Estudo de texto Travassos: Perfis culturais de estudantes de música 1) Quais as vantagens de não limitar a etnomusicologia à música em sociedades ditas primitivas ou rurais? 2) Qual o objetivo da pesquisa relatada pela autora? 3) Por que o "bom gosto é uma forma poderosa de controle social"? 4) O que a autora quer dizer quando afirma que "ao lidar com as fronteiras do gosto musical, lidamos obrigatoriamente com a constituiçãoe reprodução de uma hierarquia cultural"? 5) Qual a orientação básica da pesquisa sobre a qual a autora está falando? 6) Qual a outra contribuição teórica importante para o entendimento das fronteiras do gosto nas sociedades modernas? 7) Por que "os antropólogos (...) terão que aprender a compreender dierenças mais sutis"? 8) Por que "relato etnográfico contrasta com outras percepções do universo estudantil da mesma instituição"? 9) Resuma como foi elaborada a mostragem dessa pesquisa. 10) Explique as diferenças entre tipos, tribos e perfis. Descreva cada um dos perfis listados pela autora: 11) Devotado (sem privilégio social/ arte pela arte); 12) O versátil 13) O empreendedor (realismo, mercado) 14) O eleito (privilégio social, ecletismo) 15) Adepto da música popular e das fusões (crítico do cânone) 16) Brincante ou entusiasta do folclore (etnomusicólogo) 17) Músico de congregação religiosa