1) Descreva em poucas palavras como a música era utilizada na Grécia, em Roma, na Idade Média, na Idade Moderna, no século XIX e como esses usos se expressam em sua educação. 2) Faça um resumo das preocupações e propostas pedagógicas de Dalcroze, Willems, Kodály, Orff e Suzuki. 3) Explique o que a autora quer dizer com "matriz cartesiana", linear, direcional e causal da pedagogia a partir do século XVII. 4) Como se dá a ruptura com essa matriz, a paritr do século XX? 5) O que caracteriza as propostas de Paynter, Self, Murray e Porena, a partir das décadas de 1960 e 1970? 6) Resuma o parêntese da autora sobre a vinda de Koellreutter para o Brasil e a ditadura militar. 7) No que consiste o método cartesiano? 8) Por que a ênfase no método cartesiano leva a uma cultura fragmentada? 9) Explique em linhas gerais a visão sistêmica de Capra. 10) Explique a diferença entre o modelo mecânico (máquina) e o modelo sistêmico (organismo). 11) Como esses modelos afetam o sistema educacional? 12) Qual a "grande questão que cerca a aplicação do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil"? 13) Por que a arte pode ser considerada uma oportunidade para a "regeneração e a abertura para superar dificuldades" de uma "sociedade caótica"? 14) Por que, segundo a autora, "é hora (...) de preparar o leigo para exercer a função de 'animador musical' dentro da escola"? 15) Como isso pode ser feito? 16) O que a autora sugere para diminuir as dificuldades da música "para ocupar um lugar proeminente no sistema educacional"?