GRUPO 5bis
Ferramentas Colaborativas
Efeitos da digitalização, internet e novas comunicações em nossa cultura, formas de organização e colaboração.
Levando em consideração as revoluções históricas de tecnologia, temos a resposabilidade de pensar sobre os efeitos das novas tecnologias como sendo talvez a mudança mais significativa dentre estas.
O que diferencia então as tecnologias de rede das tecnologias anteriores, de imprensa, rádio, televisão e telefone? E por que esta revolução seria mais impactante que as anteriores? Porque a internet combina a funcionalidade destas tecnologias anteriores de comunicação e disseminação de informações, facilitando a criação de ambientes colaborativos.
(bibliografia: http://www.benkler.org/Benkler_Wealth_Of_Networks.pdf)
Nos encontramos em uma fase de transição desta revolução, que afeta diretamente nossa sociedade e portanto precisamos entender e participar destas mudanças. A maneira como as pessoas se relacionam e desenvolvem o conhecimento foi fortemente influenciada pela era digital.
Esta análise pode ser estendida às críticas à educação em que há somente a transmissão do conhecimento, o ensino bancário, sendo que com essas novas ferramentas, torna-se mais viável a participação e criação de conhecimento/cultura pelos alunos, estes assumindo uma postura mais ativa diante do conteúdo.
Transições Históricas de Influência
- A escrita: A transição da tradição oral para a tradição escrita, de rolos de pergaminho até a invenção do codice, a página. Permite-se assim fazer uso da tecnologia para debater, comparar e manter textos utilizando referências.
*Determinismo tecnológico:"Determinismo tecnológico é uma teoria reducionista que pressupõe que a tecnologia de uma sociedade impulsiona o desenvolvimento de sua estrutura social e valores culturais." - http://pt.wikipedia.org/wiki/Determinismo_tecnol%C3%B3gico
____________________________________________________________________________
Segunda Parte
Um dos poucos fatos não disputados em educação refere-se a eficácia do aprendizado em grupo. Dado isso, é interessante investigar as ferramentas de colaboração da Internet e Web nos momentos de aprendizado.
Uma forma de investigação pode ser a classificação destas ferramentas a fim de podermos selecionar, de acordo com objetivo e projeto, as ferramentas mais adequadas:
- Ferramentas síncrones/a-síncrones: Síncrone é o que acontece ao mesmo tempo, exemplo IM.Uma ferramenta pode ser síncrone e a-sincrone,mas nem sempre exclusiva, sendo que as tecnologias antigas são mais polarizadas (ou uma ou outra) e as novas seriam mais flexíveis.
- Tecnologias Presencias x à distância
- Comunicação um para muitos:Em geral comunicação em massa, dissiminação. Ex: Jornal, revistas, na internet seria um portal, ou um site.
- Comuicação Muitos-para-Muitos: Virtualmente, podem ser redes sociais, reproduzindo uma informação para diversas pessoas, como facebook.Note: uma fan page de uma celebridade no fb é uma tecnologia Um-para-muitos.
- Criação Colaborativa
- Comunicação
- Discussão
Comunicação Sincrone:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%A3o_s%C3%ADncrona