A planilha não deve ser entendida, em hipótese alguma, como uma ferramenta de projeto de solo grampeado. Ela é simplificada, ela tem várias hipóteses que são muito discutíveis nos projetos reais, ela tem uma altura de corte fixa, um número máximo de grampos também fixo.

Por que ela está aí então? Ela está aí para que vocês possam avaliar quais são os parâmetros importantes no projeto de solo grampeado. Em aula e nos slides nós discutimos a existência de diversos processos de cálculo, no entanto não falamos sobre quais os parâmetros mais importantes. A planilha vai dar a vocês a oportunidade de testar esses parâmetros e avaliar quais os mais relevantes para o projeto.

Como?

Você só deve se preocupar e alterar a aba inicial, resultados, embora deva consultar também a última delas, chamada distribuição no grampo, que é a distribuição de forças nos grampos, medida experimentalmente no projeto Clouterre e e em outros projetos, e que mostra um valor máximo no ponto em que o grampo intercepta a superfície de escorregamento. 

Entendido esse ponto, que é comum a todos os processos de cálculo baseados em equilíbrio limite, você pode voltar à primeira aba, resultados, para estudar um pouco o efeito de diversos parâmetros no resultado final. Observe as células S2 e S3. 

O corte vertical com cerca de 8 m de altura tem coeficiente de segurança próximo de 0,7 quando não existe nenhum reforço de grampos. Os grampos devem obviamente alterar o valor da célula Q3.

Comece por colocar os grampos.  Na célula s31 você pode informar que a primeira linha de grampos tem sua fixação, por exemplo, na cota 7,2 do paramento.

 Na célula p37 você pode escolher o espaçamento vertical entre linhas de grampos. Digamos um metro e 30 cm.

Na célula P30 você pode escolher o comprimento dos grampos, digamos 7 m.  Existe também a possibilidade de você variar o comprimento de cada linha de grampos. Isso seria feito nas células que vão de w 31 até w36.

Tudo que foi feito até agora não modificou o fator de segurança da célula Q3. Isso é porque não se informou ainda  qual o espaçamento horizontal entre grampos.  Digamos que seja de 1,5, na célula p36.

 E agora já deve aparecer na célula q3 uma elevação do fator de segurança para cerca de 2.

 A partir daqui fica a seu critério avaliar a influência dos diversos parâmetros no fator de segurança do solo grampeado. Fator de segurança 2 é provavelmente desnecessário; um valor inferior seria aceitável, digamos da ordem de 1,5 a 1,7. Podemos atuar para reduzir esse valor. Para começar, a interface solo grampo pode não ser tão resistente quanto foi admitido na célula p33. Esse é um fator importantíssimo, por isso é que praticamente em todas as obras se faz o ensaio de arrancamento no início da obra para avaliar experimentalmente esse valor. Experimentei variar esse valor para 40, para 27, etc. para ver a influência que o solo e a resistência da sua interface com o grampo tem no fator de segurança do solo grampeado. Pode-se também atuar no espaçamento entre grampos, pode-se atuar na inclinação dos grampos (fique à vontade para fazer testes com valores positivos ou negativos de inclinação; discuta os resultados e a sua viabilidade prática), pode-se atuar no comprimento dos grampos. Existiria, a seu ver, algum critério para definir o comprimento dos  grampos?

Deixo a critério de vocês fazer diversos testes para verificar quais fatores são mais relevantes para o valor final do fator de segurança do solo grampeado.




Última atualização: segunda-feira, 6 jul. 2020, 14:57