Cabeçalho de treinamento. ---------------------------------------------------------------- Treinamento Estamos fazendo um treinamento da tecnologia * item * novo item * mais um item * * ----- Apresentação do professor Comentários: * ----------------------------------------------------------------- intencao do professor analisar como as pessoas alteram a sociedade digitalização e redes. -> midia, seguencia de zeros e 1 com custo zero - . implica em.. grandes conseguencias na sociedade. transporte e facilidade de comunicação - mais facilidade de acesso Novas possibilidades podem ser maleficas ou beneficas a longo prazo. Tecnologia de rede moderna imprensa, cinema, telefone, radiodifusão: dois tipos, ponto a ponto e um ponto para muitos Internet - parecida com outras formas de comunicação em massa desde o séc 19, mas tem suas diferenças, pois consegue se combinar todas como a internet se diferencia, ela pode ser combinar com tudo que já se fazia antes. Internet não faz distinções, possiblita a colaboração entre grupos que anteriormente eram pré definidos. possibilita disseminação (como a radio difusão), comunicação ponto a ponto (como o telefone) e ambientes colaborativos. Aplicações em modelos educacionais Internet - causou uma revolução, uma mudança qualitativa na sociedade. ------------------------------------------------------------- Analogia. Tradição oral -> rolo de pergaminho -> códice -> livro impresso -> web ------------------------------------------------------------- Orígenes - A pagina foi uma invenção com relação ao pergaminho. -- (isso parece tão óbvio para nós que até parece que sempre foi assim) http://www.youtube.com/watch?v=ayp5eIL4Z-0 --> Introdução ao B.O.O.K - Help desk livro (ou seria uma visão das gerações futuras?) Invenção da imprensa em 1450, graças a imprensa foi possivel realizar copias, Cervantes então inventou a novela) Mudança na tecnologia - muda a sociedade A influência dos gatos da internet - e como isso pode mudar a vida das pessoas aneniske.org - exempata do professor) upo É muito difícil bloquear totalmente o acesso aos sites e plataformas de compartilhamento. Acredita-se que aprendizagem em grupo funciona Classificação de ferramentas Ferramentas síncrones (telefone)<-> a-síncrones (email), presenciais <-> distribuidas --> isto aqui é uma ferramenta síncrona. Comunicaçao um para muitos <-> muitos para muitos formação de grupos ad-hoc (ao acaso, sem ser pré definido) <-> grupos pré-definidos -> exemplo de grupo ad-hoc: um pequeno grupo de pessoas numa sala. Criação colaborativa (docs wiki) Comunicação (email, IM) -------------------------------------------------------------------