SOBREIRA, S. A disciplinariza��o do ensino de M�sica e as conting�ncias do meio escolar. Per Musi, Belo Horizonte, n.26, 2012, p.121-127 Estudo de texto 1) Considerando "as v�rias influ�ncias que os conhecimentos sofrem ao se tornarem disciplinas escolares", por que o modelo tradicional de disciplinas � privilegiado? 2) Como "um enfoque que privilegie os elementos comuns com outras disciplinas" pode ajudar a ampliar o enfoque nas quest�es da educa��o musical? 3) Narre um resumo do hist�rico da introdu��o do canto orfe�nico no Brasil e como o ensino polivalente foi respons�vel pela aus�ncia do ensino musical nas escolas. 4) O que � transposi��o did�tica? 5) Qual a diferen�a entre o conhecimento escolar e o conhecimento cient�fico? 6) O que � subcultura musical? 7) Por que, segundo Swanwick, "o ensino de m�sica torna-se problem�tico a partir do momento em que ele passa a fazer parte do curr�culo escolar"? 8) Como o conhecimento escolar pode ser visto como uma "cultura pr�pria"? 9) Considerando a influ�ncia dos saberes da escola nas pr�ticas sociais, como pode ser entendido o surgimento de v�rios grupos vocais na MPB, a partir dos anos 1950? 10) Por que o "baixo status"das disciplinas art�sticas em rela��o a um saber social de refer�ncia? 11) Como a m�sica poderia ganhar status nesse contexto? 12) Por que o significado e as expectativas atribu�dos � m�sica j� est�o demarcados antes da oficializa��o de seu ensino? 13) Como a m�sica efetivada em sala de aula pode ter um potencial pedag�gico frut�fero e significativo? 14) Explique por que a ado��o de objetivos mais utilit�rios ou de car�ter mais acad�mico n�o s�o excludentes, e qual o papel do educador nessa situa��o. 15) Por que a simples constru��o de procedimentos did�ticos mais adequados n�o � a solu��o para um melhor ensino da M�sica? 16) Comente o texto.