00:34:03 Renata Costa | Academia Judaica: Capítulo 24 00:40:00 Renata Costa | Academia Judaica: Gênesis 24 - versículo 1 a 14 00:42:46 Jorge L Brito Jr: Tive que me ausentar um pouco para atender a uma entrega de comida 00:44:01 suzana chwarts: endogâmico - dentrodo clã 00:52:13 suzana chwarts: chesed - amor/fidelidade 00:54:49 Renata Costa | Academia Judaica: versículo 15 a 32 00:59:42 suzana chwarts: betuel ben nachor 00:59:58 suzana chwarts: betuel ben milka 01:01:00 suzana chwarts: bétulas - núbil 01:01:11 suzana chwarts: betulim- virgindade 01:01:26 Mauro Fisberg: Nubente? 01:02:49 Mauro Fisberg: Nubil existe sim- passível de contrair matrimonio 01:04:50 Luciana Lao: E devia ser muito forte, rsrsrs 01:06:27 Kelita: Piercing 01:06:51 suzana chwarts: beit ‘av - casa do pai 01:07:35 suzana chwarts: família bíblica estendida 01:09:11 Mauro Fisberg: Provavelmente milca não era esposa de Naor? 01:09:21 suzana chwarts: casa da mãe ? 01:09:29 suzana chwarts: beit ‘em 01:12:22 Renata Costa | Academia Judaica: versículo 50 a 67 01:12:49 Renata Costa | Academia Judaica: versículo 47, como se repete. 01:13:01 Renata Costa | Academia Judaica: a ótica masculina e feminina 01:21:33 suzana chwarts: mohar - presentes cerimoniais de noivado 01:27:24 suzana chwarts: dote ; vai da família da noiva para a noiva; 01:27:47 suzana chwarts: mohar: vai da família do noivo para a família da noiva 01:41:55 adrianajacobsberg: Logo no começo da aula, quando falamos de repetição (achei muito interessante a explicação sobre o uso de repetição no texto bíblico) pergunto: Será que o autor da história de Noé é o mesmo autor da história de Moises no cesro? 01:53:27 Renata Costa | Academia Judaica: Gênesis 25 - 19 a 21 01:56:09 Renata Costa | Academia Judaica: versículo 22 ao 26 01:58:35 suzana chwarts: lidrosh - interrogar, exigir - midrash 02:03:12 Hamilton: eu posso 02:03:25 Luciana Lao: por mim, pode continuar. 02:03:39 Renata Costa | Academia Judaica: versículos 27 a 29 02:05:17 suzana chwarts: tam - íntegro, sem mácula 02:05:40 Suzanne Felicie Lévy: tenho que sair, mas só agradeço esta aula fantástica que, com certeza, ouvirei mais vezes 🙏 Boa noite a todos ! 02:06:58 Vivienne Felicia Landwehr: um urso 02:08:00 Renata Costa | Academia Judaica: capítulo 26 é repetição da história da "beleza de Rebeca" 02:09:36 Dr. Jayme Murahovschi: Saindo por termos compromisso. A aula foi de excelente nível Jayme e Enny 02:10:39 dalva rosa de haro: Infelizmente preciso sair da aula. Registro minha admiração pelas narrativas, numa explanação profunda e ampla. Estarei presente na próxima aula. 02:22:06 Renata Costa | Academia Judaica: 28 versículo 3 02:26:03 diana susana sztraicher: Eu vou ter que sair. Boa noite a todos. 02:33:04 Renata Costa | Academia Judaica: versículo 43 02:46:05 Daniel Nusbaum: Quando lemos a versão traduzida do Rabino Plaut, é preciso ler as notas em que ele explica estas correções prováveis. 02:46:51 Jorge L Brito Jr: O Talmud contém uma explicação sobre esta grafia com dois yuds. 02:47:01 Jorge L Brito Jr: Talmud Avodah Zarah 11 02:47:03 Tatiana Gorenstein: Claro, e faz toda diferença :) 02:48:04 Jorge L Brito Jr: Embora eu fique com a impressão que o Talmud procura atribuir um significado àquilo que provavelmente era um erro de grafia. 02:48:17 Jorge L Brito Jr: שני גויים, the word is written with two letters י and a letter ו which is read but does not appear in the text, something which has been explained in the Talmud Avodah Zarah 11 as affording us the opportunity to read it as גיים, or גאים, a reference to both the Roman Emperor Antoninus as well as Rabbi Yehudah Hanassi, who both occupied lofty positions and were so wealthy that vegetables which have a limited season were never absent from their table all year round. The reading of the text (as opposed to the spelling) would represent the plain meaning then, i.e. peoples. 02:49:05 Tatiana Gorenstein: 👍 02:50:53 Roberto Tonanni: Agradeço muito esta excelente aula. 02:56:05 Hamilton: não pode adicionar mais uma aula? 02:56:19 Luciana Lao: EU pensei a mesma coisa...