Objetivo: usar analogia - revoluções tecnologicas. "Como fazer livros". Qual a repercussão na sociedade O exemplo: qual a maneira das sociedades transmitirem e registrarem sua história A existência de novas possibilidades não garante que sejam boas Duas Tecnologias: digitalização (mp3, pdf, etc...) e redes (internet - um meio de comunicação através do transporte rápido de um ponto ao outro) (Benkler) Internet é qualitativamente diferente das tecnologias de comunicação anteriores (rádio, telefone, etc...) Cada maneira de comunicação é usada de uma maneira diferente * Telefone: 1 para 1 * Rádio: 1 para muitos (comunicação em massa) Internet é diferente, pois é utilizada para comunicação, ambientes de espeços colaborativos, venda e compra de produtos... Nós como educadores precisamos acompanhar esta evolução (não podemos parar no tempo). * Invenção do Codex (livro com páginas). Origenes foi o primeiro a usar. O uso de páginas permite o "diálogo" entre livros através das referências. "Um livro fala com outro livro" * Invenção da Imprensa por Guttenberg na Suíça permitiu a facilitação da cópia de livros que antes eram criados por monges. Antes somente eram feitas cópias de livros grandes como a Bíblia. * Cervantes: o primeiro novelista * Plataformas de "trivialidades" pois aparentemente são tecnologias sem utilidades: * Youtube: permite qualquer um disponibilizar videos na internet * Flickr/facebook: compartilhamento de fotos * Twitter: 140 caracteres do que o seu "gato" está fazendo no momento Plataformas utilizadas de maneira estruturada pode causar impacto na sociedade a exemplo das manifestações de Junho/2013 Ferramentes síncronas x assíncronas * Síncrona: preciso estar presente para ouvir (aula) * Assíncrona: E-mail, SMS, blog Presencial x distribuído * Presencial: ou está presente ou não aprende não aprende? * Distrbuído: acessível remotamente De um para muitos * Jornal De muitos para muitos (?) Criação colaborativa * O exercício que estamos fazendo agora Redes modernas: disseminação de informação>> comunicação entre pares >>> criação de ambientes colaborativos. Crítica: desiquilibrio entre o elemento de "disseminação" e "colaboração e comunicação entre pares". Internet - utilizada de maneira mais geral. Meios anteriores - utilizados de maneira específica. Intetner modificou a sociedade qualitativamente. A grandiosidade desta modificação implica na necessidade de acompanhar este processo. tradição oral - registro páginas capítulos - novelas facilidade nas cópias gatos tem sites... ¬¬ gatos do professor tem sites ..... :P novas tecnologias apresentam perigo à manutenção do "estado normal" ativistas, revolução - mídias sociais, youtube,google... atividades em grupo auxiliam aprendizagem - ferramentas de comunicação classificação das ferramentas: sincrones a-sincrones presenciais distribuidas um para muitos muitos para muitos grupos ad-hoc grupos pre-definidos criação colaborativa comuncação discussão