Estudo de texto: Romanelli, in Mateiro & Sousa (orgs.), 2009, pp.125-137 DATA: NOME: NÚMERO USP: Qual a comparação possível entre uma aula de música e um concerto sinfônico? Qual a função que destaca no planejamento? O que deve apresentar um planejamento? Qual a diferença entre plano de ensino e plano de aula? Quais os principais problemas e obstáculos enfrentados por um estagiário, ao entrar na escola? Quais as peculiaridades decorrentes desses problemas? Qual a alternativa para a dificuldade em traçar um planejamento? O que o plano de ensino deve ter como ponto de partida? Por que? O que o aluno de MEMES deve fazer durante o processo de observação? O que o aluno de MEMES deve saber, antes de redigir o seu planejamento? Qual a inversão de prioridades que é comum acontecer entre os objetivos e o tempo da aula? Qual a alternativa apontado pelo autor? Em que se constitui o plano de aula? Qual o papel dos objetivos no plano de aula? Explique. Como se determina o conteúdo da aula? O que é "plano-pesquisa"? Como se dá a definição dos procedimentos metodológicos da aula? Sugira algum procedimento metodológico não abordado pelo autor. Qual o papel dos recursos didáticos na aula? Cite alguns e explique. Proponha outros recursos didáticos não citados pelo autor. O que o período de estágio deve privilegiar?