A avaliação da disciplina consiste em produzir uma análise sobre eventos contemporâneos pautada nas teorias clássicas de relações internacionais abordadas no curso. São quatro os aspectos centrais da avaliação: 1. Temas para análise 2. Parâmetros de Avaliação 3. Formato do Trabalho e 4. Integrantes. 

1. Temas para análise

Abaixo são listadas algumas sugestões de temas para análise. Caso queiram selecionar outra tema, é possível mediante confirmação com o docente.

a) Tensão EUA - China (texto jornalístico de apoio)

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2020/07/china-tem-catalogo-de-ma-conduta-e-eua-devem-estar-prontos-para-derrota-la-diz-pentagono.shtml

b) Invasão Russa da Criméia

c) Combate ao Estado Islâmico

d) Disputa territorial China x Índia

e) Disputa territorial Etiópia x Eritréia

e) Saída do Reino Unido da União Europeia

f) Invasão do Afeganistão e do Iraque pelos EUA

g) Internacionalização da Amazônia (texto de apoio)

https://foreignpolicy.com/2019/08/05/who-will-invade-brazil-to-save-the-amazon/

h) Saída dos EUA da OMS (Organização Mundial da Saúde)

i) A saída da África do Sul, Burundi e Gâmbia do TPI (Tribunal Penal Internacional)

j) O Conselho de Segurança da ONU e as missões de paz

k) A COP 21 e o combate às mudanças climáticas

l) Imposição de sanções pelo Reino Unido à violações de direitos humanos (texo de apoio)

https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2020/07/06/interna_internacional,1162991/londres-impoe-novas-sancoes-por-violacoes-dos-direitos-humanos.shtml

2. Parâmetros de Avaliação

São três aspectos centrais: descrição sucinta do evento, descrição das teorias clássicas de relações internacionais mobilizadas e conexão entre as explicações das teorias e os fenômenos analisados. O quadro abaixo descreve esses elementos e parâmetros de avaliação:

Parâmetro

Elementos Esperados

Pontuação

Descrição do Evento

  • Capacidade de resumir as principais características do evento
  • Utilização de fontes bibliográficas
  • Identificação do objeto a ser analisado pela teoria

       2

Descrição das teorias

  • Descrever os principais argumentos da teoria
  • Comparar distintas teorias
  • Citar os autores do curso no texto

        4

Conexão entre teorias e     eventos

  • Ofertar uma explicação, descrição ou análise advinda de uma teoria clássica sobre o fenômeno observado

        4

3. Formato do trabalho

O trabalho deve seguir a seguinte estrutura: 

Introdução: um parágrafo apresentando o argumento central da análise. Recomenda-se que a introdução traga uma pergunta sobre o fenômeno estudado. Por exemplo, no tema "a", EUA x China. Possibilidade de pergunta: Qual a probabilidade de guerra entre as potências hoje? Argumento central hipotético: tanto a teoria liberal (interdependência econômica) quanto o realismo (equilbrio de poder), permitem argumentar a baixa probabilidade de guerra entre as potências (notem que a redação desse exemplo é telegráfica).

Desenvolvimento: descrição do fenômeno e teorias mobilizadas. Seguindo o mesmo exemplo, a ideia é descrever os objetos de disputa entre EUA e China, alianças estratégicas e zonas de influência. Descrição do liberalismo e realismo, focando nesse caso, na interdependência econômica e equilíbrio de poder, respectivamente, como elementos que inibem a guerra. 

Conclusão: Conexão entre as teorias e o fenômeno analisado. Ainda sobre o mesmo exemplo, uma opção é analisar o equilíbrio de poder entre as potências hoje, a interdependência econômica como mecanismo de inibição da guerra entre EUA e China, conectando elementos do caso (discurso, ações, interesses, dados) e o resultado esperado pelas teorias.

É claro que essa estrutura permite distintas estratégias para construir o texto e estruturas alternativas também podem ser adotadas com consulta prévia ao docente.

O trabalho não deve ter mais de 5 páginas (sem contar a bibliografia). 


4. Integrantes 

Os trabalhos devem ser feitos em grupos de até 5 pessoas. Vocês podem formar livremente os grupos. O prazo para definir os grupos é 04/09 para registro na planilha denominada "Distribuição de temas e grupos". 


A data de entrega do trabalho, que deve ser feita exclusivamente pelo moodle, é 20/11/2020. O grupo pode submeter apenas um arquivo no moodle por grupo, contendo no arquivo do trabalho os nomes dos estudantes integrantes e seus respectivos números USP.


























Última atualização: quarta-feira, 29 jul. 2020, 10:47