01/09/2015 - Aula 04 Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Física (2015) Utilizar novas tecnologias na educação partilhamento de informação a custo zero ; partilhamento de todoconteúdo para todos. O grande passo que a educação pode dar com as novas tecnologias é o acesso sem precedentes que essa tecnologia pode dar para o acesso aos recursos didaticos. Um grande marco poder copiar e pode distribuir documentos a baixo custo ou custo zero para potencializar ensino e aprendizagem Tecnologia educacional no auxilío á transmissão de informação, assim como também no sentido de construção do conhecimento; Há duas formas de pensar a educação e o professor: Como comunicação, onde pensamos na transmissão do conhecimento como o conhecemos da epoca de escola. Como construção - entender o processo de criação de novos vinculos e conhecimentos entre os conteúdos dispostos a ele. Cada nova tecnologia, por mais simples que possa parecer traz um avanço no acesso a informação e suas formas de fazer criticas entre os textos e ideias que eles transmitem. três polos principais: conteúdo, conhecimento, avaliação pedagógica Etapas do processo de produção de textos Primordios: Escritos em rolos Códices: Organização em paginas e volumes A vantagem do avanço tecnológico "Códices" em relação ao "Rolo de pergaminho" é a possibilidade de realizar uma referência de outro texto em seu texto e discutir.Possibilita uma maior organização; Imprensa ajudou a acelerar o processo de popularização da escrita a internet consegue somar todas as características dos outros meios de comunicação e informação anterior e ainda ter uma disseminação mais abrangente e em tempo menor A imprensa trouxe a possibilidade de uso da escrita mesmo para textos de lazer, ou seja, com isso surgem novos estilos de expressão que tornam esse tipo de linguagem ainda mais importante e com impactos sociais ainda mais amplos