Publicada em: 10/09/2002 às
20:10 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Metodologia Construtivista Usando um Ambiente de
Software Baseado na WEB Maria Cristina Pfeiffer
Fernandes
(Texto para download: Formato Word (.DOC)) RESUMO 1. INTRODUÇÃO
O ambiente sócio-cultural de um indivíduo, neste início de
século, está fundamentado em novas maneiras de pensar e de conviver a
partir das tecnologias interativas, surgidas com o avanço das
telecomunicações e da informática. E isto está gerando novas formas de
ensinar e aprender, tendo o computador como principal recurso, que
representa a possibilidade de dinamização das práticas pedagógicas,
através de ambientes de ensino-aprendizagem poderosos, onde a cooperação
virtual vem apoiar o processo de desenvolvimento cognitivo e social dos
educandos, com vistas à construção coletiva de conhecimentos pelo
tratamento de informações que são compartilhadas, processadas e
distribuídas em tempo real ou não. Nesse contexto, segundo Levy [4], "...o professor é
incentivado a tornar-se um animador da inteligência coletiva de seus
grupos de alunos em vez de um fornecedor direto de conhecimentos". Isto vem de encontro às práticas pedagógicas normalmente
adotadas hoje em sala de aula convencional, onde os recursos utilizados
ainda são o giz, quadro-negro e retroprojetor, e o professor continua
sendo aquele que transmite conhecimentos aos alunos de forma tradicional.
Com o objetivo de mudar esta realidade, decidiu-se implementar, na
Universidade Católica de Petrópolis ‚ UCP, uma metodologia construtivista
que vem sendo aplicada com sucesso em algumas disciplinas dos cursos de
Pedagogia, Informática e Psicologia, desde o segundo semestre de 1999. Ao
invés de uma sala de aula convencional, os alunos passam a freqüentar o
laboratório de informática para participarem da construção de alguns
cursos on-line, utilizando a metodologia construtivista proposta e a
ferramenta AulaNet ‚ um ambiente de software baseado na Web. A metodologia construtivista consiste, basicamente, na
realização das seguintes etapas: divisão da turma em grupos de alunos com
a seleção de um tema por grupo, cadastramento e matrícula dos alunos no
ambiente AulaNet, publicação do curso, inserção no ambiente do conteúdo
programático elaborado pelos alunos, dinâmica virtual e pesquisa
avaliativa do experimento. Os resultados do trabalho mostraram, até agora, uma mudança no
comportamento da maioria dos alunos que utilizaram esta metodologia
construtivista, em relação à motivação, aprendizagem contextualizada e uma
participação mais atuante [11]. Desde a construção do primeiro curso on-line, no segundo
semestre de 1999 até hoje, já foram construídos 5 (cinco) cursos nas áreas
de Pedagogia, Informática e Psicologia, e mais um curso encontra-se em
fase de construção. O objetivo principal deste artigo é consolidar a
metodologia construtivista que vem sendo utilizada, para que a mesma possa
ser aplicada em outros ambientes de Ensino a Distância. Este artigo está dividido em seis itens: no primeiro, são
descritos os objetivos, um resumo da metodologia proposta e alguns
resultados obtidos; no segundo item, se encontra a fundamentação teórica
do artigo, que tem servido como base para o estudo; no terceiro item, é
feita uma descrição do ambiente AulaNet; no quarto item, é descrita a
metodologia proposta, etapa por etapa; as conclusões se encontram no
quinto item e, finalmente, as referências bibliográficas no sexto item,
que serviram como fonte de consulta para a elaboração deste trabalho. 2. Fundamentação Teórica
Segundo Demo [2], "O centro da aprendizagem é saber
reconstruir, elaborar, questionar. O que a aprendizagem significa?
Não é só reconstruir conhecimento, é também forjar o indivíduo
capaz de ser o dono de seu conhecimento, ser autônomo em seu
conhecimento".
Na teoria piagetiana [1], a autonomia do indivíduo é
fundamental. Para Piaget, a autonomia está relacionada à
participação do indivíduo na elaboração de novas formas de pensar e na
criação de novos conhecimentos, auxiliando na reflexão crítica da
realidade, para questioná-la e se possível, transformá-la. Os conflitos e
as contradições devem atuar como elementos motivadores favorecendo uma
nova reestruturação ‚ processos de assimilação e acomodação. Desta forma o
aluno ao construir conhecimentos, aprende os seus mecanismos de produção
tornando-se mais independente. Faz parte do processo de aprendizagem a
exploração da atividade, o incentivo à criatividade e à observação. Piaget
apresenta, portanto, uma visão interacionista partindo do indivíduo para o
contexto. Já Vygotsky [1], considera que o caminho do desenvolvimento do
pensamento no indivíduo, vai no sentido do social para o individual. Para
ele, o conhecimento depende fundamentalmente da adaptação à realidade
externa. A Educação on-line é uma estratégia baseada na aplicação da
tecnologia à aprendizagem, sem limitação de lugar, tempo, ocupação ou
idade dos aprendizes. A Educação on-line [4] é a ação sistemática e
conjunta entre as novas tecnologias que incluem as hipermídias, as redes
de comunicação interativas e todas as tecnologias intelectuais da
cibercultura e as metodologias de ensino-aprendizagem em ambientes de
software baseados na WEB (groupwares) que propiciam uma aprendizagem
autônoma, com o apoio de uma organização e tutoria através dos meios de
comunicação, e isto implica em novos papéis para os alunos e professores ‚
facilitadores -, novas atitudes e novos enfoques metodológicos. Um aspecto
fundamental [8] está relacionado à importância que o meio tem em ambientes
para Educação on-line. O meio freqüentemente impõe a metodologia, criando
por isso restrições para a instrução. A incorporação de metodologias e
estratégias pedagógicas no ambiente de Educação on-line, permite reduzir
tais restrições. Da mesma forma que a Educação a Distância (EAD) convencional
exigiu o desenvolvimento de uma pedagogia específica, a Educação on-line
exige o desenvolvimento de um modelo pedagógico específico. Essa pedagogia
on-line, baseia-se nos seguintes aspectos [10]: • O trabalho em equipe - Uma das competências exigidas, hoje em
dia, é que os profissionais sejam capazes de trabalhar em grupo,
interagindo em equipes reais ou virtuais; • Aprender trabalhando - O trabalho e aprendizagem devem
caminhar juntos, e o aprender trabalhando é algo que se deve fazer em
equipe; • Inteligência coletiva - A sociedade, hoje, exige que um
indivíduo saiba contribuir para o aprendizado do grupo de pessoas ao qual
ele pertence. Ou seja, é a inteligência coletiva do grupo que se deseja
colocar em funcionamento, disponibilizando-se as diversas competências de
seus integrantes, e não mais a de apenas um deles. • O professor on-line - Deve ajudar na construção desta nova
proposta pedagógica com sua prática educacional. Deve assumir o papel de
companheiro, líder e animador comunitário, se concentrando não somente no
domínio de um conteúdo ou de técnicas didáticas, como também na capacidade
de mobilizar a comunidade de aprendizes em torno da sua própria
aprendizagem, de estimular o debate, de promover um clima de ajuda mútua e
de incentivar cada um a se tornar responsável pela motivação de todo o
grupo. • O aluno on-line - Para ser um aluno on-line não basta saber
navegar na Internet ou usar o correio eletrônico, é necessário ser capaz
de atender às demandas dos novos ambientes on-line de aprendizagem, e
desempenhar o novo papel que lhe foi reservado nesta comunidade
virtual. O método de ensino via Web [8], que permite ao professor exercer
o papel de um "animador da inteligência coletiva" e ao aluno o papel de um
"co-autor" na construção do conteúdo do curso, é o método do
Desenvolvimento Gerativo-Elaboração de conteúdo que envolve
assimilação e síntese das informações adquiridas, seguido da organização
do conteúdo pelos alunos através da utilização de recursos informáticos
como editores de texto, editores de HTML e softwares de apresentação. 3. AulaNet - Um ambiente de software baseado na Web [6][7][8]
A ferramenta utilizada na investigação foi o AulaNet, um
ambiente de aprendizado cooperativo baseado na Web ‚ groupware -,
desenvolvido no Laboratório de Engenharia de Software ‚ LES ‚ do
Departamento de Informática da PUC-RJ. O AulaNet é um ambiente para a criação, participação e
administração de cursos na Web, que se baseia nas relações de trabalho
cooperativo manifestadas nas interações dos aprendizes com seus
instrutores, com outros aprendizes e com os conteúdos didáticos colocados
na Web. No processo de ensino e aprendizagem do AulaNet participam três
tipos de usuários: o administrador, o docente e o aprendiz. O administrador é o responsável pela manutenção do sistema e
facilita a integração docente/ambiente/aprendiz, em serviços como o
registro da publicação de cursos e matrícula dos aprendizes. O docente ou facilitador deixa de ser o responsável pela
transmissão do conhecimento para se tornar o facilitador e provocador do
processo de aprendizagem do grupo, através da elaboração de conteúdos
atraentes e interativos que correspondem aos textos de aula disponíveis em
transparências, apresentações gravadas, livro texto e bibliografia. Para
colocar o conteúdo programático do curso na Web, o docente não precisa ser
um especialista em Internet, bastando ter conhecimentos pelo menos de
aplicativos como Word e Power Point (mecanismos de cooperação). Estes
mecanismos incluem a possibilidade do professor construir seu curso em
conjunto com outros professores e/ou alunos, utilizando o mecanismo da
co-autoria. O ambiente também disponibiliza outros recursos, tais como
listas de discussão, grupo de interesse e chat (mecanismos de
comunicação). Para a avaliação da aprendizagem, a ferramenta oferece ao
docente mecanismos de coordenação que correspondem a agenda, trabalho,
exercício e prova. O aluno, ou aprendiz, é o participante do processo de
aprendizagem do ambiente AulaNet e corresponde ao usuário final do
produto. O AulaNet oferece ao aluno um menu de opções, que pode ser
controlado remotamente para a escolha de diferentes serviços como o
contato com o professor, lista de discussão, grupo de interesse, agenda,
etc. A escolha pelo AulaNet [3] se deu por apresentar as
características desejáveis de uma ferramenta para se trabalhar com a
Educação on-line, uma vez que considera os limites individuais de cada
aprendiz, como por exemplo as distâncias espacial, temporal, tecnológica,
psicossocial e sócio-econômica, que porventura possam impedir o acesso ao
saber (acessibilidade). Por outro lado, permite uma aprendizagem no
ambiente do aprendiz, que poderá planejar no tempo e no espaço suas
atividades de estudo, respeitando seu ritmo de aprendizagem
(flexibilidade). Outra característica importante, é a diversificação das
interações, pois permite a interação entre o professor e o aprendiz, entre
este e outros aprendizes e entre todos os indivíduos do seu meio ambiente
(família, comunidade, trabalho, etc.). 4. Metodologia
A metodologia construtivista consiste basicamente na realização
das seguintes etapas: divisão da turma em grupos com a seleção de um tema
por grupo, cadastramento e matrícula dos alunos no ambiente AulaNet,
publicação do curso, inserção no ambiente do conteúdo programático
elaborado pelos alunos, dinâmica virtual e pesquisa avaliativa do
experimento.
5. Conclusões Os resultados obtidos até agora a partir da utilização da
metodologia construtivista proposta no presente trabalho se encontram na
Tabela 1, que mostra os cursos on-line já construídos, as áreas do
conhecimento e a quantidade de grupos por curso.
De acordo com os resultados das pesquisas avaliativas relatados
em [11], a maioria dos alunos aprovou a metodologia proposta e sugeriram
até que ela fosse aplicada em outras disciplinas, permitindo um maior
alcance e abrangência no meio universitário. Além disso, os alunos se
sentiram valorizados não só por serem co-autores na produção dos conteúdos
das aulas do curso on-line, bem como pelo fato do material ficar
disponível na Internet para consulta. Observou-se também a preocupação
deles com a continuidade do trabalho nos períodos subseqüentes, mostrando
com isso sua importância. A utilização desta metodologia facilitou também a
interdisciplinaridade de disciplinas para as turmas de Pedagogia e
Psicologia, facilitando bastante o processo de aprendizagem dos
alunos. Outra opinião importante fornecida pelos alunos foi que, mesmo
não sendo especialistas em Internet, através do uso do AulaNet, é possível
construir um curso a distância utilizando recursos informáticos já
conhecidos, superando obstáculos como a desmotivação e fatores como
cansaço e dispersão durante as aulas, uma vez que a sala de aula oferece,
hoje, poucos recursos para acompanhar o ritmo das novas tecnologias que
permitem um acesso mais imediato a novas informações, consequentemente a
construção de novos conhecimentos de uma forma mais abrangente do que os
métodos tradicionais de ensino. Dando continuidade ao trabalho de pesquisa que vem sendo
realizado na UCP, a metodologia construtivista proposta no presente
trabalho, utilizando a ferramenta AulaNet, está sendo utilizada este
semestre (01/2001) para a construção do curso "Introdução à Metodologia e
Pesquisa Científica em Psicologia - Versão 2", com a turma do 1º período
de Psicologia no turno noturno.
[1] ABREU, S. Teorias da Aprendizagem. Curso Megalogo on-line:
Projetos usando Animação 1. [2] DEMO, Pedro. Educar é diferente de ensinar. Jornal do
Brasil. Rio de Janeiro. Caderno Empregos. 08/outubro/2000 - p. 1. [3] DESCHÊNES A.-J. (Téle-université), Bilodeau H. (UQAT), Bourdages L. (Téle-université), Dionne m. (UQAR), Gagné P. (Téle-université), Lebel C. (Téle-université) e Rada-Donath (UQAC) (Groupe interinstitutionnel de recherche en formation à distance) (1998). Tradução por Roger Bédard. Artigo publicado na revista DistanceS, 1 (1), 9-25, Sainte-Foy, Québec, Canada. Constutivismo e Formação a Distância. [4] LÈVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34. 2
edição. 2000. [6] LUCENA C. J. P., Fuks H., Milidiú R., Laufer C., Blois M., Choren
R., Torres V., Ferraz F. Carvalho G. R., Daflon L. (1999). O AulaNet e
as Novas Tecnologias de Informação Aplicadas à Educação Basica Educação
on-linea na WEB, 6º Congresso Internacional de Educação a
Distância. [7] LUCENAC. J. P., Fuks H., Milidiú R., Laufer C., Blois M., Choren
R., Torres V. , Daflon L. (1998). AulaNet: Helping Teacher to Do Their
Homework. Multimedia Computer Techniques in Engineering Education
Worshop, Latin American Academic Training n. ALR/B7-3011/04.04-4.161,
Technische Universitat Graz, Graz, Austria, 16-30. [8] LUCENA C.J.P., Fuks H. A Educação na Era da Internet. Rio de
Janeiro: clubedofuturo. 2000. [9] AZEVEDO, Wilson. A vanguarda (tecnológica) do atraso
(pedagógico): Impressões de um educador on-line a partir do uso de
ferramentas de courseware.
[11] FERNANDES, M.C. P.; Fernandes, J.R. Uma Experiência
Construtivista Usando Um Ambiente de Software Baseado na Web" ‚
trabalho apresentado no VII Congresso Internacional de Educação a
Distância da ABED em S. Paulo (08/2000); IV COINFE na UERJ (11/2000); II
Conferência Internacional em Tecnologias da Informação e Comunicação na
Educação "Challenges 2001/Desafios 2001" na Universidade do Minho em
Portugal (05/2001). [12] FERNANDES, M.C.P. O Uso do computador na Educação - Questões
sobre o uso do computador como auxiliar no ensino. Monografia como
resultado do Curso de Pós-Graduação lato sensu do Centro de Estudos de
Pessoal (CEP) e Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ.
2000. | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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