Elementos Fundamentais de um Debate:

  • Discussão de argumentos opostos: conteúdo substantivo dos argumentos e justificativas teóricas subjacentes
  • Foco na interação e contraposição de posições: comparação entre argumentos concorrentes
  • Avaliação por uma terceira parte: audiência (participação dos demais alunos e professor)
  • Foco em conteúdo e estilo: força do argumento lógico, apelo emocional e credibilidade

Conteúdo dos debates:

Os conteúdos seguem a discussão fundamental apresentada pelos textos obrigatórios e complementares de cada aula do curso. O tema é bastante genérico mas objetivo ao mesmo tempo, sendo estruturado de forma a conduzir o debate em torno de uma posição contrária e outra favorável. Os estudantes devem na aula introdutória escolher, na medida do possível, um tópico em que será efetuado o debate. 

Objetivos Gerais dos Debates

  • Estimular o interesse (ensino ativo)
  • Incentiva a pesquisa do tema debatido, além de trabalhar questões lógicas propícias ao desenvolvimento de hipóteses e argumentos científicos
  • Comunicação verbal e fala em público: desenvolve a capacidade de retórica e persuasão argumentativa, sendo excelente ferramentas de pesquisa

Objetivos específicos (Análise de Política Externa)

  • Intersecção entre distintos tópicos e abordagens teóricas
  • Revisão da literatura
  • Auxiliam a construir o argumento central da pesquisa

Resultados Esperados

  • Utilização da bibliografia do curso (é esperado que os textos sejam citados)
  • Pesquisa sobre outros textos não inseridos no curso
  • Utilização de casos empíricos na argumentação
  • Apresentação oral sem leitura nem consulta
  • A audiência (demais estudantes) deve fazer perguntas ao término do debate
  • Defesa coerente de um conjunto de argumentos


Última atualização: domingo, 31 jul. 2016, 22:25