SOBREIRA, S. A disciplinariza��o do ensino de M�sica e as conting�ncias do meio escolar. Per Musi, Belo Horizonte, n.26, 2012, p.121-127

Estudo de texto
1) Considerando "as v�rias influ�ncias que os conhecimentos sofrem ao se tornarem disciplinas escolares", por que o modelo tradicional de disciplinas � privilegiado?
2) Como "um enfoque que privilegie os elementos comuns com outras disciplinas" pode ajudar a ampliar o enfoque nas quest�es da educa��o musical?
3) Narre um resumo do hist�rico da introdu��o do canto orfe�nico no Brasil e como o ensino polivalente foi respons�vel pela aus�ncia do ensino musical nas escolas.
4) O que � transposi��o did�tica?
5) Qual a diferen�a entre o conhecimento escolar e o conhecimento cient�fico?
6) O que � subcultura musical?
7) Por que, segundo Swanwick, "o ensino de m�sica torna-se problem�tico a partir do momento em que ele passa a fazer parte do curr�culo escolar"?
8) Como o conhecimento escolar pode ser visto como uma "cultura pr�pria"?
9) Considerando a influ�ncia dos saberes da escola nas pr�ticas sociais, como pode ser entendido o surgimento de v�rios grupos vocais na MPB, a partir dos anos 1950?
10) Por que o "baixo status"das disciplinas art�sticas em rela��o a um saber social de refer�ncia?
11) Como a m�sica poderia ganhar status nesse contexto?
12) Por que o significado e as expectativas atribu�dos � m�sica j� est�o demarcados antes da oficializa��o de seu ensino?
13) Como a m�sica efetivada em sala de aula pode ter um potencial pedag�gico frut�fero e significativo?
14) Explique por que a ado��o de objetivos mais utilit�rios ou de car�ter mais acad�mico n�o s�o excludentes, e qual o papel do educador nessa situa��o.
15) Por que a simples constru��o de procedimentos did�ticos mais adequados n�o � a solu��o para um melhor ensino da M�sica?
16) Comente o texto.