Ir para o conteúdo principal
Painel lateral
Disciplinas »
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Português - Brasil (pt_br)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Buscar
Fechar
Buscar
Alternar entrada de pesquisa
Acessar
5965021 - Docência no Ensino Superior: Fundamentos Teórico-Metodológicos (2023)
Início
Ambientes
2023
FFCLRP
596
5965021--2023
Aula 3 -18/4/2023 Continuidade -Unidade I – A uni...
18/4/2022 - 2 Questão Problematizadora
18/4/2022 - 2 Questão Problematizadora
UNIDADE I - Parte 2- Questão Problematizadora 2 -
Clique no link
Questão Problematizadora_1842023.docx
para ver o arquivo.
◄ Texto de Apoio B “Os governos da direita e da extrema direita são muito bons para destruir, mas muito ruins para construir”.
Seguir para...
Seguir para...
Avisos
Avisos
Texto 1 - RIVAS, N. P. P.; SILVA, G. M. ; GONÇALVES, M.F. ; SCARPINI, N. A. M. O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da Universidade de São Paulo.
Texto 2 - HARLAND, Tony. Enseñanza universitária: uma guia introductoria.
Texto 4: HERNÁNDEZ, Cruz A.;GUARATÉ, ANA YELENA. Modelos didácticos para situaciones y contextos de aprendizaje. Parte 1
Texto 4: HERNÁNDEZ, Cruz A.;GUARATÉ, ANA YELENA. Modelos didácticos para situaciones y contextos de aprendizaje.Parte 2
Texto 4: HERNÁNDEZ, Cruz A.;GUARATÉ, ANA YELENA. Modelos didácticos para situaciones y contextos de aprendizaje. Parte 3
Texto 3: ANASTASIOU, Léa. G.C ; ALVES, Leonir .P. Estratégias de ensinagem.
Disciplina 5965021- 4 -Docência no ensino superior: Fundamentos Teórico-Metodológicos - Programa e Cronograma - Ano:2023
Texto 5- CHAUÍ, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva
Texto 6: CHAUÍ, Marilena. O lugar da universidade brasileira. Palestra (2021).
11/4/2023- 1 Questão Problematizadora 1
Texto 7: LEHER, Roberto. Universidade Pública Federal brasileira:
Inserção de slides dos Textos 5/6/7/Texto de Apoio A.
Aula dia 11 de abril de 2023_ Introduzindo o Ensino Superior
Texto 08: SANTOS, Boaventura de Sousa.
Texto 09. Boaventura de Sousa Santos destrincha o assédio neoliberal às universidades (Entrevista)
Texto de Apoio B “Os governos da direita e da extrema direita são muito bons para destruir, mas muito ruins para construir”.
Inserção de slides dos Textos 8/9/Texto de Apoio B.
Texto 11- ZABALZA, Miguel A Beraza. Os Professores Universitários
25/4/2023- 3 Questão Problematizadora
Texto 10 – SHIROMA, Eneida O.; MICHELS, Maria Helena; EVANGELISTA, Olinda; GARCIA, Rosalba M. C.
Inserção de slides dos Textos 10 11.
Slides sobre a Formação Docente
Texto 12- GANDINI, Luís Armando. LIMA, Iana Gomes de. A perspectiva de Michael Apple para os estudos das políticas educacionais.
Texto 13- TAVANO, Patrícia Teixeira; ALMEIDA, Maria Isabel.
4 Questão Problematizadora -2/5/2023
Inserção de slides dos Textos 12 e 13.
Slides sobre Currículo e Saberes Docentes
Texto 14- MORGADO, José Carlos; SOUSA, Joana; PACHECO, José Augusto.
Texto 15. GOMES, Suzana dos Santos; ZEN, Giovana Cristina; D’ÁVILA, Cristina.
5- Questão Problematizadora - 9/5/2023
Inserção de slides dos Textos 14 e 15
Texto 18- VEIGA, Ilma Passos. Organização didática da aula: um projeto colaborativo de ação imediata.
Texto 16. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico:
Texto 17: VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Reflexões
6- Questão Problematizadora - 16/5/2023
Slides sobre Unidade IV- Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Superior esuas implicações para os PPCs
Texto 19. SILVA, Natália Luiza; MENDES, Olenir Maria.
Texto 20. SORDI, Mara Regina Lemes De.
7- Questão Problematizadora - 23_5-2023
Inserção de slides 19 e 20
Slides sobre Avaliação da Aprendizagem
Aula Invertida I
Aula Invertida II
Saiba como usar a Avaliação Formativa
Texto 21: CASAGRANDE, Ana Lara; MAIESKI, Alessandra; ALONSO, Katia Morosov. As contingências e condições objetivas da “eadização” do ensino superior presencial. Educação Sociedade, Campinas, v. 43, e261767, 2022.
Inserção do Artigo-Ensaio Acadêmico - até 30/6/2023
Instrumento de Avaliação da Disciplina_2023
Avaliação da Disciplina pelos estudantes.
Orientações para a elaboração da Atividade: Ensaio Acadêmico
Roteiro para elaboração de um plano de aula
Orientação para análise do Projeto Pedagógico de Curso
Inserção da Análise do Projeto Pedagógico de Curso_PPC
Inserção dos Planos de Aula
Inserção de slides dos Textos 8/9/Texto de Apoio B. ►