Por que é importante o ensino de música? Considerações sobre as funções da música na sociedade e na escola Júlia Maria Hummes Fundação Municipal de Artes de Montenegro – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (FUNDARTE/UERGS) jhummes@terra.com.br 01) O que a autora chama de "suportes" em que a música está presente? Cite alguns, inclusive não lembrados por ela. 02) Qual a diferença entre uso e função, segundo Merriam? 03) Cite e resuma cada uma das 10 funções da música de Merriam citadas pela autora. 04) Sugira outras funções da música, além daquelas elencadas por Merriam, pensando nos dias de hoje. 05) Por que, segundo a autora, "podemos considerar essas categorias como um dos referenciais da educação musical"? 06) Explique a abordagem de Swanwick (1997) das funções de Merriam. 07) Por que a posição de Swanwick "é muito pertinente"? 08) Qual a abordagem de Campbell (1998) das funções de Merriam? 09) O que seria uma dieta musical balanciável? 10) Como as opiniões de Swanwick e Campbell entram em sinergia? 11) Qual a revisão de Ibañes (citado por Duarte 2002)? 12) Explique o estudo de Tourinho (1993a). 13) Por que, segundo Fuks (1991), "os termos diminutivo agravam o quadro"? 14) Resuma os relatos de Del Ben e Hentschke. 15) Fale sobre as constatações de Beyer (2001). 16) Explique as orientações de Bresler (1996). 17) Qual a conclusão da autora?