Estudo de texto: Romanelli, in Mateiro & Sousa (orgs.), 2009, pp.125-137 1. Qual a comparação possível entre uma aula de música e um concerto sinfônico? 2. Qual a função que destaca no planejamento? 3. O que deve apresentar um planejamento? 4. Qual a diferença entre plano de ensino e plano de aula? 5. Quais os principais problemas e obstáculos enfrentados por um estagiário, ao entrar na escola? 6. Quais as peculiaridades decorrentes desses problemas? 7. Qual a alternativa para a dificuldade em traçar um planejamento? 8. O que o plano de ensino deve ter como ponto de partida? Por que? 9. O que o aluno de MEMES deve fazer durante o processo de observação? 10. O que o aluno de MEMES deve saber, antes de redigir o seu planejamento? 11. Qual a inversão de prioridades que é comum acontecer entre os objetivos e o tempo da aula? Qual a alternativa apontado pelo autor? 12. Em que se constitui o plano de aula? 13. Qual o papel dos objetivos no plano de aula? Explique. 14. Como se determina o conteúdo da aula? 15. O que é "plano-pesquisa"? 16. Como se dá a definição dos procedimentos metodológicos da aula? 17. Sugira algum procedimento metodológico não abordado pelo autor. 18. Qual o papel dos recursos didáticos na aula? Cite alguns e explique. 19. Proponha outros recursos didáticos não citados pelo autor. 20. O que o período de estágio deve privilegiar?