ESTUDO DE TEXTO revista da abem O músico: desconstruindo mitos Sílvia Cordeiro Nassif Schroeder Universidade Estadual de Campinas silviacn@unicamp.br 01) O senso comum de que o músico é um ser humano especial, dotado naturalmente de um atributo – definido genericamente como “dom” ou “talento” – que o diferencia da maioria das pessoas comuns é exclusiva dos leigos? 02) Por que surgem "frases de efeito, vazias de significado"? 03) Como se dá a "falsa ilusão de um atestado concreto de qualidade"? 04) Por que "o sucesso aparece como um indício de qualidade"? 05) Como se dá a "vinculação do artista ao divino"? 06) Como é vista a intuição no músico? 07) Como é tratada a ideia de talento/ musicalidade? 08) Em que Suzuki difere de outros educadores em relação ao dom e ao talento? 09) Que ambiguidade a autora observa em Willems? 10) Por que a arte no tempo de Mozart, segundo Elias, pode ser considerada uma arte utilitária? E qual o papel de Mozart na alteração dessa situação? 11) Por que a autonomia do músico erudito é relativa? 12) Quais os dois tipos de falsidade em que essa visão mística do músico incorre? 13) Quais os dois processos distintos de desenvolvimento psíquico de Vigotsky? 14) Por que a “musicalidade infantil” não é a “musicalidade do adulto”? 15) Por que a ideia de "gênio" é desastrosa?