Esta mensagem é para quem está completamente perdido, ou perdida, na disciplina, mas assistiu todas as aulas _e_ está tentando aprender de verdade, isto é, abriu o Rstudio, ou o Google Colaboratory e está tentando fazer os exercícios. Eu já ensino este tipo de disciplina há mais de 20 anos. Entendo que seja difícil para algumas pessoas engrenarem para fazer um algorimo, mas também entendo que haja um preconceito que psicologicamente bloqueia uma parte das pessoas que fazem a disciplina. Esse preconceito muitas vezes são frutos de comentários de estudantes mais velhos do curso que vão passando mensagens "erradas" que esta disciplina é difícil. Se você sente que foi influenciado, ou influenciada, por uma opinião assim, peço que dê uma chance a si mesmo(a) e ignore tal comentário. Você executou algoritmos desde os primeiros anos do ensino fundamental. Você aprendeu e executou o algoritmo da soma e subtração armadas, depois aprendeu o algoritmo da multiplicação e da divisão. Mais tarde você aprendeu outros algoritmos como o MDC, o MMC, solução de equações de primeiro grau, segundo grau etc. Você talvez até tenha aprendido algoritmos mais complicados como o algoritmo da extração da raiz quadrada, raiz cúbica, interpolação etc. Em suma, aprendeu, usou e chegou até aqui. Dito isso, vou fazer um resumo dos principais conceitos que vimos até agora para ajudar. 1- Começamos aprendendo que o computador é uma máquina que, como qualquer máquina, tem diversas partes, quais sejam: CPU, memória, dispositivos de entrada e saída. 2- Aprendemos que, mais que uma máquina, o computador é uma máquina especial, uma máquina matemática, que funciona com um algoritmo e, portanto, pode ser implementada fisicamente (hardware) e computacionalmente (software). Por isso que existem os muitos simuladores de vídeo-games. 3- Aprendemos o que é um algoritmo (uma sequência _finita_ de instruções; cada instrução é muito bem definida matematicamente; quando executado, o algoritmo termina e emite uma saída (resultado); sempre que executarmos o algoritmo com os mesmos dados de entrada, a saída será a mesma) 4- Aprendemos o que é uma variável ("uma" posição de memória onde podemos armazenar resultados), o que é uma constante ("uma" posição de memória que não é modificada); como criar e inicializar uma variável em R. 5- Aprendemos como fazer uma malha de repetição para evitar repetir comandos; aprendemos como fazer isso em R com o comando while. 6- Aprendemos a filtrar/selecionar elementos que queremos tratar diferentemente; aprendemos a fazer isso com o comando if else. Com o que temos até agora, podemos fazer muitos e muitos algoritmos. Finalmente, como eu digo no texto do EP1, a disciplina não foi colocada no Currículo do Bacharelado em Administração sem razão. Além do que já falei naquele texto, acrescento também que a linguagem R é apenas um meio para vocês alcançarem os objetivos postos lá. O objetivo não é aprender R, senão não precisaria de uma disciplina, bastava um treinamento para aprender como usar os comandos read, mean, max, min, plot etc. Assim, não pensem pequeno. Vocês estão na melhor universidade da América Latina e uma das melhores do mundo. Pensem grande e voem alto.