Ir para o conteúdo principal
Painel lateral
Disciplinas »
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Português - Brasil (pt_br)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Buscar
Fechar
Buscar
Alternar entrada de pesquisa
Acessar
EDA0662 - Relações de Gênero e Educação I: Trabalho, Educação e Gênero (2018)
Início
Ambientes
2018
FE
EDA
EDA0662 Relações de Gênero e Educação
Aula 4 - 19/03 - Interseccionalidades e Marcadores...
Texto 2: A Intersecionalidade na Discriminação de ...
Texto 2: A Intersecionalidade na Discriminação de Raça e Gênero (artigo de Kimberle Crenshaw)
Clique no link
IntersecionalidadeNaDiscriminacaoDeRacaEGenero_KimberleCrenshaw.pdf
para ver o arquivo.
◄ Texto 1: Interseccionalidade e pensamento feminista: As contribuições históricas e os debates contemporâneos acerca do entrelaçamento de marcadores sociais da diferença (artigo de Carlos Eduardo Henning)
Seguir para...
Seguir para...
Inscrição - Mediação de leitura
Inscrição - Retratações (não repetir os nomes que já foram citados)
Programa da disciplina
Avisos
Orientações do trabalho final
Retratações
Proposta de prática pedagógica
Mediação de leitura (apenas para quem optou pela parte escrita - não fez apresentação)
Texto 1: A questão do gênero (cap. 1 do livro Gênero, uma perspectiva global)
Texto 2: Gênero e o movimento pelos direitos das mulheres (cap. 2 do livro Diferentes, não desiguais: a questão de gênero na escola)
Leitura complementar: Gênero: uma categoria útil de análise histórica (artigo – Joan Scott)
Texto 1: Gênero, classe e raça - Interseccionalidade e consubstancialidade das relações sociais (artigo de Helena Hirata)
Texto 2: O Feminismo no Brasil: lutas e conquistas (cap. 1 da dissertação Mulheres e educação: gênero, raça e identidades, de Aparecida Suelaine Carneiro)
Texto 3: Identidade, Diferença e Igualdade (cap. 2 da dissertação Mulheres e educação: gênero, raça e identidades, de Aparecida Suelaine Carneiro)
Texto 1: Interseccionalidade e pensamento feminista: As contribuições históricas e os debates contemporâneos acerca do entrelaçamento de marcadores sociais da diferença (artigo de Carlos Eduardo Henning)
Texto 1: O que mudou e o que permanece no panorama da desigualdade entre homens e mulheres? Divisão sexual do trabalho e relações de gênero numa perspectiva comparativa, artigo de Helena Hirata no livro Mundo do trabalho das mulheres (pág. 143-173)
Texto 2: Constituição da sociedade capitalista e divisão social e sexual do trabalho (Cadernos de formação 1 – Cesit / Unicamp)
Texto 1: O que gera e perpetua a segregação, a discriminação e as desigualdades salariais, artigo de Marilane Oliveira Teixeira no mesmo livro acima (pág. 67-90)
Texto 2: As mulheres e o mercado de trabalho (Cadernos de formação 3 – Cesit / Unicamp)
Leitura complementar: Relações de trabalho: regulação do trabalho pública x privada; flexibilização; direitos trabalhistas e negociações coletivas (Cadernos de formação 4 – Cesit / Unicamp)
Texto 1: Mulheres na sala de aula (artigo de Guacira Lopes Louro no livro História das mulheres no Brasil, Mary del Priore)
Texto 2: Feminização e “natureza” do trabalho docente - Breve reflexão em dois tempos (artigo de Márcia Ondina Vieira Ferreira)
Leitura complementar: Elas na Educação (cap. 3 da dissertação de Suelaine Carneiro)
Texto 1: Feminização ou Feminilização? Apontamentos em torno de uma categoria (artigo de Silvia Yannoulas)
Texto 2: A feminização do magistério na educação básica e os desafios para a prática e a identidade coletiva docente (artigo de Claudia Vianna)
Texto 3: A História de Alda: ensino, classe, raça e gênero (artigo de Marília Pinto de Carvalho)
Texto 1: Sujeitos do sexo / gênero / desejo (cap. 1 do livro Problemas de gênero – feminismo e subversão, de Judith Butler, itens 1 a 6)
Texto 2: Teoria Queer – uma política pós-identitária para a educação (artigo de Guacira Lopes Louro)
Texto 3: Currículo, gênero e sexualidade – O “normal”, o “diferente” e o “excêntrico” (artigo de Guacira Lopes Louro no livro “Corpo, gênero e sexualidade”)
Leitura complementar: Gênero, sexo, sexualidades - Categorias do debate contemporâneo (artigo de Cristina Scheibe Wolff, Rafael Araújo Saldanha)
Leitura complementar: Orientações sobre identidade de gênero – Conceitos e termos, Jaqueline Gomes de Jesus
Leitura complementar: Orientações técnicas de educação em sexualidade para o cenário brasileiro: tópicos e objetivos de aprendizagem (Unesco)
Texto 1: O Informe Brasil – Gênero e Educação – Da Conae às diretrizes nacionais (artigo de Denise Carreira no livro “Gênero e Educação – Fortalecendo uma agenda para as políticas públicas”)
Texto 2: Produzindo olhares sobre a sexualidade em políticas públicas educacionais (artigo de Juliana Lapa Rizza e Paula Regina Costa Ribeiro no livro “Debates contemporâneos sobre Educação para a sexualidade”)
Texto 3: Gênero na educação básica: quem se importa? Uma análise de documentos de políticas públicas no Brasil (artigo de Claudia Vianna e Sandra Unbehaum)
Leitura complementar: Orientações sobre identidade de gênero – Conceitos e termos, Jaqueline Gomes de Jesus
Leitura complementar: Orientações técnicas de educação em sexualidade para o cenário brasileiro: tópicos e objetivos de aprendizagem (Unesco)
Texto 1: A gênese das teses do Escola sem Partido: esfinge e ovo da serpente que ameaçam a sociedade e a educação (artigo de Gaudêncio Frigotto em livro de mesmo título)
Texto 2: O Escola sem Partido como chave de leitura do fenômeno educacional (artigo de Fernando de Araujo Penna no livro “Escola “Sem” Partido, Esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira, organizado por Gaudêncio Frigotto)
Texto 3: “Ideologia de gênero”: a gênese de uma categoria política reacionária – ou: a promoção dos direitos humanos se tornou uma “ameaça à família natural” (artigo de Rogério Diniz Junqueira)
Texto 1: “Aqui não temos gays nem lésbicas”: estratégias discursivas de agentes públicos ante medidas de promoção do reconhecimento da diversidade sexual nas escolas (artigo de Rogério Diniz Junqueira)
Texto 2: Pedagogia do armário - A normatividade em ação (artigo de Rogério Diniz Junqueira)
Texto 3: A Eloqüência do Silêncio: gênero e diversidade sexual nos conceitos de família veiculados por livros didáticos (artigo de Cláudia Vianna e Lula Ramires)
Texto 4: Meninas e meninos na Educação Infantil: uma questão de gênero e poder (artigo de Claudia Vianna e Daniela Finco)
Leitura complementar: Marcadores sociais da diferença e infância: relações de poder no contexto escolar (artigo de Érica Renata de Souza)
Leitura complementar: Caderno Escola sem Homofobia (MEC)
Texto 1: O que mudou e o que permanece no panorama da desigualdade entre homens e mulheres? Divisão sexual do trabalho e relações de gênero numa perspectiva comparativa, artigo de Helena Hirata no livro Mundo do trabalho das mulheres (pág. 143-173) ►