Estudo de texto FONTERRADA. De tramas e fios, pp.9-23 1) O poema de Gil VIcente, usado como epígrafe, fala de "consciência". Fale sobre a importância da consciência na educação. 2) Cite algumas consequências da ausência dos currículos escolares, por cerca de trinta anos, no Brasil. 3) Fale sobre a função da filosofia e das concepções estéticas na educação. 4) O que o pensamento filosófico permite em relação ao lugar da profissão na sociedade e na consciência coletiva? 5) O que acontece quando a música não é reconhecida como forma de conhecimento e sua prática não é pedagógica? 6) Explique o que a autora quer dizer com "referencial musical quase único". 7) QUal o principal foco deste livro? 8) Descreva o que será discutido em cada capítulo e na conclusão, segundo a apresentação do livro (caps. 1, 2, 3 e 4, conclusão). 9) QUal o núcleo de investigação da autrora, segundo Gainza (no prefácio) 10) Que caráter de orientação prevalece em nossa época, segundo Gainza? 11) O que é "ecologia acústica"? 12) Como está estruturado o livro, segundo Gainza? 13) Por que, segundo Gainza, a música "não pode continuar sendo considerada como uma atividade de caráter meramente estético"?