;

• Aprender trabalhando - O trabalho e aprendizagem devem caminhar juntos, e o aprender trabalhando é algo que se deve fazer em equipe;

• Inteligência coletiva - A sociedade, hoje, exige que um indivíduo saiba contribuir para o aprendizado do grupo de pessoas ao qual ele pertence. Ou seja, é a inteligência coletiva do grupo que se deseja colocar em funcionamento, disponibilizando-se as diversas competências de seus integrantes, e não mais a de apenas um deles.

• O professor on-line - Deve ajudar na construção desta nova proposta pedagógica com sua prática educacional. Deve assumir o papel de companheiro, líder e animador comunitário, se concentrando não somente no domínio de um conteúdo ou de técnicas didáticas, como também na capacidade de mobilizar a comunidade de aprendizes em torno da sua própria aprendizagem, de estimular o debate, de promover um clima de ajuda mútua e de incentivar cada um a se tornar responsável pela motivação de todo o grupo.

• O aluno on-line - Para ser um aluno on-line não basta saber navegar na Internet ou usar o correio eletrônico, é necessário ser capaz de atender às demandas dos novos ambientes on-line de aprendizagem, e desempenhar o novo papel que lhe foi reservado nesta comunidade virtual.

O método de ensino via Web [8], que permite ao professor exercer o papel de um "animador da inteligência coletiva" e ao aluno o papel de um "co-autor" na construção do conteúdo do curso, é o método do Desenvolvimento Gerativo-Elaboração de conteúdo que envolve assimilação e síntese das informações adquiridas, seguido da organização do conteúdo pelos alunos através da utilização de recursos informáticos como editores de texto, editores de HTML e softwares de apresentação.

3. AulaNet - Um ambiente de software baseado na Web [6][7][8]

A ferramenta utilizada na investigação foi o AulaNet, um ambiente de aprendizado cooperativo baseado na Web ‚ groupware -, desenvolvido no Laboratório de Engenharia de Software ‚ LES ‚ do Departamento de Informática da PUC-RJ.

O AulaNet é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web, que se baseia nas relações de trabalho cooperativo manifestadas nas interações dos aprendizes com seus instrutores, com outros aprendizes e com os conteúdos didáticos colocados na Web. No processo de ensino e aprendizagem do AulaNet participam três tipos de usuários: o administrador, o docente e o aprendiz.

O administrador é o responsável pela manutenção do sistema e facilita a integração docente/ambiente/aprendiz, em serviços como o registro da publicação de cursos e matrícula dos aprendizes.

O docente ou facilitador deixa de ser o responsável pela transmissão do conhecimento para se tornar o facilitador e provocador do processo de aprendizagem do grupo, através da elaboração de conteúdos atraentes e interativos que correspondem aos textos de aula disponíveis em transparências, apresentações gravadas, livro texto e bibliografia. Para colocar o conteúdo programático do curso na Web, o docente não precisa ser um especialista em Internet, bastando ter conhecimentos pelo menos de aplicativos como Word e Power Point (mecanismos de cooperação). Estes mecanismos incluem a possibilidade do professor construir seu curso em conjunto com outros professores e/ou alunos, utilizando o mecanismo da co-autoria. O ambiente também disponibiliza outros recursos, tais como listas de discussão, grupo de interesse e chat (mecanismos de comunicação). Para a avaliação da aprendizagem, a ferramenta oferece ao docente mecanismos de coordenação que correspondem a agenda, trabalho, exercício e prova.

O aluno, ou aprendiz, é o participante do processo de aprendizagem do ambiente AulaNet e corresponde ao usuário final do produto. O AulaNet oferece ao aluno um menu de opções, que pode ser controlado remotamente para a escolha de diferentes serviços como o contato com o professor, lista de discussão, grupo de interesse, agenda, etc.

A escolha pelo AulaNet [3] se deu por apresentar as características desejáveis de uma ferramenta para se trabalhar com a Educação on-line, uma vez que considera os limites individuais de cada aprendiz, como por exemplo as distâncias espacial, temporal, tecnológica, psicossocial e sócio-econômica, que porventura possam impedir o acesso ao saber (acessibilidade). Por outro lado, permite uma aprendizagem no ambiente do aprendiz, que poderá planejar no tempo e no espaço suas atividades de estudo, respeitando seu ritmo de aprendizagem (flexibilidade). Outra característica importante, é a diversificação das interações, pois permite a interação entre o professor e o aprendiz, entre este e outros aprendizes e entre todos os indivíduos do seu meio ambiente (família, comunidade, trabalho, etc.).

4. Metodologia

A metodologia construtivista consiste basicamente na realização das seguintes etapas: divisão da turma em grupos com a seleção de um tema por grupo, cadastramento e matrícula dos alunos no ambiente AulaNet, publicação do curso, inserção no ambiente do conteúdo programático elaborado pelos alunos, dinâmica virtual e pesquisa avaliativa do experimento.
ETAPA
TíTULO
ATIVIDADE
1
Formação dos grupos, escolha dos temas e cadastramento dos grupos no AulaNet
Nessa etapa, deve-se procurar agrupar os alunos, dando-lhes liberdade para a escolha dos temas e em seguida os alunos devem se cadastrar no AulaNet.
2
Publicação, matrícula e construção do conteúdo programático do curso
Nessa etapa o administrador do AulaNet deve publicar o curso para que os alunos possam se matricular e sob a orientação do professor, devem iniciar a elaboração do conteúdo programático das aulas.
3
Inserção do conteúdo programático no AulaNet
Após a construção do conteúdo programático, o mesmo será inserido, por cada grupo de alunos, na aula correspondente do curso on-line no AulaNet.
4
Dinâmica virtual com os alunos
Após a construção do curso on-line, é realizada a seguinte dinâmica com os alunos participantes: cada grupo deve selecionar 3 (três) aulas, e utilizando o recurso grupo de interesse (mecanismo de comunicação do AulaNet), o grupo deve comentá-las em relação aos seguintes quesitos: aplicabilidade, conteúdo programático; apresentação; objetividade e inovação.
5
Pesquisa Avaliativa
Ao término de cada experimento, é feita uma Pesquisa Avaliativa com os alunos, para saber sua opinião em relação à metodologia utilizada.

5. Conclusões

Os resultados obtidos até agora a partir da utilização da metodologia construtivista proposta no presente trabalho se encontram na Tabela 1, que mostra os cursos on-line já construídos, as áreas do conhecimento e a quantidade de grupos por curso.

CURSO
Área(*) conhec.
Nº de grupos
Nº alunos/ grupo
Início Sem/ano
Término Sem/ano
1. Os Desafios da Pesquisa em Educação
PED
14
2 a 7
Jul/1999
Dez/1999
2. Capacitação Social: Educação, Orientação e Prevenção
PED
07
2 a 3
Jul/2000
Dez/2000
3. Arte e Multimídia
PED
12
2 a 4
Jul/2000
Dez/2000
4. Introdução à Metodologia e Pesquisa Científica em Informática Versão 1
INF
21
2 a 5
Fev/2000
Jun/2000
5. Introdução à Metodologia e Pesquisa Científica em Informática Versão 2
INF
09
1 a 5
Jul/2000
Dez/2000
6. Introdução à Metodologia e Pesquisa Científica em Psicologia Versão 1
PSICO
09
1 a 4
Jul/2000
Dez/2000
7. Introdução à Metodologia e Pesquisa Científica em Psicologia Versão 2
PSICO
11
3 a 5
Fev/2001
Em construção
(*)- PED ‚ Pedagogia; INF- Informática; PSICO- Psicologia

Tabela 1 ‚ Formação de Grupos

De acordo com os resultados das pesquisas avaliativas relatados em [11], a maioria dos alunos aprovou a metodologia proposta e sugeriram até que ela fosse aplicada em outras disciplinas, permitindo um maior alcance e abrangência no meio universitário. Além disso, os alunos se sentiram valorizados não só por serem co-autores na produção dos conteúdos das aulas do curso on-line, bem como pelo fato do material ficar disponível na Internet para consulta. Observou-se também a preocupação deles com a continuidade do trabalho nos períodos subseqüentes, mostrando com isso sua importância.

A utilização desta metodologia facilitou também a interdisciplinaridade de disciplinas para as turmas de Pedagogia e Psicologia, facilitando bastante o processo de aprendizagem dos alunos.

Outra opinião importante fornecida pelos alunos foi que, mesmo não sendo especialistas em Internet, através do uso do AulaNet, é possível construir um curso a distância utilizando recursos informáticos já conhecidos, superando obstáculos como a desmotivação e fatores como cansaço e dispersão durante as aulas, uma vez que a sala de aula oferece, hoje, poucos recursos para acompanhar o ritmo das novas tecnologias que permitem um acesso mais imediato a novas informações, consequentemente a construção de novos conhecimentos de uma forma mais abrangente do que os métodos tradicionais de ensino.

Dando continuidade ao trabalho de pesquisa que vem sendo realizado na UCP, a metodologia construtivista proposta no presente trabalho, utilizando a ferramenta AulaNet, está sendo utilizada este semestre (01/2001) para a construção do curso "Introdução à Metodologia e Pesquisa Científica em Psicologia - Versão 2", com a turma do 1º período de Psicologia no turno noturno.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

[1] ABREU, S. Teorias da Aprendizagem. Curso Megalogo on-line: Projetos usando Animação 1.
Disponível em: <http://www.cnotinfor.com.br/>. Acesso em: 20/02/2001.

[2] DEMO, Pedro. Educar é diferente de ensinar. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. Caderno Empregos. 08/outubro/2000 - p. 1.

[3] DESCHÊNES A.-J. (Téle-université), Bilodeau H. (UQAT), Bourdages L. (Téle-université), Dionne m. (UQAR), Gagné P. (Téle-université), Lebel C. (Téle-université) e Rada-Donath (UQAC) (Groupe interinstitutionnel de recherche en formation à distance) (1998). Tradução por Roger Bédard. Artigo publicado na revista DistanceS, 1 (1), 9-25, Sainte-Foy, Québec, Canada. Constutivismo e Formação a Distância.

[4] LÈVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34. 2 edição. 2000.
[5]____. As Tecnologias da Inteligência. São Paulo: Editora 34. 2000.

[6] LUCENA C. J. P., Fuks H., Milidiú R., Laufer C., Blois M., Choren R., Torres V., Ferraz F. Carvalho G. R., Daflon L. (1999). O AulaNet e as Novas Tecnologias de Informação Aplicadas à Educação Basica Educação on-linea na WEB, 6º Congresso Internacional de Educação a Distância.

[7] LUCENAC. J. P., Fuks H., Milidiú R., Laufer C., Blois M., Choren R., Torres V. , Daflon L. (1998). AulaNet: Helping Teacher to Do Their Homework. Multimedia Computer Techniques in Engineering Education Worshop, Latin American Academic Training n. ALR/B7-3011/04.04-4.161, Technische Universitat Graz, Graz, Austria, 16-30.

[8] LUCENA C.J.P., Fuks H. A Educação na Era da Internet. Rio de Janeiro: clubedofuturo. 2000.

[9] AZEVEDO, Wilson. A vanguarda (tecnológica) do atraso (pedagógico): Impressões de um educador on-line a partir do uso de ferramentas de courseware.
Disponível em: http://www.aquifolium.com.br/. Acesso em: 21/01/2001.


[10]____. Panorama Atual da Educação a Distância no Brasil.
Disponível em: http://www.aquifolium.com.br/.Acesso em: 21/01/2001.

[11] FERNANDES, M.C. P.; Fernandes, J.R. Uma Experiência Construtivista Usando Um Ambiente de Software Baseado na Web" ‚ trabalho apresentado no VII Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED em S. Paulo (08/2000); IV COINFE na UERJ (11/2000); II Conferência Internacional em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação "Challenges 2001/Desafios 2001" na Universidade do Minho em Portugal (05/2001).

[12] FERNANDES, M.C.P. O Uso do computador na Educação - Questões sobre o uso do computador como auxiliar no ensino. Monografia como resultado do Curso de Pós-Graduação lato sensu do Centro de Estudos de Pessoal (CEP) e Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ. 2000.


Copyright - Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED