/***** MAC0110 - EP3 *****/ Nome: NUSP: /***** Parte 1 - Entendendo o código *****/ 1) Qual a probabilidade de um elemento da matriz ser grama (ou terreno)? Você pode expressar essa possibilidade utilizando um valor numérico ou uma fórmula. A resposta esperada era 65% ou 64.35% (desconsiderando o terreno especial). Poderia ser também 1 - (PROBABILIDADE_COELHO + PROBABILIDADE_COMIDA + PROBABILIDADE_LOBO). Explicando 64.35%: Em gera_ilha(), há 65% de chance de entrar na condição de terreno. Ao entrar nessa condição, é gerado outro número aleatório. Há então, 99% de chance de ser um terreno comum e 1% de ser um terreno especial. Ou seja, 65% * 99% = 64.35%. 2) Analise o código e diga: qual a diferença entre o terreno e o terreno especial? A diferença é apenas visual. 3) Dados os valores iniciais das constantes, qual a energia necessária para um lobo se reproduzir? E um coelho? Para lobos: 20; Para coelhos: 12. /***** Parte 2 - Completando as funções *****/ 4) Ao contrário das funções ocupa_vizinho! e reproduz!, a função morre! não recebe a matriz de energia como parâmetro. Por quê não é necessário alterar a energia com a morte de um animal? Não é necessário pois a função é chamada apenas quando o valor da energia já é zero. Logo, não é necessário alterar valores na matriz de energia. /***** Parte 3 - Teste e simulação *****/ 5) Usando os valores iniciais das constantes e após uma quantidade considerável de iterações, mais de 30, por exemplo, o que acontece na ilha? Em geral, os lobos eliminam todos os coelhos da ilha, restando apenas lobos e comidas (e terreno). 6) Qual combinação de constantes leva a ilha a ser dominada por coelhos? Utilize uma ilha de tamanho 20 ou mais, e simule utilizando uma quantidade considerável de iterações. Não há resposta certa. Poderia ser, simplesmente, PROBABILIDADE_LOBO = 0 e manter as outras constantes. 7) Qual combinação de constantes leva a ilha não ter nenhum animal? Utilize uma ilha de tamanho 20 ou mais, e simule utilizando uma quantidade considerável de iterações. Não há resposta certa. Poderia zerar a probabilidades de animais, ou diminuir a probabilidade de comida. /***** Parte 3 - Usando DataFrames e plotando gráficos *****/ 8) Qual a diferença entre a função simula - da parte 3 - e a função simula2? Há algumas diferenças entre as duas funções. O principal era apontar o uso de DataFrames e da função atualiza!, para atualizá-los a cada iteração. 9) A função gera_graficos possui sintaxes diferentes das vistas em aula e nos outros exercícios. Apesar disso, é possível entender o que a função faz, sem rodá-la e sem conhecer detalhes sobre os pacotes de gráficos. Sem rodar a função, responda: quantos gráficos a função plota? Qual o conteúdo de cada gráfico? Gera 2 gráficos: um da quantidade de lobos x coelhos, e outro com energia total x quantidade de comida. 10) Usando os valores iniciais das constantes e após uma quantidade considerável de iterações, mais de 30, por exemplo, o que acontece nos gráficos mostrados? Houve alguma semelhança ou diferença no que você respondeu na parte 3? Não há resposta correta. Bastava responder com uma breve análise. 11) Usando a combinação de constantes da questão 6 - que leva a ilha a ser dominada por coelhos - o que acontece nos gráficos mostrados? Houve alguma semelhança ou diferença no que você respondeu naquela questão? Não há resposta correta. Bastava responder com uma breve análise. 12) Usando a combinação de constantes da questão 7 - que leva a ilha à extinção de todos os animais - o que acontece nos gráficos mostrados? Houve alguma semelhança ou diferença no que você respondeu naquela questão? Não há resposta correta. Bastava responder com uma breve análise.