Revista da ABEM, n. 15, setembro 2006. Porto Alegre: Associação Brasileira de Educação Musical, 2000 Professores de música falando sobre… música: a análise retórica dos discursos Mônica de A. Duarte Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) monduarte@terra.com.br Tarso Bonilha Mazzotti Universidade Estácio de Sá tarsomazzotti@uol.com.br Estudo de texto 1) Por que "a produção de discursos expressa processos de significação"? 2) Explique a primeira categoria agrupada e como ela é entendida pelos entrevistados. 3) Explique a segunda categoria agrupada e como ela é entendida pelos entrevistados. 4) Explique a terceira categoria agrupada e como ela é entendida pelos entrevistados. 5) Resuma as conclusões dos autores e fale sobre o "essencialismo apriorístico", sobre a "noção romântica"; por que essas noções negam "a negociação presente em qualquer trabalho de produção e nega, também, as situações argumentativas próprias deste trabalho"; e porque "não há lugar para homens". 6) Que alternativas você sugeriria às três categorias apresentadas?