Resumo aula 2 diurno Thiago Rente Ana Sobral João Tiago Ferreira Thiago Augusto * stoa.usp.br/fap0459/weblog/29120.html -> Jogo das conexões Foi proposto um "jogo" para um pequeno grupo de uma classe que permite uma apresentação pessoal aleatória feita aos pares. Disseminação da informação <------> Implementação de processos pedagógicos Autonomia do professor <-------> trabalho em equipe * Autonomia é dificil de implementar em ambientes virtuais. Provavelmente porque tenhamos por objetivo atingir um público cada vez mais multi e interdisciplinar. tradição oral → rolo de pergaminho → códice → livro impresso → mídia digital → web Gutemberg e a invenção da imprensa - sec XV proporcionando difundir conhecimentos através de um grande numero de cópias A escrita era o "HD" da antiguidade e desde lá procurou-se otimizar a organização da informação. A transição entre a comunicação por rolos de pergaminho , livros, panfletos, jornais e atualmente para a comunicação e divulgação da informação eletronicamente. Desde tempos antigos a informação (e a retenção desta) também é uma ferramenta de dominação das massas populares. As redes modernas conseguem combinar disseminação de informação, comunicação entre pares e criar ambientes colaborativas A internet e web mudaram a nossa sociedade qualitativamente. 0. Discussão da ”avaliação” da aula passada. A discussão da aula passada envolvia se a internet é apenas um mecanismo de se obter informações , ou se aliada as praticas educacionais pode oferecer algum avanço ao aprendizado. 1. Digitilização: efeitos profundos sobre como trabalhamos 2. Tecnologia de redes modernas: proporcionam novas formas Disseminação de informação, comunicação, e criação de ambientes colaborativos, se combinam. de organização e colaboração A tecnologia conecta pessoas visando a construção colaborativa do conhecimento. 3. Classificação de Ferramentas Colaborativas sincrone <-----------> a-síncrone presenciais <------------> distribuidas Comunicação um muitos <-------------> muitos para muitos Formação de grupos ad-hoc <--------------> grupos pre-definidos 4. Atividade da semana: assistir vídeos e discutir.