Um currículo abrangente, sim Elba Braga Ramalho Departamento de Artes – UECE PPG em Políticas Públicas e Sociedade – UECE e-mail: elbabr@secrel.com.br Estudo de texto 1) O que você entende por "currículo como 'construção social'"? 2) Explique "o desconforto permanente entre nossas propostas curriculares e as necessidades que nos apontam as mudanças sociais". 3) Por que a escrita musical só representaria pela metade a linguagem musical? 4) Explique por que a cultura musical se revela de maneira hierárquica em três etapas. 5) Quais são as três etapas do processo de produção de índole capitalista e que a autora - auxiliada por Cook - vê também influenciando a produção musical? 6) Como a noção de música como capital estético tem sido aplicada nos currículos dos projetos pedagógicos da moderna educação musical? 7) Por que a música considerada na dimensão da hierarquia compositor-intéprete-apreciador tem limitado o campo da educação ? 8) Quais as consequências disso? 9) Por que estratégias facilitadoras de aquisição de habilidades não são capazes de responder às questões que colocam as várias culturas muicais do nosso entorno? 10) O que é "uma alternativa de cunho construtivista"? 11) Por que uma abordagem baseada na recepção é inclusiva? 12) Nesse sentido, o que você comentaria a respeito da criação do bacheralado em viola caipira do DM/FFCLRP? Cite outros exemplos da autora. 13) O que a autora quer dizer com "vazio estabelecido entre o confronto de culturas"? 14) Como a obra se constrói, é transmitida e recebida na cantoria nordestina? Descreva o processo. 15) Segundo Havelock, quais as consequências de uma pressão prematura "sobre o olho da criança para ler um texto"? O que ele propõe? 16) O que é a disciplina "Gestão Social", adotada pela faculdades particulares, no Ceará, a partir de 2003? 17) Qual a conclusão da autora? 16) O que são os significados musicais inerente e delineado? 17) Por que se deve pensar o educando como ser humano social e cultural? 18) O que é uma "contínua e consistente interssecção entre universidade-escola-comunidade" e para que serve? 19) Comente o texto.