INSTITITUTO DE FÍSICA DA USP
G U I A 07
GUIA DE ESTUDO |
SEMANA 05mai-10mai |
'CHATs' 13-14 |
Sistema |
Pré-requisitos
a. Física 1 e 2
b. noções de números complexos
c. noções de equações diferenciais
Referências
"Notas de aulas de Física 3", MJ Bechara, JLM Duarte, MR Robilotta e SS Vasconcelos. (Xerox do IFUSP). Aulas 29 a 33.
"Eletricidade e Magnetismo" (Curso de Física de Berkeley, vol.2), EM Purcell. Cap. 1 e 3.
"Física", vol 2, P Tipler.
Na nona semana do curso, a complexidade do
assunto (campo magnético) deixa ainda o curso com um ritmo
'puxado'. Vamos focalizar a lei de Biot-Savart (relaciona
a corrente elétrica como 'fonte' de campo magnético),
a lei de Ampère (mais geral que a lei de Biot-Savart) e
a força de Lorentz (a força eletromagnética
sobre as cargas).
É o início do último segmento do
webcurso. Na próxima semana acontecerá
a P2 (inclui as aulas 16 a 28, guias 04 a 06).
As perguntas-temas para nossa discussão nos chats são:
Podemos dizer que a corrente elétrica é a fonte do campo magnético? |
Como entender que o campo magnético que vem da corrente elétrica não tem linhas de campo que emanam (saem) da corrente, mas circundam a própria corrente? |
(PT-F) A lei de Ampère tem o mesmo 'status' da lei de Gauss, no caso magnetostático? |
A força de Lorentz serve tanto para descrever interações entre cargas elétricas como entre correntes elétricas? |
Como entender que se pode dizer que a força elétrica sobre uma carga elétrica é 'ontológica' (só depende da 'existência' da carga) e a força magnética é 'acidental' (depende da velocidade - um atributo da carga que inclusive depende do referencial)? |
A terceira das perguntas-tema,
indicada por (PT-F), deve ser respondida até
sexta, 09mai (23h55), no Forum, no assunto:
14f3 07PT-F. As perguntas-temas, em conjunto,
devem sinalizar um possível foco na leitura das Notas de Aula,
na preparação das conversas em chat.
E o assunto, no Forum, que deve ser focalizado
é o 14f3 07 Leis de Biot-Savart e
de Ampère e Força de Lorentz.
Há ainda o assunto 14f3 07chats1718,
na próxima semana, em que vocês são
convidados a escrever o que tiveram vontade, mas
o assunto correu e não deu tempo (no próprio
chat). Pode também servir para pedir
algum esclarecimento de qualquer ponto que tenha ficado
em suspenso. Nessa semana, os chats referem-se
ao guia06 e poderão ser focalizados
no assunto 14f3 06chats1314.
Os chats da semana anterior estão sendo
sistematizados no link Sistematização
05S.F do guia05 em 05mai e vocês devem fazer
um comentário com o que acharam interessante ou importante,
ou ainda o de que mais gostaram na sistematização,
até segunda, dia 12mai, às 23h55 no Forum,
assunto: 14f3 05S.F, na semana da P2. Acompanhem o
desenrolar da discussão.
Alunos que fizeram o curso noturno, relataram dificuldade de
enviar até esse horário das 23h55, pois eles
chegam em casa depois disso.
Como esse prazo de entrega já foi dilatado (para
concentrar na segunda a grande maioria das atividades),
quem tiver dificuldade de manter a entrega nesse prazo do
fim da noite de sexta, se for PT-F eu tolerarei
recebê-la no sábado até as 14h00, se
forem as demais atividades no fim da segunda à noite,
façam isso antes, no domingo de casa.
As conversas sobre as perguntas-temas deste guia07
serão na semana depois da P2 .
A regra do Forum é que em, no máximo,
dois dias a manifestação do aluno será
respondida ou comentada.
Não há exercícios nas Notas de Aulas nem em link Lista07.
Horário dos 'chats'
Os horários do chat são quarta, às 12h00-13h00, e quinta, às 18h00-19h00. Nesta semana, as conversas sobre Física referem-se ao guia06 e poderão ser focalizados no assunto 14f3 06chats1314 do Forum.
Sistematização dos 'chats'
Este guia dará acesso à
Sistematização
07S.F em que você verá a
sistematização dos chats 15e16
que estará disponível no dia 26mai e
deverá ser comentada até 02jun.
E não deixem de consultar o log, o registro
escrito, dos chats.
A prova P2.
Não se esqueçam: próxima semana é a P2, quarta, 14mai, abrangendo as aulas 16 a 28.
JOSÉ LUCIANO MIRANDA
DUARTE
mar2014
Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial deste
site.