Bellard-Freire Estudo de texto MEMES-II 1) Explique por que a legitimação das diferenças situa-se entre "os aspectos de inspiração pós-moderna valorizados pelas pesquisas recentes sobre educação musical. 2) Por que "a posição dos indivíduos, em relação à música, é frequentemente, de absoluta passividade"? 3) Por que é questionável que "teria havido homogeneidade, em termos de "estilo geral", em épocas passadas da História"? 4) Descreva os oito tipos de comportamento musical de Adorno, citado por Candé. 5) Descreva e explique as quatro idades da música de Wiora. 6) O que Schurmann fala sobre as práticas musicais na cultura indígena brasileira? 7) Por que, segundo Menuhin, o arco e a flecha seriam ancestrais do violino? 8) Por que "parece prudente deixar em aberto a questão da função do prazer estético na primeira idade da música, mas não parece pertinente excluí-la"? 9) Por que, segundo Blacking, "toda música é popular"? 10) Segundo Wiora, quais foram os primeiros povos a desenvolver uma profissão musical organizada e como eram tratados? 11) Qual a principal característica da II idade da música e onde começam? 12) O que era a música para os pitagóricos e quais suas propriedades, segundo Candé? 13) Por que "toda inovação [era] sujeita a uma severa marginalização", no início da civilização europeia, e qual a cisão assinalada por Schurmannn nesse período? 14) O que ocorre com a música grega, quando é absorvida pelo império romano, segundo Wiora? 15) Como a música era considerada na China Antiga de Confúcio e quais suas relações com a cultura grega? 16) O que se entende por música ocidental, segundo Wiora, ao estabelecê-la como sua III Idade? 17) Qual a importância da escrita musical desenvolvida na Europa? 18) Explique as peculiaridades da música ocidental assinaladas por Wiora. 19) Explique a "evolução como processo" na música europeia. 20) Por que a Igreja baniu os intrumentos musicais até o século XII? 21) Em que consiste o pioneirismo de Guillaume de Machaut? 22) Explique a diferença entre as profissões de músico da corte e de jograis, menestréis e músicos ambulantes, e suas implicações como meio de vida, segundo Raynor. 23) Por que ao desenvolvimento da escrita musical, segundo Wiora, correspondeu uma perda do papel produtivo do executante? 24) Explique o que Lechter chama de "concepção arquitetônica da música" e quais suas consequências na prática musical, a partir do século XVII. 25) Por que nesse período "desenvolveu-se (...) uma vida musical independente de funções cotidianas" e em que termos? 26) Explique a "desintegração dos últimos elementos objetivos" que se opera no século XIX, segundo Lechter. 27) Por que o Lied, segundo Leuchter, é "uma das formas mais significativas" do século XIX? 28) Por que a "separação da música das funções cotidianas levou à criação de salas de concerto"? 29) Qual a principal razão por que Schurmann considera que o sistema tonal consumaria uma linguagem musical? 30) De que maneira o cantochão "garante uma certa sobrevivência da música da civilização grego-romana"? ET 07 31) O que explicaria em parte a "riqueza de funções sociais da música da terceira idade"? 32) Descreva os dois processos apontados por Wiora na IV idade, que decorreram da diáspora da música europeia pelo mundo. 33) O que contribuiu para a formação de um público mundial? 34) Enumere e explique 5 contradições que surgem na IV idade. ET 08 35) Descreva e explique os seis aspectos referentes às descobertas eletro-acústicas, assinalados por Wiora. 36) Como Harnoncourt explica o culto ao passado em consequência do distanciamento da música dita séria contemporânea? 37) O que a Flauta Mágica de Mozart teria como traço principal que foi perdido na IV idade? 38) Quais os principais os principais fetiches que Adorno afirma dominarem a música? Explique cada um deles. ET 09 39) Quais as consequências do processo de desconcentração e de incapacidade de apreender a totalidade? 40) Explique o que Harnoncourt critica na educação musical atual. 41) Descreva e explique as seis observações introdutórias de Bellard-Freire cuja finalidade é delinear algumas características gerais do ensino superior de música. 42) Qual a consequência da centralização do universo musical dos cursos superiores de música nos modelos de um período determinado? 43) Qual a consequência na função de Comunicação da concepção de verdade transmitida como modelo estático e cristalizado? ET 10 44) Por que considerar arte ou música como linguagem é uma questão polêmica? 45) De que maneira o estrelismo social esvazia a música de seus significados simbólicos? 46) Como a Universidade se omite de seu papel de formação global do indivíduo? 47) Como a reprodução de repertórios de outras épocas serviria também para conservar relações sociais e econômicas dessas épocas? 48) Por que a aparente isenção politica dos currículos é enganosa? ET 11 49) Por que questionar os currículos de graduação em música é questionar seus papel social? 50) Qual a forma dupla que agem os professores dos cursos de graduação em música? 51) O que é dialética? 52) Explique cada uma de suas características? 53) Descreva e explique os sete princípios propostos pela autora para a aplicação no ensino da música. 54) O que significa pedagogia da divergência, segundo Gadotti? ET 12 55) Quais as áreas de estudo sugeridas pela autora? Explique cada uma delas. 56) Quais as áreas de estudo que você proporia? Explique cada uma. 57) O que significa a função orgânica do professor, segundo Gramsci? 58) Qual o papel do professor, segundo Gadotti? 59) Quais as consequências de resgatar-se a implicação política do ensino e abandonar-se conteúdos pretensamente neutros? 60) O que a autora quer dizer com "aparente neutralidade em que os cursos de música, frequentemente, se colocam"?