Instruções sobre a avaliação
A avaliação da disciplina consiste em produzir uma análise sobre eventos contemporâneos pautada nas teorias clássicas de relações internacionais abordadas no curso. São quatro os aspectos centrais da avaliação: 1. Temas para análise 2. Parâmetros de Avaliação 3. Formato do Trabalho e 4. Integrantes.
1. Temas para análise
Abaixo são listadas algumas sugestões de temas para análise. Caso queiram selecionar outra tema, é possível mediante confirmação com o docente.
a) Tensão EUA - China (texto jornalístico de apoio)
b) Invasão Russa da Criméia
c) Combate ao Estado Islâmico
d) Disputa territorial China x Índia
e) Disputa territorial Etiópia x Eritréia
e) Saída do Reino Unido da União Europeia
f) Invasão do Afeganistão e do Iraque pelos EUA
g) Internacionalização da Amazônia (texto de apoio)
https://foreignpolicy.com/2019/08/05/who-will-invade-brazil-to-save-the-amazon/
h) Saída dos EUA da OMS (Organização Mundial da Saúde)
i) A saída da África do Sul, Burundi e Gâmbia do TPI (Tribunal Penal Internacional)
j) O Conselho de Segurança da ONU e as missões de paz
k) A COP 21 e o combate às mudanças climáticas
l) Imposição de sanções pelo Reino Unido à violações de direitos humanos (texo de apoio)
2. Parâmetros de Avaliação
São três aspectos centrais: descrição sucinta do evento, descrição das teorias clássicas de relações internacionais mobilizadas e conexão entre as explicações das teorias e os fenômenos analisados. O quadro abaixo descreve esses elementos e parâmetros de avaliação:
Parâmetro |
Elementos Esperados |
Pontuação |
Descrição do Evento |
|
2 |
Descrição das teorias |
|
4 |
Conexão entre teorias e eventos |
|
4 |
3. Formato do trabalho
O trabalho deve seguir a seguinte estrutura:
Introdução: um parágrafo apresentando o argumento central da análise. Recomenda-se que a introdução traga uma pergunta sobre o fenômeno estudado. Por exemplo, no tema "a", EUA x China. Possibilidade de pergunta: Qual a probabilidade de guerra entre as potências hoje? Argumento central hipotético: tanto a teoria liberal (interdependência econômica) quanto o realismo (equilbrio de poder), permitem argumentar a baixa probabilidade de guerra entre as potências (notem que a redação desse exemplo é telegráfica).
Desenvolvimento: descrição do fenômeno e teorias mobilizadas. Seguindo o mesmo exemplo, a ideia é descrever os objetos de disputa entre EUA e China, alianças estratégicas e zonas de influência. Descrição do liberalismo e realismo, focando nesse caso, na interdependência econômica e equilíbrio de poder, respectivamente, como elementos que inibem a guerra.
Conclusão: Conexão entre as teorias e o fenômeno analisado. Ainda sobre o mesmo exemplo, uma opção é analisar o equilíbrio de poder entre as potências hoje, a interdependência econômica como mecanismo de inibição da guerra entre EUA e China, conectando elementos do caso (discurso, ações, interesses, dados) e o resultado esperado pelas teorias.
É claro que essa estrutura permite distintas estratégias para construir o texto e estruturas alternativas também podem ser adotadas com consulta prévia ao docente.
O trabalho não deve ter mais de 5 páginas (sem contar a bibliografia).
4. Integrantes
Os trabalhos devem ser feitos em grupos de até 5 pessoas. Vocês podem formar livremente os grupos. O prazo para definir os grupos é 04/09 para registro na planilha denominada "Distribuição de temas e grupos".
A data de entrega do trabalho, que deve ser feita exclusivamente pelo moodle, é 20/11/2020. O grupo pode submeter apenas um arquivo no moodle por grupo, contendo no arquivo do trabalho os nomes dos estudantes integrantes e seus respectivos números USP.