Instruções

@s alun@s que desejarem utilizar a leitura do “Guia Prático: o Direito de Todos à Educação”. Publicado pelo MPSP em 2012, deverão realizar a leitura da obra, depois um “registro” dessa leitura. O registro dar-se-á por meio da elaboração de resumos de até 1000 caracteres, incluindo espaços, para cada um dos capítulos do livro.

Cada resumo de capítulo do livro importará no registro de uma determinada carga horária de estágio, como segue:

Capítulo 1: Pensamentos que sustentam a prática inclusiva: conceitos e princípios (p. 15 a 40) – 6 horas de estágio;

Capítulo 2: Implicações práticas das políticas de educação inclusiva (p. 41 a 72) – 6 horas de estágio;

Capítulo 3 - Passo a passo: dicas para o cotidiano (p. 73 a 108) – 6 horas de estágio; e

Capítulo 4 - Marcos Legais (p. 109 a 157) – 4 horas de estágio.

Com isso, a leitura da obra e produção de resumos será equivalente à 22 horas de estágio.

Lembro que @ alun@ não precisa aderir ao Programa de Estágio Virtual proposto de forma integral, por isso a atividade de análise da obra é facultativa, mas, para os que optarem pela utilização dessa atividade para complementar a carga horária do estágio, nesse caso específico, a atividade deverá ser realizada de forma integral, ou seja, devem ser lidos todos os capítulos e elaborados todos os resumos.

Os campos 1.4.1.1., 1.4.1.2., 1.4.1.3. 1.4.1.4  são reservados para o registro dos resumos de leitura dos capítulos do livro. Os resumos são limitados a um máximo de 1000 caracteres, incluindo espaços, e devem conter uma apresentação do texto; os objetivos; as hipóteses ou ideias principais; e uma crítica d@ alun@.

Segue um modelo de RESUMO do Capítulo 1: Pensamentos que sustentam a prática inclusiva: conceitos e princípios (p. 15 a 40), com o limite de 1000 caracteres, com espaço:

Trata-se do capítulo 1 do ‘Guia Prático: o Direito de Todos à Educação’, publicado pelo MPSP em 2012. O objetivo da obra é divulgar bases teóricas e técnicas para a atuação na defesa do Direito à Educação, incluindo a fiscalização das ações dos Executivos estadual e municipais. O capítulo em pauta faz a apresentação de referenciais teóricos como os conceitos de educação inclusiva de pessoas portadoras de deficiência; a noção de escola inclusiva; a universalização da educação; e a aprendizagem na diversidade. O texto aborda ainda parte da legislação sobre a educação especial; a Política Nacional de Educação; e a importância dos sistemas municipais de educação (incluindo a elaboração dos PME). Texto interessante, demonstra a preocupação de integrantes do MPSP na garantia do Direito de todos à Educação, aborda de forma didática questões teóricas e políticas da temática. Pode contribuir para que os futuros professores compreendam algumas ferramentas para garantia do Direito à Educação (995 caracteres, com espaço).

Última atualização: terça-feira, 14 jul. 2020, 20:04